_Inovação e marketing para repensar o seu negócio agora

3 de junho de 2020

 

A transformação digital deixou de ser aquele conceito que todos falavam e que poucos praticavam. A crise do Coronavírus nos mostrou o quanto empresas tradicionais estão suscetíveis a grandes impactos econômicos por causa da falta ou da pouca relevância de sua presença digital.

Em um momento de crise é fundamental voltar atenção para o fluxo caixa e traçar estratégias para que sua empresa possa encontrar alternativas de sobrevivência ou mesmo de crescimento.

Você sabe por onde começar? 

Sabemos que nem sempre é fácil, por isso trouxemos este conteúdo para ajudar a enfrentar a crise e alcançar resultados que podem ir além do momento. Nesta leitura você verá:

  • Dicas para adaptar o seu negócio para a transformação digital;
  • Estratégias de marketing para enfrentar e superar a crise.

Um dos segredos para enfrentar bem momentos de crise é estar preparado, mas e quando já está acontecendo? É preciso ter prudência para reduzir custos e investir certo, ou seja, buscar ações que você consiga medir bem os retornos e que sejam mais “flexíveis”.

Repense o seu modelo de negócio

A tal “transformação digital” já vinha sendo falada não é de agora, mas com a pandemia essa necessidade se tornou ainda mais latente. Nesse cenário, em que enfrentamos o distanciamento social e a pausa de muitas atividades presenciais, é super importante estar onde o seu público está: no ambiente online.

Além do atendimento online, ofereça novas formas de pagamento, por meio do uso de sites ou aplicativos especializados. Assim, seus clientes continuarão tendo a alternativa de adquirir seus produtos ou serviços. Para isso, separamos ferramentas que podem ajudar você no assunto e com baixo custo:

  • PagSeguro e PayPal: Com a criação de uma conta você consegue receber pagamentos vindos dos agendamentos do seu site ou aplicativo e ainda há soluções de cobrança via cartão de crédito e boleto bancário.
  • PicPay: Neste aplicativo, disponível tanto para Android quanto para IOS, você consegue enviar e receber dinheiro além de pagar boletos.
  • Contas em bancos digitais: por ser uma opção muitas vezes sem custo de manutenção, muitas pessoas estão criando contas em instituições financeiras como Nubank, Next e Banco Inter. As transações entre contas são facilitadas, precisando, para isso, muitas vezes somente do CPF ou CNPJ da empresa/pessoa que receberá o pagamento. Além disso, o Banco Inter, por exemplo, disponibiliza conta Pessoa Jurídica sem custo de manutenção, com a geração de 100 boletos e 100 TEDs mensais sem custo.

 

Inovação e Marketing

Um dos erros mais comuns que as empresas cometem em tempos de crise é subestimar o papel de áreas como inovação e marketing, por exemplo. Estes são setores que possuem um forte papel para manter o relacionamento e as vendas. Na crise não é diferente.

Ainda que possa representar uma fase de incertezas, a crise é o momento ideal para rever suas estratégias e buscar novas alternativas para o seu negócio. Uma estratégia que utilizamos com muitos clientes e que é super aderente a momentos de crise é o Inbound Marketing.

Mas o que é Inbound Marketing?

É uma metodologia de marketing focada em atrair, converter e encantar clientes. O Marketing de Atração, como também é chamado o Inbound, tem como objetivo criar uma conexão com o público-alvo por meio de Marketing de Conteúdo, SEO e Redes Sociais.

Com uma distribuição estratégica de conteúdo em formato de e-mails, post de blog, redes sociais, vídeos e mais, sua empresa será capaz de atrair o público certo de forma que ele fica genuinamente interessado no que você tem a publicar. Portanto, o objetivo é atrair leads qualificados por meio de conteúdos relevantes e úteis para que ele consiga solucionar os problemas dele.

Inbound em tempos de crise

Em tempos de isolamento social as pessoas estão ainda mais conectadas, o consumo de conteúdos na internet e as compras online nunca foram tão grandes. Por isso, sua empresa precisa abraçar a inovação para se destacar. 

Mesmo em mercados em que não é possível vender, o inbound é uma ótima alternativa para gerar autoridade para sua marca. É importante refletir, no pós crise, existirá uma gigante “demanda reprimida” por muitos produtos e serviços que atualmente não estão sendo consumidos, gerar essa conexão e autoridade com o público agora fará toda a diferença quando as vendas forem retomadas.

Segundo pesquisa da Mckinsey and Company de maio de 2020,
o consumo médio pós pico do Covid, na China, dobrou em relação
ao tempo de quarentena.

Durante o pico do COVID, o consumo médio esteve em 39% ,
em relação a antes da pandemia.
No pós pico, ele aumentou para 79%.

Uma forma de atrair os clientes certos no momento certo

O inbound marketing é o resultado de uma evolução da publicidade “tradicional”, ela foi criada com base na constatação da existência de um novo padrão de consumo, com pessoas mais conectadas e que buscam informações de forma digital. Com a crise isso fica ainda mais perceptível. Parou para pensar quantas pessoas que nunca tinham comprado online se viram fazendo pedidos em farmácias e supermercados de forma online? Ou mesmo na área da educação, onde praticamente todas as instituições de ensino tem implementado o EAD. Agora imagina como essa nova “cultura” impactará no comportamento dos consumidores pós-crise! 

Mas voltando ao inbound, um ponto fundamental é entender para quem devemos criar a nossa estratégia. E para isso, definimos a persona. Com base nessa representação do nosso público ideal conseguiremos identificar quais as principais “dores”, ou seja, quais os conteúdos que ajudarão esse futuro cliente na sua jornada de compra. Outro ponto importante no inbound é a geração de leads. Isso se dá quando conseguimos atrair um visitante para os nossos canais (blog, por exemplo) e ele deixa alguma informação de contato (e-mail, telefone, cargo, etc). 

Gerar leads é uma necessidade de qualquer empresa que visa aproveitar as oportunidades e conquistar novos clientes. Entretanto, em mercados cada vez mais desafiadores e competitivos, é preciso fazer mais. Hoje, é fundamental que exista um fluxo de leads qualificados. Para isso, utilize estratégias para nutri-los e transformá-los em clientes. Como exemplos temos:

  • A criação de e-books: Material que possibilita um maior aprofundamento no tema pelo qual demonstrou interesse.
  • E-mail marketing: Um dos principais canais responsáveis pela aproximação do cliente que já está na jornada de compra.
  • Materiais de interesse (ricos): é possível compartilhar com seus leads planilhas, gravar webinar, lives, e outros materiais que demonstrarão que sua empresa, além de vender, entende do mercado em que atua.

Trabalhe de forma alinhada com as tendências

Em qualquer área de atuação, todos sabem da importância de manter os olhos bem abertos para perceber o surgimento de novas tendências que podem impactar os negócios. O inbound é sem dúvidas uma forte tendência do marketing moderno, sendo capaz de oferecer excelentes resultados.

Aquela velha publicidade, que insiste na interrupção e em caçar audiência ao repetir excessivamente a lista de vantagens do seu produto não é mais válida. Todo mundo está sobrecarregado de informação e abrindo mão daquilo que não é relevante.

Todo o conceito de inbound marketing gira em torno de divulgar o conteúdo certo para as pessoas que têm o perfil de serem seus clientes. 

Tenha dados precisos e não jogue dinheiro no lixo

Ao investir em inbound marketing, você passa a contar com a possibilidade de acompanhar a performance de tudo em tempo real. Cada pessoa impactada pelas suas iniciativas é visível, contribuindo para dados bastante completos a respeito dos resultados da campanha.

Graças à esta característica, também é possível corrigir a sua estratégia a qualquer momento caso você perceba alguma tendência desfavorável nos números. Por exemplo, se você notar que não está impactando a parcela correta da audiência, pode mudar a direção a qualquer momento. Ou seja, você investe a sua verba de marketing de forma mais inteligente e pode medir de forma mais coerente o ROI (retorno sobre o investimento) das suas campanhas.

Se ficou em dúvidas de como colocar em prática o inbound na sua empresa, fale com nossa equipe, temos ótimos cases para te apresentar e um time de especialistas que saberão adequar o inbound a realidade do seu negócio.

Assista:

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