O e-mail marketing é uma das mais poderosas ferramentas de comunicação para as empresas. Hoje, existem mais de 3,9 bilhões de contas de e-mail no mundo, e você tem 6 vezes mais chances de converter por meio de um e-mail do que em outros canais.
Múltiplos benefícios estão à disposição da sua marca com esse mecanismo. Para aproveitá-los, no entanto, é preciso bolar uma estratégia adequada. Sem o devido planejamento, nenhum canal de divulgação consegue trazer bons resultados.
Para aproveitar o melhor que o e-mail marketing pode oferecer à sua empresa, é necessário passar longe de alguns erros bastante comuns que podem comprometer os seus retornos. Será que você já cometeu algum deles?
Veja a seguir 5 erros comuns em estratégias de e-mail marketing que você deve evitar:
Muitas empresas têm pressa para contar com uma base de contatos grande o quanto antes e escolhem esta que é uma das piores estratégias de e-mail marketing existentes. Não caia na tentação de adquirir listas prontas porque os endereços contidos nelas não possuem identificação com sua marca ou produtos.
Tal prática só vai servir para aumentar suas chances de ter seu conteúdo marcado como spam. Construa sua audiência de maneira orgânica e paciente.
O e-mail marketing é uma ferramenta bastante poderosa porque permite que você realize uma comunicação especializada para múltiplos perfis de público diferentes. Para isso, é necessário segmentar a sua lista de contatos.
Você pode separá-los por histórico de compras, produtos ou serviços mais adquiridos, perfil demográfico, entre outros. Depois, chega a hora de planejar que tipo de conteúdo diferenciado cada fatia da audiência vai receber.
Um dos elementos mais importantes das estratégias de e-mail marketing se refere ao primeiro elemento que o público vê ao receber o seu envio: o assunto. Dedique o tempo adequado ao planejamento desta linha de texto, que precisa concentrar de forma atraente o que contém naquele disparo.
Não faça promessas que o conteúdo não cumpre e leve em consideração o perfil do seu público-alvo para determinar o tom a ser adotado.
Você envia e-mail marketing com remetente “não responda” ou algo parecido? Seus envios mais parecem panfletos publicitários do que contatos legítimos? Cada vez mais o marketing precisa se humanizar e se aproximar da sua audiência, e posturas como essas são muito impessoais.
Use um nome verdadeiro, insira informações de contato e estimule a interação a partir de respostas para contar com resultados melhores.
Muitas empresas adotam estratégias de e-mail marketing como essas com o objetivo de ter um controle maior sobre a exibição dos elementos do layout. No entanto, isso pode causar justamente este problema.
Muitos programas de e-mail bloqueiam conteúdo visual em excesso, podendo até classificá-lo como spam automaticamente. Saiba dosar o equilíbrio entre imagem e texto nos seus envios.
Ao analisar essas situações, você identificou alguns problemas com as estratégias de e-mail marketing usadas pela sua empresa? Sempre há tempo de parar e reavaliar as suas iniciativas, e a melhor hora para isso é agora. Evite que os seus concorrentes tomem conta da sua audiência com ideias mais estratégicas do que as suas.
Já que estamos falando sobre estratégias de e-mail marketing, que tal continuar se informando sobre as melhores táticas para atingir seu público com eficiência a partir da sua caixa de entrada? Basta assinar a nossa newsletter!