Você sabe quais são as reais necessidades, objetivos e objeções dos seus consumidores? Saberia dizer agora, neste instante, para qual perfil de pessoas suas ações de marketing estão sendo direcionadas? Se hesitou em responder as perguntas acima, então está na hora de entender o que é persona.
No mundo digital as coisas são muito rápidas. Ou você está preparado para entender as necessidades dos seus clientes, ajudá-los a encontrar a opção certa em cada fase de sua jornada de compra ou eles simplesmente te deixam “falando sozinho” e debandam para um de seus concorrentes.
Por isso, Neste post, falaremos sobre personas, como criá-las e como elas são importantes para o direcionamento das suas ações de marketing.
Gostaria de compreender melhor esse assunto? Então boa leitura!
Persona ou buyer persona é, essencialmente, o seu comprador ideal. É a uma figura semifictícia, porém criada a partir de dados reais para representar um comprador com perfil e características que você precisa para seu negócio.
Ter um conhecimento aprofundado sobre suas personas torna mais fácil direcionar seus esforços de marketing para as pessoas certas, conseguindo, dessa forma, gerar leads mais qualificados.
Comunicar-se efetivamente com suas personas, compreender como lidam com a infinidade de informações do mundo digital e como se comportam durante a decisão de compra pode ser fundamental para lidar com a concorrência e os desafios do mercado.
Conhecê-las, tornará mais fácil a produção de conteúdos e estratégias mais personalizadas, além de facilitar a criação de produtos ou serviços que possam atender suas preocupações e necessidades específicas.
Jornada de compra, funil de vendas e persona são conceitos que estão intrinsecamente conectados. Sabe por quê?
Porque ao conhecer profundamente suas personas, suas estratégias de conteúdo poderão ser mais bem otimizadas, seja para o topo, meio ou fundo do funil, isso com o propósito de educar a persona em todos os estágios do Buyer´s Journey, até que ela chegue a sua decisão de compra.
A observação do funil de vendas, permite que você saiba o que pode estar impedindo sua persona de avançar na jornada, em que estágio ela parou e por quê.
A forma mais simples e eficaz para criação de personas é começar entrevistando o seu público-alvo, ou seja, aqueles que já compraram com você ou fazem parte daquele grupo de pessoas que você gostaria de atrair para o seu negócio.
Você também pode realizar entrevistas por meio de questionários. Existem alguns muito bons e gratuitos no mercado, como o SurveyMonkey ou mailChimp, por exemplo.
Em suas pesquisas e questionários você poderá explorar informações como dados demográficos, interesses, necessidades, hábitos de compra, valores e objetivos, perfil profissional e financeiro, dentre outros mais específicos ao seu negócio.
Com esses dados em mãos, é hora de sentar para descrever sua persona. Nossa sugestão é que a sua persona tenha uma imagem, nome e características singulares, como idade, sexo, profissão, cargo, nível escolar, objetivos, além da descrição precisa sobre seus problemas e dores.
Invente uma história de vida fictícia de acordo com o perfil pesquisado. Isso ajudará toda a equipe da empresa a compreender com quem estará falando a partir daquele momento, isso, sem contar que o setor de marketing já poderá investir em estratégias voltadas para essas personas, gerando muito mais clientes em potencial para o setor de vendas.
A quantidade de persona para seu negócio vai depender dos objetivos da sua empresa, você pode focar em uma persona mais completa e que represente seu público-alvo ou pode desenvolver 2 ou 3 personas se perceber que seu público é mais diversificado. Só não se esqueça de que suas estratégias de marketing digital devem ser diferenciadas para cada uma delas.
Enfim, saber o que é persona e como ela é importante para a elaboração de estratégias mais segmentas é fator indispensável para o sucesso do seu negócio.
Gostou do post? Que tal começar a criar suas personas? Compartilhe esse artigo com seus amigos nas redes sociais, afinal, eles também podem gostar do assunto, não é mesmo?