Ninguém está livre de ter problemas com a sua imagem, ainda mais com as transformações proporcionadas pela internet. Mas a pergunta que vale um milhão é: quem está preparado para administrar uma crise nesse ambiente?
Esses episódios podem gerar uma imagem negativa das empresas. Por outro lado, uma boa resposta pode levar até a pessoa mais insatisfeita a virar defensora do seu negócio.
Neste post, vamos explicar quais são as causas que levam uma marca a lidar com o problema e daremos dicas de como fazer uma boa gestão de crise online. Confira!
Existem quatro fatores principais que levam uma marca a ter problemas na internet. Eles se relacionam com a forma de comunicação e a demora ao apresentar uma solução. Veja abaixo os detalhes que podem atrapalhar o relacionamento com o consumidor.
Com quem o cliente vai reclamar na falta de suporte ou atendimento adequado? Quando isso acontece, a pessoa que está insatisfeita costuma expor o seu ponto de vista na internet.
Algumas queixas não podem ser resolvidas imediatamente. Porém, é preciso ser rápido o suficiente para, pelo menos, dar um posicionamento ou parecer sobre algum problema.
Quanto mais demorar no contato com o consumidor, maiores são as chances da crise se espalhar e mais difícil será para recuperar a imagem da empresa.
A maneira como a sua marca lida com uma queixa do cliente também influencia a relação com ele. Então evite dar respostas padronizadas e mensagens que não esclarecem nada. Isso só agrava a situação.
A incapacidade de resolver problemas é outro fator que complica o relacionamento com o consumidor. Nem sempre o ressarcimento financeiro ajuda. Ainda mais quando se trata de uma relação baseada em credibilidade e confiança.
Apesar das consequências negativas, não se desespere. Há formas de lidar bem com a situação. Confira abaixo as nossas dicas de como fazer uma boa gestão de crise online.
Dê atenção ao que a pessoa tem a dizer. Escute e procure entender os motivos de insatisfação dela com o seu produto ou serviço.
Nem todo mundo tem paciência de ler textos grandes nas redes sociais. Seja objetivo e use uma linguagem próxima ao seu consumidor.
Também pense na sua resposta e seja educado. Não rebata os argumentos dos clientes e nem responda de forma negativa, porque isso só aumenta a insatisfação deles.
Esse é um dos pontos cruciais na gestão de crise online. Sempre esteja disposto para resolver as queixas da clientela e ajudar as pessoas, mesmo se não estiverem com razão.
Se perceber que errou, não pense duas vezes: peça desculpas. Todo mundo erra e por isso é fundamental assumir as suas falhas. Dessa forma, você mostra que está disposto a melhorar.
Além disso, estabeleça ações de curto, médio e longo prazo com o objetivo de melhorar os serviços. Assim, você evita que o problema volte a se repetir.
Elas têm profissionais capacitados e experientes para lidar com esse tipo de situação. Contam com especialistas em marketing digital, gestão de redes sociais e inbound marketing.
Essas ferramentas ajudam o seu negócio a ter uma relação próxima com o seu cliente e desenvolver o poder de persuasão da sua marca.
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