A inteligência artificial não é mais tendência, é realidade. E o ChatGPT, uma das ferramentas de IA mais populares do mundo, acaba de ganhar um recurso que promete revolucionar o modo como compramos e vendemos online: a ferramenta de compras.
Neste artigo, você vai descobrir como essa nova funcionalidade funciona, por que ela representa uma mudança profunda para o e-commerce, e como adaptar sua estratégia de vendas e marketing para não ficar para trás.
Afinal, quem aprender a vender com IA agora estará à frente nos próximos anos.
A nova ferramenta de compras do ChatGPT foi criada para facilitar a vida de quem está buscando um produto. Ao identificar uma intenção de compra em perguntas como “quais os melhores notebooks até R$ 3.000?” ou “preciso de uma geladeira econômica”, o ChatGPT exibe um carrossel visual com sugestões de produtos, incluindo imagens, preços, avaliações, resumos e links diretos para a compra.
Esse recurso já está disponível tanto para usuários gratuitos quanto pagos, nas versões GPT-4o e GPT-4o-mini.
Diferente dos mecanismos tradicionais como o Google, os resultados não são pagos (pelo menos por enquanto). A IA da OpenAI seleciona os produtos com base em critérios como:
Com isso, o ChatGPT filtra e apresenta as melhores opções de forma prática, intuitiva e personalizada. Ele também pode excluir produtos com base no gosto do usuário (ex: se ele já disse que não gosta de determinado estilo ou marca).
A resposta curta é sim. A ferramenta apenas indica os produtos e redireciona para os sites de venda, onde o usuário finaliza a compra com segurança. As informações são baseadas em fontes confiáveis, como marketplaces reconhecidos, avaliações públicas e metadados de produtos.
Além disso, nenhuma transação é feita diretamente dentro do ChatGPT (por enquanto). Isso significa que o processo segue os padrões de segurança dos próprios sites de e-commerce.
Se você vende produtos online, a hora de agir é agora:
Para ser notificado quando o cadastro de feed for aberto, se cadastre neste formulário da OpenAI.
A chegada dessa funcionalidade inaugura uma nova era no marketing digital. O SEO tradicional está dando espaço para o LLMO (Language Learning Model Optimization), ou seja, a otimização para modelos de linguagem como o ChatGPT.
Em vez de disputar cliques no Google com anúncios e dezenas de links, os negócios agora precisam se perguntar: “Como aparecer nas respostas da IA?”
Isso muda totalmente a lógica do marketing:
As empresas que souberem se posicionar bem dentro desse novo ambiente terão um enorme diferencial competitivo nos próximos anos.
A ferramenta de compras do ChatGPT representa um novo comportamento de consumo. O usuário não precisa mais abrir várias abas, ler dezenas de resenhas e comparar manualmente. Ele recebe uma resposta otimizada, com análise, comparação e recomendação pronta para a decisão de compra.
Isso aumenta a conversão e reduz o tempo do funil de vendas. Para as marcas, é uma grande oportunidade de gerar vendas mais qualificadas, diretas e com maior fidelização.
A Agência Atratis está pronta para ajudar sua marca a vender mais. Oferecemos estratégias personalizadas de marketing digital, posicionamento em mecanismos modernos como o ChatGPT e otimização para o novo ambiente digital.
Se o seu e-commerce quer crescer, aparecer nas novas vitrines de compra e se destacar da concorrência, conte com quem entende do presente e do futuro do marketing.
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