Saiba por que sua estratégia digital não pode ignorar o fluxo de nutrição!

22-01-19
Saiba por que sua estratégia digital não pode ignorar o fluxo de nutrição!

Você sabe o que significa fluxo de nutrição? Trata-se de uma sequência de e-mails enviados para pessoas que fazem parte de um segmento específico com a intenção de conseguir um objetivo. Pode ser, por exemplo, efetuar uma venda, conseguir aumentar o número de downloads de e-books etc.

Agora, você deve estar se perguntando: qual é o grande segredo dessas estratégias? Elas ajudam a criar ou melhorar o relacionamento com os clientes. Isso acontece porque, constantemente, são enviadas mensagens para compartilhar novidades ou conteúdos relevantes ao público-alvo.

Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post, abordaremos a importância do fluxo de nutrição na sua estratégia de marketing digital e forneceremos algumas dicas de como enviar bons e-mails para as pessoas certas. Vamos lá?

Qual é a importância do fluxo de nutrição?

Devido à construção de um relacionamento com os clientes, você consegue encontrar maneiras de agregar valor ao produto. O fluxo ainda apresenta a vantagem de enviar conteúdos adequados às pessoas certas, no tempo correto e nos locais adequados.

Tudo isso ajuda na produtividade (não é necessário ficar enviando vários e-mails, por exemplo) e auxilia o seu empreendimento a otimizar a conversão e, consequentemente, aumentar o número de vendas.

Como fazer um bom fluxo de nutrição?

É importante enviar e-mails com regularidade, pois, se for enviada apenas uma mensagem e depois nunca mais entrar em contato com a pessoa, perde-se a chance de estabelecer um relacionamento com o cliente.

Existem algumas práticas que ajudarão nisso. Entre elas estão a segmentação de contatos, a produção de conteúdos personalizados e o número de mensagens adequado. Abordaremos sobre esses pontos na sequência do post. Continue lendo!

Segmentação adequada

Muitas empresas podem ter mais de um público-alvo. Dessa forma, é importante ter os dados dos leads em mãos e dividi-los em grupos, para que possam receber mensagens e conteúdos diferentes. Portanto, é necessário fazer um fluxo diferente para cada grupo.

Há vários critérios que você pode usar na segmentação do seu público. Entre eles estão a profissão da pessoa, idade, estágio na jornada do consumidor, conteúdos que o indivíduo já consumiu ou interagiu, entre outros.

Conteúdo personalizado

Os conteúdos produzidos visando a nutrição de leads devem gerar valores relevantes para que se tenha o resultado esperado. Procure oferecer informações que ajudem as pessoas a tomarem melhores decisões, resolverem problemas ou esclarecerem dúvidas sobre o produto ou serviço oferecido pela sua empresa.

Quantidade de mensagens apropriadas

Outro ponto que merece atenção é em relação ao número de mensagens. Geralmente são enviadas de 3 a 5 mensagens ao cliente. Não se esqueça de também de aplicar boas práticas do e-mail marketing. Entre elas estão o uso de assuntos curtos e chamativos, não escrever mensagens muito longas, layout otimizado para dispositivos móveis e finalizar o e-mail com um call to action claro e atrativo.

O fluxo de nutrição é fundamental para construir um relacionamento com os leads. Muitos deles podem se tornar clientes da sua marca futuramente, contribuindo com o aumento do número de vendas. Os resultados se tornam ainda mais eficazes se as mensagens forem segmentadas, fornecerem bons conteúdos e adotarem boas práticas de e-mail marketing.

Agora que você já sabe como funciona o fluxo de nutrição, leia este post e veja o que são leads para que possa nutri-los de maneira adequada.

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