_Entenda o que é Facebook Ads e por que ele é importante para seu negócio

4 de outubro de 2016

Se você é do tipo de profissional que busca sempre estar por dentro das novidades sobre marketing digital, deve estar procurando saber o que é Facebook Ads e como fazer para utilizar essa ferramenta incrível para construir uma boa relação com o seu público e divulgar seus produtos.

Por isso, nosso intuito com este post é explicar da forma mais objetiva possível como o Facebook Ads funciona na prática e quais são suas principais vantagens.

Então, que tal nos acompanhar nessa leitura para aprofundar ainda mais seus conhecimentos e ajudar sua empresa a se destacar no mercado?

O que é Facebook Ads?

O Facebook Ads é uma ferramenta que funciona de modo similar ao Google AdWords. Basicamente, a empresa pode contratar os serviços do Facebook para divulgar um post, uma imagem, um link, produtos ou até mesmo sua própria página entre os usuários da rede social.

Com planos pré-configurados ou customizáveis, o Facebook Ads transformou o Facebook em uma das principais ferramentas de marketing do momento.

Quais são as principais vantagens do Facebook Ads?

Você ainda não sabe se vale a pena investir no Facebook Ads? Então, confira abaixo quatro bons motivos para começar a utilizá-lo em suas estratégias de marketing digital agora mesmo.

1. Seu público está no Facebook

Segundo o G1, o próprio Facebook divulgou que ele tem, em média, 1,65 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, com um aumento de 15% no ano de 2016.

Portanto, independentemente do seu nicho de atuação, do tamanho da empresa ou da localização geográfica, há uma chance enorme de o seu público estar lá, no Facebook, esperando para conhecer sua empresa e saber o que ela pode oferecer de melhor para suprir algum tipo de necessidade que ele possa ter.

2. Você pode segmentar esse público

Uma das grandes vantagens do Facebook Ads é a sua variedade de opções de segmentação de público.

Imagine que você trabalhe em uma empresa que fabrica calçados para homens, por exemplo, e, para promover o lançamento de uma nova chuteira, contrata um anúncio de 30 segundos na TV.

Vamos supor que 100 milhões de pessoas viram seu anúncio. Só que 50% eram pessoas que não se interessam pela prática de futebol, portanto, não fazem parte do público-alvo da sua chuteira. Outros 30% não praticam esportes regularmente, enquanto 15% preferem jogar de pés descalços.

No fim, 95% do público atingido pela sua campanha não se interessa pelo seu produto. E o que acontece, então? Você desperdiça dinheiro, tempo e trabalho com as personas erradas.

No Facebook Ads, é possível segmentar o público da sua campanha e definir exatamente quem verá seu anúncio — isso com base em idade, gênero, localização geográfica, interesses e outros detalhes. Ou seja, essa ferramenta garantirá que praticamente 100% do público que vai receber seu anúncio faça parte do seu público-alvo, aumentando a efetividade da ação e reduzindo custos.

3. O Facebook Ads oferece diferentes modelos de anúncios

O Facebook Ads conta com vários formatos de anúncios que permitem maior interação e melhor experiência por parte dos usuários.

A plataforma de gerenciamento do Facebook Ads apresenta cada anúncio de acordo com os seus objetivos, como é possível ver abaixo.

Todos esses modelos de anúncios estão à disposição. Cabe a você escolher aqueles que melhor se adequem à sua verba e ao objetivo do seu negócio.

4. O Ads propicia métricas importantes para análise de resultados

Uma das grandes vantagens em utilizar do Ads é a sua capacidade de oferecer métricas para que a sua empresa possa realizar uma análise precisa dos seus resultados. Com esses dados, é possível saber qual campanha funciona melhor, o ROI de cada ação e muito mais.

5. Com o Facebook Ads é possível conhecer melhor o público da marca

Além de auxiliar na mensuração de resultados, as ferramentas de testes e os dados fornecidos pelo Facebook Ads podem ajudar uma empresa a conhecer melhor o seu público.

Ao analisar o desempenho das campanhas e as taxas de conversão, é possível entender quem são as pessoas que se interessam pela marca e o que mais atrai elas.

E como a confiabilidade e o nível de detalhe dos dados da ferramenta do Facebook Ads são altos, esse desenho do público é muito preciso e pode ajudar a moldar mais campanhas de marketing, até mesmo fora do meio digital.

Como criar uma campanha no Facebook Ads?

gerenciador de anúncios do Facebook é uma ferramenta robusta e cheia de opções, mas, ao mesmo tempo, é extremamente simples e intuitiva. Para criar um primeiro anúncio por lá não é preciso muito conhecimento nem familiaridade com a área.

Contudo, para criar campanhas que realmente convertem, é preciso sim estudar um pouco mais sobre a ferramenta e as boas práticas de anúncios, além de, é claro, dominar o marketing e a publicidade em geral.

Primeiro passo

O primeiro passo para criar uma campanha no Facebook Ads é definir o objetivo dela dentro da ferramenta, entre as opções oferecidas por ela, como promover uma página, obter instalações para um aplicativo, conquistar conversões em um site e outros.

Além do direcionamento em si da campanha, o objetivo também interfere no modelo de cobrança: é possível, por exemplo, pagar por um anúncio apenas quando um usuário instalar o aplicativo divulgado.

Depois de escolher o objetivo, é hora de definir o público. Desse modo, a ferramenta permite detalhar bastante o tipo de pessoa que será atingida pelos anúncios, o que garante muita precisão e eficiência para as campanhas.

É possível escolher o público não apenas por dados demográficos como idade e localização, mas também interesses pessoais, envolvimento em páginas e muitos outros.

Com essas preliminares definidas, chega a hora de definir o orçamento. No Facebook Ads, é possível começar com muito pouco e investir na campanha a conta-gotas. O anunciante também pode definir um teto de orçamento diário ou determinar um valor fixo com uma data de começo e fim da ação.

Por fim, é hora de criar o anúncio em si. A recomendação aqui é contar com uma equipe especializada que domine a redação e a parte gráfica da campanha. Existem diversos tipos de modelos de anúncios e são infinitas as possibilidades de personalização, que vão variar de acordo com o público e o mercado.

Quanto investir no Facebook Ads?

A principal dica para quem quer começar a investir em anúncios no Facebook Ads é investir relativamente pouco no começo e testar bastante.

As métricas e os dados precisos da rede social permitem que a marca aos poucos conheça seu público e descubra como atingi-lo da forma mais eficiente possível. Portanto, quando uma campanha estiver muito bem afiada, tanto em relação ao seu conteúdo como na sua própria definição de público, é a hora de aumentar o investimento com uma garantia maior de retorno.

Agora ficou mais claro para você o que é Facebook Ads e como ele pode revolucionar completamente o marketing do seu negócio? Então, que tal aprofundar mais ainda seus conhecimentos? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos interessantes!

_Selecione uma categoria e encontre mais artigos

Seja o primeiro a saber

_Cadastre-se e receba nossos melhores artigos

Assista:

_Webinar [ Inbound marketing: do relacionamento à venda ]

WEBINAR

_Como podemos ajudar você?

Temos uma equipe experiente que irá ajudar a transformar os resultados da sua empresa.

Nossos telefones

Comercial: (85) 9.8127-6087

Financeiro: (85) 9.8209-7928

Suporte: (85) 9.8868-9744

Fixo: (85) 3122.4408