Vendas na pandemia: saiba 4 dicas práticas para aumentar as suas vendas e superar a crise

22-04-21
Vendas na pandemia: saiba 4 dicas práticas para aumentar as suas vendas e superar a crise

As vendas na pandemia podem ter apresentado algumas perdas na área de produtos, mas principalmente para o setor de serviços. Um corte de gastos global por conta dos impactos da Covid-19 só agravou a situação, levando negócios à falência. Para contornar essa situação, é muito importante desenvolver planejamentos que acelerem as vendas.

O uso de e-commerces tem se destacado neste cenário. Esse fenômeno só reforça o quanto consumidores dos mais diferentes mercados estão on-line e confiantes para realizar suas compras de forma virtual. Neste artigo, apresentamos várias dicas para você implementar na sua empresa de tecnologia e estimular o crescimento do negócio. Boa leitura!

1. Apresente várias alternativas de vendas na pandemia

Talvez você já tenha ouvido falar em estratégias como omnichannel e multicanal. Soluções que apresentem diversos canais, como o case da Multivendas Unimed, indicam o quanto é importante ter atenção para as diferentes mídias digitais e a possibilidade de fechar negócio por elas.

Telegram, WhatsApp, Instagram, e-commerce e e-mail marketing são alguns dos canais nos quais sua empresa pode investir para acompanhar as novas tendências de comportamento do consumidor. Estude as preferências da sua audiência e garanta a presença da sua empresa nos canais mais importantes para o seu público. Assim, você concentra sua energia e potencializa as conversões.

2. Aproxime-se do seu público e gere confiança e credibilidade

Quando o assunto é vendas, isso não significa desenvolver apenas abordagens para fechar novos negócios. Outro fator que faz total diferença nesse processo é a forma como o potencial cliente percebe a sua empresa. A preferência por marcas reconhecidas e que oferecem maior qualidade, entre outros atributos, é o mais comum na hora de finalizar uma compra.

Por isso, tenha estratégias para dar visibilidade para seu negócio e ao mesmo tempo criar autoridade com o público. A produção de conteúdo para a web é ideal para atrair as pessoas certas e mostrar os benefícios e as diferenciais da sua empresa em relação ao mercado. Aproveite a estratégia para coletar leads e iniciar funis automáticos de vendas com seu público.

3. Desenvolva uma força-tarefa para a digitalização da sua empresa

Essa dica parece contraditória para uma empresa da área de tecnologia, mas a verdade é que, antes da pandemia, muitos negócios de TI mantinham seus modelos de comunicação focados mais no off-line do que no on-line. Então, aproveite esse período para rever as estratégias e os planejamentos de comunicação e marketing da sua empresa.

Vários passos são importantes para realizar uma transformação digital no marketing da empresa. O básico é começar a pensar no posicionamento da sua marca nas diferentes mídias e como fazer para manter a qualidade do atendimento e das entregas mesmo com a transição. Por mais que uma conversa por vídeo-chamada não seja a mesma coisa que uma presencial, é possível desenvolver abordagens para compensar essa situação.

4. Facilite o processo de compra oferecendo vários modelos de pagamento

Por fim, outro ponto bastante relevante para quem quer vender mais durante este período é estudar os diferentes métodos de pagamento e como oferecê-los para o público. Se as opções de boleto e cartão eram as mais recorrentes para negócios on-line há poucos anos, hoje já temos o PIX e transferências pelo Facebook e pelo WhatsApp.

Como você deve ter percebido, aumentar as vendas na pandemia é uma excelente estratégia para dar tração ao seu negócio e planejar um crescimento sólido assim que a situação normalizar. As estratégias digitais — tanto de marketing quanto de vendas — são muito importantes nesse processo.

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