_5 características de um bom KPI para você escolher o melhor

13 de agosto de 2018

KPI (Key Performance Indicator), em português, significa indicador chave de desempenho e é uma ferramenta essencial para a gestão da estratégia de uma empresa.

Essa ferramenta é um conjunto de métricas específicas que possibilitam medir se uma determinada ação ou um conjunto delas está atendendo de forma efetiva aos objetivos estabelecidos pela organização.

Por meio dos KPIs, um profissional ou uma empresa pode acompanhar a performance das suas ações e o sucesso das suas estratégias.

Esse acompanhamento é importante porque permite verificar o que está funcionando ou não, e dessa forma, analisar melhor os resultados.

Veja a seguir as características e os tipos de KPI que você pode usar e como escolher uma métrica.

Características fundamentais de um bom KPI

Um KPI deve ser relevante para o seu objetivo, por isso a sua escolha depende da ocasião, da necessidade e da estratégia do seu negócio.

Por exemplo, se você deseja aumentar o número de visitantes no seu site, então acompanhar a taxa de conversão não é a melhor forma de atingir seu objetivo.

A escolha de indicadores errados vão mostrar desempenhos errados e a análise da sua estratégia estará equivocada.

Para você acertar na escolha, listamos 5 características fundamentais de um bom KPI. Confira!

1. Disponível para ser mensurado

Os KPIs devem estar disponíveis para serem mensurados. Por exemplo, não é possível medir a taxa de conversão do seu site sem antes gerar visitas.

2. Relevante

Indicadores como curtidas, comentários e compartilhamentos nas redes sociais, podem parecer expressivos mas na realidade não mostram nenhum resultado concreto.

Um bom KPI indica se o seu objetivo está gerando mais oportunidades de negócio. Portanto, concentre-se naquilo que é realmente significativo.

3. Ajudar a tomar decisões assertivas

Um KPI deve ser uma boa base de dados e informações que lhe ajude a tomar decisões mais inteligentes e assertivas.

4. Importante para o negócio

Um KPI deve indicar se a sua estratégia está realmente gerando resultados e se seus objetivos estão sendo alcançados.

Ou seja, se o seu negócio está crescendo, conquistando mais clientes e vendendo mais, o seu KPI deve demonstrar isso.

5. Assiduidade

É aconselhável escolher KPIs que possam ser medidos constantemente. Fazer esse acompanhamento é importante porque permite verificar o que está funcionando ou não.

Tipos de KPIs

Existem diferentes tipos de indicadores que podem ser divididos por ordem de importância, em três categorias. Conheça cada um deles.

Primários

Esses KPIs indicam se uma organização está gerando resultados, ou seja, se a sua empresa está vendendo mais.

Exemplos: leads, tráfego, taxa de conversão e custo de aquisição por lead.

Secundários

São indicadores que podem ser acompanhados mais de perto e também mostrar se a estratégia adotada é a melhor.

Exemplos: origem do tráfego (redes sociais, email etc), assinantes da newsletter e custo por lead em cada estágio do funil.

Práticos

Esses indicadores são para quem precisa acompanhar mais detalhadamente as características e o comportamento do usuário.

Exemplos: visualizações do site, interações sociais, palavras-chave mais pesquisadas e conteúdos mais lidos ou visitados.

Você deve ter percebido que o uso dos KPIs está muito ligado ao seu objetivo para o seu negócio. Portanto, estabeleça objetivos que condizem com as expectativas da sua empresa.

Só depois disso selecione as métricas que de fato importam e comece acompanhá-las.

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