_Jornada de Compra – Entenda o seu cliente

2 de julho de 2018

Produzir conteúdo de qualidade e desenvolver um bom relacionamento com os clientes é essencial para o sucesso de uma estratégia de marketing. Porém, tudo deve estar alinhado à jornada de compra de seus clientes.

Isso nada mais é do que o caminho que um determinado perfil de comprador faz, desde o momento de pesquisa até a finalização de uma compra.

Para convencer um cliente a comprar um produto ou contratar um serviço de sua empresa, é muito importante entender quais são as suas dúvidas, desejos e expectativas, para atender suas necessidades em todos os estágios, com o conteúdo adequado e no momento certo.

Além de conquistar mais vendas, é possível criar um relacionamento muito mais saudável com seus consumidores. Acompanhe nosso post para entender mais sobre a jornada de compra.

Quais são as etapas da jornada de compra?

Aprendizado e descoberta

Nessa etapa, que compõe a fase de conhecimento, o consumidor ainda não identificou um problema ou necessidade e busca por informações na internet que possam interessá-lo.

Esse é o momento em que sua empresa mostra que o seu blog pode ser uma boa fonte de informações, por meio de conteúdos de qualidade sobre assuntos mais gerais relacionado ao seu nicho de atuação e que estão de acordo com os interesses dos clientes.

Imagine que uma pessoa que goste manter a casa bem organizada esteja pesquisando sobre o assunto. Uma empresa que venda recipientes e organizadores de armários, para atrair a atenção desse usuário, pode fazer um post ou um vídeo para publicar nas redes sociais, como “X dicas para organizar melhor a sua casa” ou, até mesmo, outros conteúdos que estejam relacionados ao tema.

Reconhecimento do problema

Essa é a etapa na qual o consumidor reconheceu que tem um problema e vai começar a procurar soluções para resolvê-lo, por isso, faz parte do estágio de consideração.

O papel da sua empresa é despertar essa necessidade por meio de conteúdos mais focados e apresentar algumas opções que possam sanar esse problema de forma sutil, sem citar diretamente a sua empresa. O principal objetivo é satisfazer os interesses do usuário.

Seguindo o mesmo exemplo da pessoa que deseja manter a casa mais organizada, e da empresa que oferece organizadores para armários, seria interessante produzir conteúdos, como “X dicas para manter os armários organizados” ou, até mesmo, “Tipos de produtos que ajudam a organizar os seus armários”.

Consideração da solução

Após identificar o problema e também como pode solucioná-lo, o consumidor buscará as opções disponíveis no mercado que possam atender às suas necessidades.

É nesse momento que sua empresa deve mostrar por que os seus produtos são os ideais para esse cliente, criando um “senso de urgência”, sem dar a ele a oportunidade de pesquisar sobre o produto em outros fornecedores ou decidir sobre isso depois.

A empresa que vende organizadores para armário deve produzir conteúdos mostrando as vantagens em adquirir os seus produtos, assim como suas qualidades e diferenciais, como “X melhores organizadores para armários”.

Decisão de compra

A fase de decisão de compra é aquela na qual o cliente já sabe de suas opções e está considerando adquirir um produto ou serviço de sua empresa.

Nesse estágio, é essencial apresentar conteúdos que mostrem aos consumidores os diferenciais de sua empresa em relação aos concorrentes e por que essa é a melhor opção para solucionar os seus problemas.

A empresa de organizadores de armários pode produzir conteúdos mostrando como funcionam os seus produtos, por que eles são os melhores, além de opiniões de clientes e pesquisas de mercado (comparações com concorrentes).

Como fazer a jornada de compra funcionar em uma estratégia de marketing?

Como falamos anteriormente, o conteúdo é a chave de sua estratégia de marketing digital, pois é por meio dele que você consegue atrair, informar, educar, criar um relacionamento e conduzir os seus clientes dentro da jornada de compra.

Mas, para que ela dê certo e você consiga transformar o usuário em um lead e, posteriormente, em cliente, é preciso oferecer o conteúdo certo em cada etapa da jornada.

Antes de começar a desenvolver esses materiais informativos, você deve definir certos pontos de sua estratégia, como a persona, os assuntos que serão abordados, a linguagem, a frequência das postagens e dos e-mails e quais redes sociais utilizar. Esses são fatores fundamentais para que você atinja os seus clientes de forma rápida e eficaz.

A partir disso, você pode começar a criar conteúdos para o seu site, blog ou redes sociais, a fim de atrair os seus possíveis clientes.O principal objetivo, nessa fase (início da jornada de compra), é fazê-los deixar o e-mail ou qualquer outro contato em troca de alguma informação valiosa.

Por isso, é interessante incluir, em seus canais de comunicação, um local para assinatura da newsletter, oferecer conteúdos exclusivos, como e-books e vídeos apenas por inscrição, ou, até mesmo, um período de testes, caso o seu perfil de negócio permita ter uma fase “trial“.

Nutrição de leads

O e-mail marketing é uma das melhores ferramentas para que a empresa torne-se próxima ao cliente, por isso, é fundamental desenvolver uma estratégia de nutrição de leads segmentada e personalizada, para que eles passem para as outras etapas da jornada de compra de forma mais rápida e natural.

Com este post, foi possível entender como é importante conhecer a jornada de compra de seus clientes para obter mais resultados em sua empresa.

Muitos profissionais de marketing tendem a focar em diferentes estágios, seja no de descoberta ou no de decisão. Mas é essencial dar atenção a todas as fases, desde as iniciais, para atrair grande parte de seus potenciais clientes, tanto nas fases intermediária e final, nais quais você consegue converter os seus leds.

Toda a sua estratégia de marketing deve ser baseada nesse processo, já que ela é fundamental para atração e fidelização de clientes, de modo que ainda é possível torná-los “evangelizadores” de sua marca ao conseguir estabelecer um bom relacionamento.

Na Atratis Digital, os clientes passam por um processo de estudo para sabermos quais as melhores estratégias que serão trabalhadas, a fim de atrair o seu público-alvo por meio da jornada de compra. Potencialize os resultados da sua empresa, entre em contato e saiba mais

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