Sabia que o tempo de permanência na página é um dos principais fatores que interferem no ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca? Sem dúvida alguma, o período que usuário permanece em um blog é uma das principais métricas a serem analisadas no marketing digital. Esse dado demonstra que o internauta gosta da página e do conteúdo desenvolvido nela.
Está interessado em aumentar o período de permanência do usuário no seu site? Neste post, explicaremos como essa métrica afeta na estratégia SEO da sua empresa (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca), daremos dicas que contribuem para que o internauta fique mais tempo na página e destacaremos a importância de contar com uma agência para desenvolver as estratégias de marketing. Confira!
O Google entende que os sites que conseguem manter os visitantes por um período maior promovem uma melhor experiência ao internauta. Além disso, a empresa entende que o conteúdo disponibilizado corresponde às demandas do usuário. Portanto, os sites com maior período de permanência estarão mais bem ranqueados no buscador.
Para alcançar esse objetivo, é necessário fornecer uma boa experiência ao usuário, criar bons conteúdos e usar palavras-chave específicas. Confira, abaixo, as principais dicas de como aumentar a retenção do internauta no site.
Primeiramente, veja se o seu site é otimizado para dispositivos móveis, já que cada vez mais pessoas acessam à internet usando smartphones ou tablets. A navegação deve ser ajustada para os usuários que usam telas menores. Pois isso facilita a leitura e o consumo do conteúdo.
Trata-se de outro detalhe importante, porque quanto maior é a velocidade para carregar a página, maiores serão as chances dos visitantes saírem dela. Com isso, eles tendem a deixar de consumir o conteúdo.
Esse problema pode ser solucionado, por exemplo, com a diminuição do tamanho das imagens. Além da redução de elementos visuais desnecessários no seu site.
O uso de palavras-chave mais longas ou específicas costuma diminuir a taxa de rejeição no site. Dessa forma, a tendência é que o conteúdo chegue mais às pessoas que estão realmente interessadas em um determinado assunto.
Imaginemos, por exemplo, que você crie o post com o título “5 motivos para gostar da culinária de Minas Gerais” e a sua palavra-chave seja “Minas Gerais”.
No caso acima, o termo é generalista. As pessoas podem se interessar, por exemplo, pela política, cidades ou pela economia do Estado. Se esses usuários chegarem ao post, dificilmente lerão o conteúdo e sairão rapidamente da página.
Por outro lado, se você especificar a palavra-chave “culinária de Minas Gerais”, conseguirá atrair tráfego melhor qualificado ao seu site. Com isso, os internautas tendem a ter mais interesse no conteúdo.
A publicação de posts completos e que têm 1.000 palavras ou mais ajuda a aumentar o período de permanência na página, já que o usuário gastará mais tempo para ler o texto. Lembre-se, porém, de escrever textos relevantes que apresentem informações úteis e que abordem um determinado assunto de forma completa, sem deixar dúvidas ao usuário.
As agências contam com profissionais capacitados que serão capazes de analisar e executar as estratégias de marketing digital ao seu negócio. Elas vão desde as práticas desenvolvidas em mídias sociais até a otimização dos resultados do site ou blog.
O período de permanência no site é um dos fatores fundamentais para garantir um bom ranqueamento no Google, pois isso demonstra que o internauta gosta do conteúdo e que ele tem uma boa experiência ao acessar a sua página.
Este post sobre tempo de permanência na página por parte do usuário foi útil para você? Deseja aplicar as estratégias de marketing digital na sua empresa? Entre já em contato com a gente!