De olho no consumidor: 4 especificidades do mercado cearense para aproveitar

23-05-18
De olho no consumidor: 4 especificidades do mercado cearense para aproveitar

Mesmo com a turbulência causada pela recessão econômica, o consumo da população cearense ainda é bilionário, o que mostra um mercado aquecido em vários nichos.

As empresas da área estudam esse momento atentamente em busca de novas oportunidades, a fim de expandir o campo de atuação.  Entender o comportamento do consumidor é fundamental para isso, pois permite planejar e criar ações de marketing com maior potencial de alcance.

Muitos empreendedores iniciantes também resolveram partir para abertura dos seus próprios negócios. Eles precisam ainda mais de um panorama da situação atual para formularem suas ações.

Para ajudar a entender um pouco mais sobre o vasto campo a ser explorado, listamos 4 especificidades do mercado cearense para serem aproveitadas tanto pelos “novatos” quanto por aqueles com mais tempo de casa. Acompanhe:

1. Setor imobiliário aquecido

O desejo de adquirir a casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Esse é um projeto que nunca foi abandonado, apenas adiado devido ao período de crise, quando era necessário segurar o capital.

Com a nova aceleração da economia, a tendência é que esse mercado volte a ter uma movimentação maior, se apresentando como uma boa tendência para quem deseja comprar, vender ou até mesmo atuar como um intermediário, como no caso dos corretores imobiliários.

2. Mercado automotivo em alta

O Ceará tem se destacado na compra de veículos, especialmente os modelos mais caros. Uma explicação para os bons números desse mercado é o poder aquisitivo do seu público-alvo, o que gera uma baixa taxa de inadimplência.

Esse bom percentual de vendas traz também uma boa movimentação em relação aos serviços complementares para o veículo rodar, tal como seguro, manutenção e dispositivos de segurança.

3. Bons números no turismo e alimentação

O mercado cearense de alimentação e turismo é dividido basicamente em 2 aspectos: consumo doméstico e consumo turístico.  A boa notícia é que ele manteve a média de vendas durante o período de recessão.

Dentre as explicações para isso, podemos citar a maior preferência dos turistas por fazer viagens em seu próprio país, diminuindo assim gastos com burocracias internacionais e evitando comprar pacotes cujo preço é taxado em outras moedas.

Mesmo que o consumo dos próprios habitantes tenha diminuído, o turismo conseguiu equilibrar a balança de forma favorável para o setor. Com a recuperação econômica, a tendência é que esse número aumente, o que mostra que é um bom mercado para se investir.

A chance é boa também para quem atua na prestação de serviços dentro desse segmento, seja fornecendo produtos ou mão de obra especializada.

4. Alta demanda de produtos típicos

Determinados produtos têm se destacado pelo alto número de vendas. Um deles é o açaí. Mesmo sendo um produto originário do estado do Pará, o seu sabor diferenciado e a sua forte ligação com as temperaturas altas se adaptam muito bem às especificidades do mercado cearense.

Esse tipo de produto é atraente porque pode ser aproveitado por diversos tipos de comércio. Lojas especializadas, supermercados, bares, restaurantes e ambulantes são alguns dos exemplos. Mais do que isso: mesmo não sendo uma fruta nativa do estado, o Ceará já se destaca como um grande exportador do produto.

Vale lembrar que, independentemente da área, é sempre importante focar em uma estratégia de marketing sólida, especialmente aquelas relacionadas ao marketing digital. Esse investimento permite ao negócio entrar com mais força no mercado e, assim, obter os resultados almejados.

É sempre importante frisar que é recomendável contar com ajuda especializada para tornar esse processo mais fácil.

Quer ter acesso a um conteúdo incrível sobre marketing digital? É simples: siga nossas redes sociais e acompanhe as postagens! Nós estamos no Facebook, no Instagram e LinkedIn!

Compartilhe: