Há muitas estratégias utilizadas pelo marketing digital para a nutrição de leads em uma campanha, mas uma das mais importantes é, sem dúvidas, o funil de vendas. O problema é que muitas empresas ainda não sabem como otimizá-lo para que ele seja realmente capaz de gerar leads mais qualificados com o menor custo possível.
Se você também sabe a importância do funil de vendas e está em busca de estratégias poderosas para otimizá-lo, garantindo resultados melhores para a sua marca, então é hora de colocar em ação as 4 melhores dicas que daremos neste artigo.
Pronto? Então leia com atenção cada uma delas e prepare-se para colocar a mão na massa!
É preciso que todas as fases do seu funil de vendas estejam bem otimizadas para atrair o usuário certo. Caso contrário, você corre o risco de perder um lead com grande potencial de compra por não ter uma estratégia eficiente para recebê-lo, pois focou seus esforços apenas no seu Tofu (topo do funil).
É fundamental desenvolver um funil de vendas que seja mais flexível, nutrindo e acolhendo seus usuários onde e quando eles se sentirem mais à vontade. Isso pode acontecer na fase de atração, consideração ou conversão.
Mas atenção: todas as etapas devem ser igualmente otimizadas e preparadas para os diversos perfis de consumidores, que podem flutuar em todas as etapas do funil ao mesmo tempo ou permanecer em uma só por certo período.
Um dos grandes erros no processo de construção do funil de vendas é pensar que, quanto mais pessoas conseguir nutrir no topo, mais chegarão na fase de conversão — ou seja, na etapa onde o lead realiza a compra, tornando-se efetivamente um cliente.
Nós sabemos que o consumidor pode ter vários comportamentos, e não necessariamente ele precisará passar pelo topo para ser convencido de que seu produto ou serviço é o melhor. Ele pode entrar no funil já decidido do que quer e, naturalmente, pular a primeira etapa.
Aliás, é muito comum os consumidores irem diretamente para o estágio de consideração (meio do funil), momento em que entram em contato com sua empresa em busca de maiores informações.
Ao otimizar o meio do seu funil de vendas com conteúdos mais relevantes para nutrir seus leads nessa fase, suas chances de aumentar sua taxa de conversão e realizar uma venda será muito maior e ainda evitará desperdício de tempo e custos com usuários que, muitas vezes, não saem do topo, pois podem ser apenas curiosos sem intenção alguma de seguirem em frente no funil.
Os testes A/B são peças-chave para que se possa entender comportamentos e preferências dos consumidores. Esse tipo de teste gera feedbacks e insights importantes para que você possa analisar com segurança quais estratégias de otimização estão gerando mais conversões e vendas.
Toda estratégia aplicada na otimização do seu funil de vendas deve ser testada quantas vezes forem necessárias para conseguir alcançar resultados mais gratificantes em suas campanhas.
É muito importante monitorar as mensagens enviadas via e-mail marketing para continuar nutrindo seus leads de modo efetivo. Você deve procurar enviá-las no momento mais adequado: geralmente, o ideal é agendar o disparo para mais ou menos uma hora depois que o usuário entrou em contato com seu o conteúdo.
No primeiro e-mail, cuide para que este conteúdo tenha um link para uma página específica com mais conteúdos relevantes. Já o segundo contato pode acontecer no dia seguinte com algum tipo de convite, como um webinar ou outro tipo de conteúdo mais interativo, por exemplo.
O ideal é enviar um link para uma landing page somente após o terceiro contato, apresentando também um formulário mais completo para o lead preencher. Assim, você poderá captar maiores informações sobre ele e utilizá-las para otimizar o funil de vendas com conteúdos mais expressivos para nutrir cada uma de suas fases.
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