_Aprenda o que é Storytelling e como aplicá-lo na sua empresa

4 de julho de 2018

As plataformas digitais, como os sites, blogs e redes sociais, facilitaram a vida de muitos empresários no que diz respeito à comunicação. Mas será que as suas mensagens são bem recebidas pelo público? Se você acha que não ou ainda tem dúvidas, saiba que entender o que é Storytelling pode ser um divisor de águas.

Muito se discute sobre maneiras de aumentar o tráfego orgânico do site e ferramentas de anúncios patrocinados. Entretanto, nem todos sabem o que fazer quando a audiência começa a crescer. Atrair usuários para os seus canais de comunicação é o primeiro passo, mas é preciso dar algo a mais para despertar seu interesse e convertê-los em leads e clientes.

Quer entender de uma vez o que é Storytelling, sua importância e como aplicá-lo na sua empresa? Continue lendo e confira!

O que é Storytelling?

Essa estratégia consiste em contar histórias no intuito de prender a atenção da audiência e cativá-la. As histórias sempre estiveram presentes em nossas vidas, às vezes elas servem para nos passar uma lição ou apenas para entreter. Seja qual for a razão, quando bem contada, conseguimos nos identificar com o personagem e compramos aquela ideia.

Não há uma fórmula mágica para desenvolver um Storytelling eficaz, mas a jornada do herói é um dos recursos mais utilizados. Além de filmes e livros, você já deve ter se deparado com essa técnica sendo usada por diversos palestrantes.

A história se inicia com o personagem vivendo sua vida simples, sem muitas preocupações, até que algo inesperado acontece e ele é obrigado a tomar alguma atitude para reverter a situação. Então, ele começa a sua jornada com pequenas ações, recebendo muitos “não”, mas persiste mesmo em meio à dificuldade. Após passar por várias provas, o personagem consegue triunfar e termina a sua jornada sendo uma pessoa melhor.

Apesar de bem resumida, deu para perceber como esse tipo de história prende a atenção das pessoas, desperta suas emoções e abre caminho para que elas comprem a sua ideia? Afinal, a decisão de compra se dá, em grande parte, mais pela emoção do que pela razão.

Como aplicar o Storytelling na empresa?

Conheça o público-alvo

Sua primeira preocupação antes de desenvolver a estratégia é conhecer o público que vai receber a mensagem. Somente dessa forma, você consegue descobrir os problemas, objetivos e possíveis objeções dos receptores. Assim, é muito provável que a sua história ganhe a atenção desejada. Uma boa dica é criar uma persona para facilitar esse processo.

Defina as mídias que serão utilizadas

Depois de conhecer o público-alvo, você deve definir as mídias para decidir o formato do conteúdo e elaborar o roteiro. Para uma estratégia de inbound marketing, é essencial que você tenha um blog para produzir materiais ricos, como artigos, e-books e infográficos. Nas redes sociais, um formato que costuma ter bastante aceitação é o vídeo. Só tome cuidado para não se empolgar demais e se alongar na história, pois pode ser cansativo.

Monitore as ações

Para construir um Storytelling que dê resultados, é necessário muita prática e análise das ações. Quando você monitora os seus canais de comunicação, consegue perceber com o tempo o que funciona melhor com o seu público. A taxa de rejeição das páginas é uma das métricas mais importantes para que você saiba o nível de interesse que os usuários têm em seus conteúdos.

Contar boas histórias não é uma atividade mecânica, requer bastante trabalho e um pouco de talento. No entanto, ao encontrar o caminho certo para falar com as dores do público, você consegue mais interação e, consequentemente, suas vendas aumentam.

Agora que você já sabe o que é Storytelling, compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude os seus amigos a ficarem por dentro dessa poderosa estratégia de marketing!

_Selecione uma categoria e encontre mais artigos

Seja o primeiro a saber

_Cadastre-se e receba nossos melhores artigos

Assista:

_Webinar [ Inbound marketing: do relacionamento à venda ]

WEBINAR

_Como podemos ajudar você?

Temos uma equipe experiente que irá ajudar a transformar os resultados da sua empresa.

Nossos telefones

Comercial: (85) 9.8127-6087

Financeiro: (85) 9.8209-7928

Suporte: (85) 9.8868-9744

Fixo: (85) 3122.4408