Perfis em redes sociais: qual é o mais adequado para sua empresa?

30-05-17
Perfis em redes sociais: qual é o mais adequado para sua empresa?

Hoje, as redes sociais para empresas são utilizadas para colocar em prática suas estratégias de marketing. Porém, escolher a mais efetiva para o seu negócio nem sempre é uma tarefa fácil.

Para auxiliar você nessa missão, mostraremos aqui os pontos mais importantes em uma rede social empresarial, o que você deve considerar antes de criar perfis nesses canais e quais são as particularidades de cada uma delas. Acompanhe!

Qual a importância dos perfis em redes sociais para empresas?

Devido ao seu alcance, as redes sociais geram maior conhecimento de marca e lucratividade para as empresas. Para se ter uma ideia, mais de 78 milhões de pessoas possuem contas ativas em redes sociais somente no Brasil!

Além disso, as redes sociais são bons canais de atendimento e fidelização do cliente. Por meio delas, é possível entender os principais sentimentos do cliente quanto à sua empresa e ao seu produto.

As principais redes sociais, atualmente, são: Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Pinterest e Google+. Veja agora o que sua empresa deve saber antes de abrir um perfil em cada uma dessas redes sociais.

Como avaliar os tipos de perfis mais adequados?

Antes da criação de uma nova conta em alguma rede social, é importante observar alguns fatores como as preferências da sua persona, as mídias em que seu público-alvo está mais presente e quais são as possibilidades de gestão de cada uma.

Preferências do público

As preferências do público, em geral, são muito importantes e um ótimo indicativo de como começar a escolher qual (ou quais) redes sociais você deve estar presente. Se uma delas consegue atrair muitas pessoas, provavelmente sua persona (representação do seu cliente ideal) também está nessa rede.

Mídias nichadas

Ao mesmo tempo, há possibilidade de uma rede social não ter um grande número de contas, se comparada a outras, mas possuir as pessoas que mais se interessam por sua empresa.

Por isso, além de considerar aquelas redes cujo número de internautas ativos são grandes, leve em consideração aquelas em que o público é especializado e de interesse da empresa.

Possibilidade de gestão

Por fim, é necessário considerar a possibilidade de participação e engajamento da empresa com a rede que sua empresa considera criar um perfil, uma vez que as redes sociais devem ser nutridas corretamente. Por isso, é interessante que a empresa dedique algumas horas para cada perfil.

Quais as particularidades dos principais tipos de redes sociais?

Cada rede possui particularidades que a faz diferente das demais. Assim, cada uma delas deve ter um conteúdo criado especialmente para ela.

Facebook

O Facebook possui mais de 1,4 bilhão de contas criadas. Por lá, é possível criar fanpages (páginas destinadas a empresas e interesses) e ter contato direto com o cliente. Além disso, pode-se criar anúncios segmentados para divulgar seu serviço ou produto para seu público.

Twitter

A principal diferença do Twitter, quando comparado a qualquer outra rede, é a limitação de 280 caracteres para uma publicação. Tal fato faz com que suas publicações sejam mais objetivas e diretas, e também torna as imagens importantíssimas na comunicação.

Instagram

O Instagram é a rede mais conhecida e utilizada para divulgação de conteúdo em imagens. Essa rede é a favorita pelas empresas cujo apelo visual é maior.

Entretanto, pela sua popularidade, empresas de diversos ramos estão utilizando a rede. Por serem conectados, a gestão de anúncios e o engajamento dos usuários do Facebook e do Instagram podem ser interligados.

LinkedIn

A grande vantagem da rede está na possibilidade de encontrar um lead qualificado, uma vez que a rede é especializada em perfis profissionais e empresariais. Dessa forma, a rede é interessante para as empresas B2B (comércio entre empresas) e oferecem serviços a partir de produtos de grande valor agregado.

Google+

Embora a rede não seja tão utilizada, sua importância está em sua conexão de informações com o Google que, não raramente, poderá levar um usuário à sua página empresarial.

Pinterest

Rede social com grande número de mulheres e destinado a imagens para instrução, explicação ou humor. É um ótimo local para ter inspiração quanto a temas e fontes.

Perfis em redes sociais precisam ser nutridos com conteúdo personalizado, considerando todas as informações acima. Pense em qual lugar sua persona mais gasta seu tempo e invista nela. Para isso, no entanto, convém que você contrate um serviço profissional para a gestão de mídias sociais da sua empresa.

Quais os benefícios de contar com um serviço de gestão de redes sociais para empresas?

O trabalho de gestão de redes sociais exige uma série de conhecimentos técnicos e práticos. Eles vão desde questões voltadas à sociologia e às formas de interação e geração de laços nas redes, até questões que dizem respeito ao uso efetivo de cada um desses canais. Além disso, as redes sociais estão em constante atualização e, por conta disso, um time especializado pode ser decisivo.

Desse modo, é interessante que um time completo de marketing atue na gestão das redes sociais empresariais. Uma equipe completa, normalmente, pode envolver designers desenvolvendo a parte gráfica; profissionais da comunicação como jornalistas, relações-públicas e publicitários atuando na produção de conteúdo e estratégias de relacionamento com os públicos.

Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios de contar com o auxílio de uma agência especializada para fazer a gestão de redes sociais do seu negócio.

Realização de publicações frequentes

De nada adianta ter perfis nos diferentes tipos de redes sociais e deixá-los abandonados, sem posts. Assim, com um serviço terceirizado para essa gestão, é possível ter um calendário editorial completo, com estratégias de conteúdo exclusivas para o seu negócio.

Melhor custo-benefício

Conforme já visto, o conhecimento de profissionais de diferentes áreas da comunicação é necessário para a gestão de mídias sociais. A contratação de uma agência especializada pode sair mais em conta do que montar uma equipe interna com todos esses profissionais.

Análise contínua

Para saber como o público está reagindo aos conteúdos publicados nas redes sociais da empresa, é preciso acompanhar uma série de métricas. Entre elas: perfil do público, taxa de engajamento, taxa de conversão, retorno sobre o investimento (ROI), entre outros. Somente assim, com base em números reais e concretos, é possível definir e alterar o rumo das estratégias, para que os resultados sejam ainda mais efetivos.

Aumento da reputação digital

A sua empresa precisa ser bem-vista na internet e estar presente em canais na web é uma maneira de desenvolver um bom relacionamento com os seus clientes. Por isso, é preciso responder sempre os comentários, solicitações de mensagens e qualquer outro tipo de interação que as pessoas fizerem com a sua marca. Isso é muito importante para garantir que as páginas recebam boas avaliações e assim aumentem a reputação digital da marca.

Personalização

Todos os canais das suas redes sociais precisam ser padronizados de acordo com a identidade visual e a cultura organizacional da sua empresa. Dessa forma, uma agência pode sempre produzir posts com elementos gráficos como tipografia padrão, cores e logotipo da sua empresa. Além disso, o estilo de linguagem adotado nos textos também é sempre padronizado, de acordo com o público ou persona para o qual ele é destinado.

E então, conseguiu entender um pouco mais sobre os tipos de redes sociais para empresas e como é importante ter parcerias estratégias com agências especializadas para fazer essa gestão? Então não perca mais tempo e comece hoje mesmo esse trabalho.

A Atratis Digital é uma agência especializada em inbound marketing e mídias digitais, que conta com toda a tradição de mais de 30 anos no Grupo Fortes. Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar a sua marca a se destacar no mercado.

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