Campanha de Marketing Digital: aprenda como otimizá-la!

12-12-18
Campanha de Marketing Digital: aprenda como otimizá-la!

Uma campanha de marketing digital bem sucedida resulta no aumento da visibilidade da marca e gera mais vendas para a empresa. Entretanto, alguns profissionais têm dificuldades em executar suas campanhas, obter bons resultados e se destacar entre os concorrentes.

O problema é que nem sempre esses profissionais utilizam as estratégias e ferramentas certas para segmentar seu público e mensurar seus resultados. Consequentemente, as campanhas não geram um bom ROI e a empresa tem dificuldades para atrair mais clientes.

Se você quer saber como melhorar sua campanha de marketing digital, então confira as dicas a seguir!

Criação de conteúdo relevante

Há tempos o consumidor já não aceita que as marcas empurrem seus produtos por meio de propagandas invasivas. Agora, o que ele deseja são informações que o ajudem a tirar suas dúvidas e a tomar a decisão certa no momento da compra.

Por essa razão, a produção de um conteúdo de qualidade é uma das principais estratégias de marketing digital, utilizada para atrair e engajar clientes em potenciais. Mas os resultados não aparecem do dia para a noite, e é preciso um bom planejamento e persistência, por outro lado o retorno sobre o investimento (ROI) é um dos melhores.

Otimização das páginas para a campanha de marketing digital

Não basta produzir um conteúdo, é preciso que ele esteja otimizado para os mecanismos de busca, com as palavras-chave relevantes inseridas no texto da sua página, por exemplo.

Sites e blogs também devem ser otimizados para que possam ser mais facilmente encontrados nos mecanismos de busca e oferecer uma boa experiência de navegação. O plug-in Yoast para WordPress é uma ferramenta excelente para otimizar textos e páginas, fornecer dicas e mostrar itens que precisam de melhoras.

Destaque nas redes sociais

O fato de uma empresa estar presente nas redes sociais não significa muita coisa se ela não interage com seus seguidores. É preciso se relacionar com as pessoas, responder suas dúvidas e se comunicar de forma clara e direta.

Para se destacar nas redes sociais e não somente estar presente, é preciso saber quais tipos de redes fazem sentido para a sua marca, e então criar conteúdo exclusivo para cada uma dessas redes e publicar de maneira consistente.

Links patrocinados

Links patrocinados são anúncios pagos em forma de texto simples que podem ser encontrados em sites de busca (Google, Bing) e redes sociais (Facebook, Instagram). Esses anúncios online são uma boa estratégia para aumentar as vendas da empresa, pois atingem diretamente os usuários no momento da decisão da compra.

Além disso, os links patrocinados são escaláveis, ou seja, você pode começar investindo pouco e aumentar o investimento nos canais que considerar mais eficazes. Outra vantagem é que você pode segmentar o seu público e direcionar os anúncios apenas para quem mostrou real interesse nos seus produtos e serviços.

Listas de e-mails

Outra forma de conseguir a atenção é interagir e conduzir o potencial consumidor a uma decisão de compra por meio das listas de e-mail. No entanto, você não vai enviar e-mails diretamente com ofertas de produtos, e sim os materiais com conteúdos relevantes que foram produzidos.

Essa é a uma estratégia chamada de e-mail marketing, em que a pessoa interessada em receber materiais com seus conteúdos, oferece espontaneamente seu e-mail. Utilizar as listas de e-mail tem várias vantagens, entre elas, o alcance previsível (todos para quem você enviar os e-mails, receberão).

Mensuração de resultados

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar o resultado de cada uma das suas ações e analisar aquilo que está funcionando ou não. Existem diversos tipos de métricas que podem ser avaliadas, como visualizações de páginas, custo de aquisição por cliente (CAC) e retorno sobre investimento (ROI).

Entretanto, mensurar dados demais é um erro que pode atrapalhar a sua capacidade de tomar decisões. É preciso selecionar as métricas que são realmente relevantes. Há muitas ações que você pode fazer para otimizar uma campanha de marketing digital, mas para ter sucesso é preciso organização e um bom planejamento.

Você gostou deste post sobre como otimizar suas campanhas de marketing digital? Então continue em nosso blog e leia agora mesmo o texto Planejamento de marketing digital: o que sua empresa perde em NÃO fazer!

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