4 dicas para usar o call-to-action para gerar leads

22-02-23
4 dicas para usar o call-to-action para gerar leads

A construção do relacionamento com o seu público-alvo requer muita atenção e foco no planejamento. É importante que a sua equipe de marketing se dedique às estratégias corretas com o objetivo de alcançar suas metas. Uma das opções disponíveis no marketing digital é o uso de call-to-action (CTA).

Os profissionais que trabalham com estratégias de inbound marketing lidam com esse termo diariamente. No entanto, é fundamental conhecer as boas práticas, pois essa é uma ótima oportunidade de envolver o usuário e permitir que ele tenha uma percepção melhor sobre a sua marca.

Por isso, é importante compreender mais sobre o assunto. A seguir, aprenda mais sobre o significado dessa estratégia e dicas para usar o CTA adequadamente. Boa leitura!

O que é um call-to-action?

Em resumo, trata-se de uma chamada para ação, em sua tradução literal. O call-to-action é uma maneira de conduzir o usuário a realizar uma ação específica, como deixar um comentário, compartilhar o conteúdo, seguir a sua página nas redes sociais ou mesmo efetuar uma compra.

Sem dúvida, é uma excelente forma de aproveitar a tecnologia a seu favor. O CTA ajuda a incrementar a geração de leads e a melhorar o engajamento dos leads. Por consequência, isso aumenta as taxas de conversão e otimiza outras métricas, como o tráfego dos seus canais.

Como fazer o call-to-action para gerar leads?

Seja por meio de apresentações de vendas, campanhas de e-mail marketing ou outras formas, o call-to-action precisa seguir boas práticas para atingir sua função principal. Veja as dicas a seguir para facilitar esse processo.

1. Utilize gatilhos mentais

Sem dúvida, essa é uma das melhores táticas para criar uma sensação de urgência no usuário. Existem vários tipos de gatilhos mentais, e é importante saber usá-los para aumentar as conversões.

2. Posicione os call-to-action em pontos estratégicos

Os call-to-action podem ser posicionados antes da barra de rolagem, no final de um conteúdo relevante para o usuário ou na barra lateral. É necessário analisar e escolher o tipo e a posição que se adequam melhor à sua estratégia.

3. Dê destaque visual

É importante chamar a atenção do usuário de maneira positiva. Isto é, ele deve ser atraído pelo seu call-to-action tanto visualmente quanto em termos de curiosidade. Para isso, utilize a psicologia das cores e incorpore elementos da sua identidade visual para instigar o usuário a clicar no CTA.

4. Faça testes A/B

Aqueles que trabalham com análise da taxa de conversão sabem a importância dessa ferramenta. Por isso, é recomendável realizar vários testes até que o call-to-action esteja atraente o suficiente para que o consumidor não resista em clicar nele.

Por fim, não se esqueça de usar verbos no imperativo e analisar a taxa de cliques para verificar a eficiência do call-to-action. Lembre-se de que ele precisa estar alinhado com o estágio de funil de vendas e a segmentação. Dessa forma, sua empresa poderá aumentar a taxa de conversão e conquistar mais clientes.

Quer receber mais dicas como essa? Então, siga nossas redes sociais agora mesmo: Instagram, LinkedIn, Facebook e YouTube.

Compartilhe: