O que é Lifetime Value e como aplicá-lo na sua empresa de tecnologia?

24-05-21
O que é Lifetime Value e como aplicá-lo na sua empresa de tecnologia?

Uma empresa de tecnologia entende melhor a relevância de acompanhar métricas e indicadores nos seus mais diversos processos. Seja no marketing, nas vendas ou mesmo na operação, é fundamental conferir de forma objetiva como o negócio está. O Lifetime Value é um desses indicadores que ajudam a empresa a descobrir melhor o seu investimento por cliente.

Se você já percebeu que é possível impulsionar o crescimento e até mesmo aumentar a lucratividade da empresa com as estratégias direcionadas para o seu público, você deve conhecer melhor sobre o Lifetime Value. Veja como sua empresa de TI pode otimizar os resultados usando essa informação para entender quanto vale seu cliente. Boa leitura!

Entenda o que é Lifetime Value e qual a sua importância

Em uma livre tradução, Lifetime Value poderia ser expressado como “valor da linha do tempo”. Essa é uma métrica que tem por objetivo descobrir a média que cada cliente gasta com a sua empresa. Diferentemente do ticket médio, que descobre o valor médio por compra, o Lifetime Value foca no investimento total que o cliente tem com a sua marca.

Na área de tecnologia e inovação essa métrica é fundamental, pois, normalmente, as soluções de tecnologia são oferecidas por uma venda recorrente e não em uma venda única. Além disso, esse indicador é importante para:

– ter metas mais realistas sobre o comportamento e retorno que você tem de cada cliente;

– criar estratégias para otimizar a receita por cliente a longo prazo e não por compra única;

– entender se as estratégias de marketing digital e de inbound marketing estão sendo eficientes e se os resultados são positivos. 

Veja como calcular o Lifetime Value da sua empresa de tecnologia

Sabendo da importância de conhecer essa métrica, agora vamos descobrir como calcular o Lifetime Value e otimizar os resultados no seu negócio? O primeiro passo para achar esse valor é conhecer melhor a performance de outras 3 métricas.

1. Ticket médio: consiste no valor médio de compra por cliente, essa métrica é encontrada dividindo a soma dos valores de compra pelo número de compras efetuadas.

2. Taxa de retorno: quantidade de compras efetuadas no período de um mês.

3. Tempo: esse é o tempo médio que um cliente se mantém ativo na empresa.

Depois de levantar essas métricas, basta calcular o Lifetime Value da seguinte forma:

Lifetime Value = Ticket médio x Taxa de retorno x tempo

Na prática, podemos pensar assim: uma empresa que vende softwares de contabilidade para outras empresas tem um ticket médio de 100 reais (que é a média das diversas assinaturas feitas por clientes). Tem uma taxa de retorno de 1, pois como a venda é recorrente, os clientes fazem apenas uma compra por mês, e o tempo médio que os clientes se mantêm ativos é de 18 meses.

Lifetime Value = 100 x 1 x 18 = 1.800

Podemos dizer que o Lifetime Value dessa empresa é de 1.800 reais.

Confira as principais métricas que impactam esse indicador

Sabendo disso, agora é hora de entender a importância dessa métrica para uma empresa de tecnologia. O primeiro ponto está relacionado ao custo de aquisição do cliente, ou CAC. Afinal, é fundamental fazer investimentos para acelerar as vendas e sabendo qual o retorno você tem por cliente você pode definir seu orçamento para marketing e vendas. Outro indicador diretamente ligado é a taxa de cancelamento de contratos.

Gostou de conhecer mais sobre o Lifetime Value? Você deve ter percebido que essa métrica é fundamental para uma empresa de tecnologia. Afinal, o modelo de vendas normalmente é na modalidade de contratos, que geram compras recorrentes.

 

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