Aumentar o engajamento no Instagram não é uma tarefa simples. É preciso paciência e muito trabalho para que o conteúdo produzido comece a ter a performance desejada. Apesar de difícil, há algumas dicas valiosas para alcançar mais interações nas suas postagens, e é isso que você vai conferir neste post. Agora, você sabe o que é engajamento e o motivo de ser importante para o seu perfil? Continue a leitura para descobrir!
O engajamento é o nível de interação que o público tem com o conteúdo produzido por determinado perfil. No Instagram, isso é medido por ações como curtir a publicação, comentar, salvar, compartilhar, enviar mensagens diretas etc.
O engajamento é a melhor forma de medir a resposta do público para com as postagens que são feitas e, com isso, analisar se elas estão “conversando” adequadamente com seus seguidores. Se estiverem, vai ser mais fácil sua marca alcançar os objetivos estabelecidos no Instagram.
Quer saber o que pode fazer para engajar melhor seus seguidores? Leia algumas dicas especiais, a seguir.
Você pode ter o feed mais bonito e organizado do Instagram, mas seu perfil não vai ter o engajamento que gostaria se suas postagens não conversarem diretamente com seus seguidores. Por esse motivo, é importante fazer um estudo da persona do seu negócio e que todo o planejamento de conteúdo seja voltado para ela. Com isso, você vai ganhar autoridade no assunto e o engajamento almejado.
A frequência de postagens é muito importante para seu perfil ter engajamento. É como diz o ditado “quem não é visto, não é lembrado”, e isso serve também para sua marca. É imprescindível que pense em um calendário de posts estabelecendo uma periodicidade das publicações que vai fazer.
Além disso, analise quais são os melhores horários para fazer os posts. O Instagram disponibiliza insights para os perfis profissionais em que é possível ver em quais dias da semana e horários seus seguidores estão online. Use isso a favor da sua marca.
O Instagram agregou diversos formatos com o passar dos anos. Além do feed, a plataforma permite que os seus usuários postem conteúdo nos Stories, no Reels, no IGTV e em lives. Fazer uso de todas essas possibilidades é bem visto pelo algoritmo da mídia social, aumenta a possibilidade de as pessoas encontrarem seu perfil e, consequentemente, melhora o engajamento da sua página.
Para ter um bom engajamento no Instagram, é preciso interagir com os seguidores. Logo, responder a comentários feitos em posts e conversar com pessoas que enviaram mensagens diretas pode gerar uma vontade cada vez maior nas pessoas de se comunicarem com a sua empresa.
O uso de Call-To-Action (CTA) é imprescindível para uma boa estratégia de Inbound Marketing, e com o Instagram não poderia ser diferente. Ao usar as CTAs nas postagens, você direciona a sua persona a continuar interagindo com seu conteúdo. Por isso, procure sempre pedir nas suas publicações que os seguidores curtam, comentem, salvem ou compartilhem o que você produziu.
As hashtags são importantes para gerar engajamento, pois elas aumentam a possibilidade das pessoas encontrarem seu conteúdo, porém é imprescindível usá-las estrategicamente. Isso porque o uso de hashtags que não condizem com o que está postando pode causar o efeito contrário e não atrair ninguém. Portanto, veja quais são as hashtags que retratam exatamente o seu post e que vai conversar melhor com o objetivo dele.
Você viu como pode aumentar o engajamento no Instagram com algumas práticas simples, mas que fazem toda a diferença. Gostou das dicas? A Atratis tem uma equipe especializada em gestão de mídias sociais que pode ajudar a planejar conteúdos relevantes para o seu Instagram bombar com o seu público-alvo.
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