_Leads qualificados: saiba por que são importantes para uma empresa

8 de janeiro de 2019
Aperto de mão

Gerar leads é uma necessidade de qualquer empresa que visa aproveitar as oportunidades e conquistar novos clientes. Entretanto, em um mercado cada vez mais desafiador e competitivo, é preciso fazer mais. Hoje, é fundamental que exista um fluxo de leads qualificados.

Estamos falando de algo mais do que simples dados do contato. O caminho é garantir que haja uma afinidade do cliente em potencial com o produto — uma necessidade ou mesmo um interesse específico por aquilo que sua empresa oferece.

Pensando nisso, mostraremos aqui por que os leads qualificados são tão importantes, além de darmos algumas dicas para atraí-los. Confira!

A eficiência da empresa é maior

Com tantas empresas vendendo produtos similares, é necessário oferecer um algo a mais e proporcionar ao cliente uma experiência única. Além disso, é essencial otimizar os processos que levam a esse objetivo, a fim de reduzir os custos operacionais e aumentar a eficiência da empresa como um todo.

É exatamente aí que os leads qualificados causam maior impacto. Com mais informações relevantes e um perfil mais claro do cliente em potencial, é possível aplicar suas estratégias de marketing e vendas com maior eficácia.

O resultado é um processo com maior número de conversões de leads e uma empresa que, no geral, tem maior produtividade.

O tempo desperdiçado é menor

Ao gerar leads menos qualificados ou mesmo genéricos, sua empresa passa a trabalhar com uma expectativa de baixo retorno. Isso significa trabalhar muito mais para conquistar uma quantidade de clientes que poderia ser filtrada anteriormente. O resultado é desperdício de tempo e frustrações consecutivas.

Nesse sentido, leads qualificados são insubstituíveis. Eles servem como uma espécie de filtro que aumenta as chances de fechar negócio, tornando o tempo das equipes mais frutífero.

Há, inclusive, um impacto secundário no desempenho. Afinal, frustrações no marketing e no comercial tendem a desmotivar as equipes, enquanto ações bem-sucedidas geram melhorias na produtividade.

A estratégia da empresa passa por mudanças

Assim como algumas mudanças devem ocorrer com a aquisição de leads qualificados, é indispensável realizar certas ações para que eles se tornem realidade. Por isso, fique atento às seguintes questões:

Palavras-chave long tail

Ao estabelecer os caminhos que levarão os motores de busca ao seu site, lembre-se de investir em pesquisas de long tail keywords, isto é, palavras-chave mais específicas. Elas revelam um interesse mais objetivo, fazendo com que um perfil bem definido de clientes chegue até você.

Campanhas segmentadas nas redes sociais

As redes sociais são ótimos ambientes para estabelecer relações mais fortes e duradouras com seus clientes. Portanto, mais do que simplesmente vender, trate de investir em campanhas de aquisição e engajamento.

Você pode fazer isso por meio da criação de conteúdos relevantes para aquele perfil de cliente, colocando-os em seu blog, ou criar posts e outros mecanismos que gerem discussões em torno dos seus produtos.

Landing Pages

As Landing Pages são ferramentas extremamente eficientes para conquistar novos leads. Mas você pode ir além do oferecimento de e-books e infográficos. Com conteúdos avançados que atendem a demandas mais específicas de clientes de fundo de funil, você adquire leads ainda mais qualificados.

O ideal é investir em uma variação dessas ferramentas, fazendo ajustes para que sua empresa alcance uma estratégia sob medida. Em pouco tempo, os leads qualificados farão parte da dinâmica interna de sua empresa!

Gostou do post? Então vá adiante e veja também os 5 erros que você deve evitar para ter uma boa estratégia de nutrição de leads!

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