Uma empresa de tecnologia entende melhor a relevância de acompanhar métricas e indicadores nos seus mais diversos processos. Seja no marketing, nas vendas ou mesmo na operação, é fundamental conferir de forma objetiva como o negócio está. O Lifetime Value é um desses indicadores que ajudam a empresa a descobrir melhor o seu investimento por cliente.
Se você já percebeu que é possível impulsionar o crescimento e até mesmo aumentar a lucratividade da empresa com as estratégias direcionadas para o seu público, você deve conhecer melhor sobre o Lifetime Value. Veja como sua empresa de TI pode otimizar os resultados usando essa informação para entender quanto vale seu cliente. Boa leitura!
Em uma livre tradução, Lifetime Value poderia ser expressado como “valor da linha do tempo”. Essa é uma métrica que tem por objetivo descobrir a média que cada cliente gasta com a sua empresa. Diferentemente do ticket médio, que descobre o valor médio por compra, o Lifetime Value foca no investimento total que o cliente tem com a sua marca.
Na área de tecnologia e inovação essa métrica é fundamental, pois, normalmente, as soluções de tecnologia são oferecidas por uma venda recorrente e não em uma venda única. Além disso, esse indicador é importante para:
– ter metas mais realistas sobre o comportamento e retorno que você tem de cada cliente;
– criar estratégias para otimizar a receita por cliente a longo prazo e não por compra única;
– entender se as estratégias de marketing digital e de inbound marketing estão sendo eficientes e se os resultados são positivos.
Sabendo da importância de conhecer essa métrica, agora vamos descobrir como calcular o Lifetime Value e otimizar os resultados no seu negócio? O primeiro passo para achar esse valor é conhecer melhor a performance de outras 3 métricas.
1. Ticket médio: consiste no valor médio de compra por cliente, essa métrica é encontrada dividindo a soma dos valores de compra pelo número de compras efetuadas.
2. Taxa de retorno: quantidade de compras efetuadas no período de um mês.
3. Tempo: esse é o tempo médio que um cliente se mantém ativo na empresa.
Depois de levantar essas métricas, basta calcular o Lifetime Value da seguinte forma:
Lifetime Value = Ticket médio x Taxa de retorno x tempo
Na prática, podemos pensar assim: uma empresa que vende softwares de contabilidade para outras empresas tem um ticket médio de 100 reais (que é a média das diversas assinaturas feitas por clientes). Tem uma taxa de retorno de 1, pois como a venda é recorrente, os clientes fazem apenas uma compra por mês, e o tempo médio que os clientes se mantêm ativos é de 18 meses.
Lifetime Value = 100 x 1 x 18 = 1.800
Podemos dizer que o Lifetime Value dessa empresa é de 1.800 reais.
Sabendo disso, agora é hora de entender a importância dessa métrica para uma empresa de tecnologia. O primeiro ponto está relacionado ao custo de aquisição do cliente, ou CAC. Afinal, é fundamental fazer investimentos para acelerar as vendas e sabendo qual o retorno você tem por cliente você pode definir seu orçamento para marketing e vendas. Outro indicador diretamente ligado é a taxa de cancelamento de contratos.
Gostou de conhecer mais sobre o Lifetime Value? Você deve ter percebido que essa métrica é fundamental para uma empresa de tecnologia. Afinal, o modelo de vendas normalmente é na modalidade de contratos, que geram compras recorrentes.