Como os chatbots podem ser usados no marketing de uma empresa?

05-09-18
Como os chatbots podem ser usados no marketing de uma empresa?

Você sabe o que é um chatbot? Trata-se de uma ferramenta que ajuda a sua empresa a ouvir melhor o público. Em um mercado competitivo, vale lembrar que entender os interesses, os objetivos e as dores dos consumidores pode ser um dos diferenciais para o sucesso do seu negócio.

Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post, explicaremos como utilizar os chatbots no marketing e quais são as vantagens da utilização desse recurso. Confira!

O que são os chatbots?

Eles são um programa de computador que atua de acordo com o que foi programado, simulando uma conversa humana. A ferramenta ajuda a automatizar tarefas repetitivas e burocráticas. Dessa forma, é possível liberar tempo para você resolver problemas mais complexos e que estão relacionados ao seu negócio.

Quais são os seus usos no marketing?

São várias as utilidades dos chatbots no marketing. Muitas empresas usam a ferramenta com a intenção de automatizar o processo de venda, facilitar a consulta de pagamentos e esclarecer as dúvidas frequentes dos consumidores. Veja, a seguir, como você pode utilizar esse recurso em favor do seu empreendimento.

Personalização do conteúdo

Eles são úteis na personalização do conteúdo porque sugerem postagens sobre temas pelos quais o usuário manifestou algum tipo de interesse. Dessa forma, um internauta não precisa ficar procurando por todas as publicações do site até encontrar o que interessa; em poucos segundos, ele terá um conteúdo que atende as suas necessidades.

Melhoria do atendimento

O recurso permite maior agilidade no atendimento ao cliente. Em pouco tempo os visitantes do site terão respostas sobre as dúvidas mais comuns que se relacionam com os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.

Com os chatbots, portanto, é possível ajudar a esclarecer várias dúvidas dos consumidores. Mesmo que você contenha uma equipe reduzida de vendas ou de atendimento ao cliente.

Armazenamento de preferências

A ferramenta ajuda a sua empresa a obter informações sobre as preferências e dados demográficos (idade, região onde a pessoa mora etc.) dos consumidores.

Para conseguir bons dados é fundamental que você configure as perguntas do chat com as suas próprias palavras e de uma forma coerente com a voz da marca, para parecer uma conversa natural. Isso faz com que o tempo de interação do consumidor aumente.

Vendas dos produtos

Os chatbots podem ser criados com a intenção de vender produtos de maneira automática. A ferramenta faz perguntas que seguem um padrão, relacionadas a dados como idade, gênero e preferências de estilo, por exemplo. Essas informações ajudam na sugestão de produtos ideais e que possam agradar um determinado cliente.

Quais são as vantagens dos chatbots no marketing?

A ferramenta permite a personalização da experiência online de cada visitante. No contexto de vendas de produtos ou prestação de serviços, faz ofertas personalizadas de acordo com a preferência de cada pessoa. Vale lembrar que os bots podem ser programados de modo que reproduzam o estilo de conversa e a imagem da sua marca ao interagir com os usuários.

Os chatbots, portanto, são úteis para automatizar vários processos rotineiros dos negócios. Eles ainda agilizam o atendimento ao consumidor e permitem que você venda os produtos ou serviços do seu negócio de forma automática e personalizada.

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