_On the Road Fortaleza 2016 – Confira tudo que rolou

1 de junho de 2016

Em maio desse ano, Fortaleza recebeu a segunda edição do RD On The Road. O evento teve mais de 250 participantes, com cerca de 10 horas de programação, nove palestras e muitas oportunidades de geração de negócios.
Nós, da Atratis Digital, marcamos presença como patrocinadora oficial e captamos importante conteúdo que queremos compartilhar com você.

As palestras foram divididas em temas como inbound marketing, produção de conteúdo, dicas para vender o serviço de inbound marketing e para acompanhar o pós-venda. Foram momentos de muito conhecimento compartilhado, importantes dicas para quem está começando e para quem já domina o assunto. Todas as palestras foram ministradas por grandes nomes do mercado, como Vitor Peçanha (Rock Content Founder), André Alves (Channel Account Manager da Resultados Digitais), Eric Santos (CEO da Resultados Digitais) e Thiago Gabri (Inbound Sales General Manager da Resultados Digitais).

Palestras

Inbound Marketing: O que você precisa para começar

Esse foi o tema da primeira palestra de Thiago Gabri, que apresentou o processo de compra em cinco passos:

  • Aumentar o Conhecimento acerca do produto;
  • Reconhecimento do Problema;
  • Consideração da Solução;
  • Avaliação da Compra;
  • Primeira Gratificação.

Essas etapas são importantes para destrinchar o caminho que o cliente percorre para finalizar a compra e, com ele, é possível descobrir gargalos que o impedem de adquirir o produto. Lembrando que essas etapas podem ser puladas e que o cliente é o principal responsável por passar por elas. Thiago destacou que “o processo acontece de forma self-service“.

Como oferecer serviços de inbound

Nara Vaz conversou um pouco sobre o processo de venda para ajudar a agência de marketing digital. Nara deu dicas, apresentou cases e compartilhou experiências. Um ponto importante abordado nessa palestra é a diferença entre inbound e outbound marketing, que abordaremos mais à frente.

Pré-Vendas

Theo Orosco destacou pontos importantes para captar o lead, como campanhas de e-mail marketing, que podem chegar até 14% de taxa de abertura quando bem planejadas. Outra dica do Theo foi utilizar o CRM PipeDrive para acompanhar o fluxo de vendas.

Relacionamento com clientes atuais e em potencial

Na palestra de André Siqueira, foram apresentados toques sobre estreitamento de relacionamento com o cliente, sobretudo com um conteúdo amigável e objetivo. Conteúdo esse que Vitor Peçanha apresentou em “Produção de Conteúdo”.

Produção de Conteúdo

Vitor é fundador da Rock Content, maior empresa do país especializada em criar conteúdo. Vitor apresentou importantes cases de mercado, como esse da GoPro e da própria Rock Content, que apresenta soluções e sugestões de melhor aproveitamento do produto ou conteúdo, respectivamente. O canal da Go Pro vende o produto indiretamente, apresentando apenas vídeos de clientes utilizando a câmera em cenas belíssimas e inspiradoras. O produto não é ofertado, mas a experiência, sim.

Ele também destacou cinco verdades para uma estratégia de conteúdo de sucesso:

  1. Planejamento é essencial;
  2. É necessário ter paciência;
  3. O trabalho nunca acaba;
  4. Criatividade não é tão importante;
  5. Nem tudo que funciona hoje funcionará amanhã.

Dicas e hacks de aquisição de tráfego e leads

Alberto André, em sua palestra “Dicas e Hacks de aquisição de tráfego e Leads“, apresentou algumas plataformas que fazem com que uma boa estratégia de inbound marketing, com um bom planejamento decole de vez, como o SemRush, OutBrain, Taboola e o Moz.

Outro ponto importante tocado por Alberto foi que “marketing de conteúdo sozinho não funciona”, é necessário ter um bom investimento, principalmente porque o resultado de uma campanha de inbound marketing é colhido a longo prazo. E o que fazer durante o tempo que precede essa captação de resultados? Investir financeiramente nos seus canais de divulgação é a opção mais relevante para quem quer colher bons frutos mesmo antes do tempo esperado de retorno de uma campanha de inbound. Interessante, não?

A metodologia da RD para o sucesso no marketing

Apresentada por Aluysio Ferreira, destacou o modelo de negócios que está revolucionando o mercado publicitário digital. Uma frase importante de Aluysio foi “Não espere o perfeito. Melhor o feito que o não feito”, apresentando que tudo na comunicação pode ficar atrasado com facilidade, destacando a importância de mostrar a informação relevante para o cliente na hora em que ele precisa e da maneira que ele quer a informação.

A otimização de campanhas também foi um ponto importante destacado por Aluysio. Mapear e escalar o resultado apresentado, para otimizar a campanha e descobrir onde pode-se melhorar são pontos essenciais para seguir com a meta inicial. Sem falar que, dependendo do desempenho da campanha, a meta pode ser alterada para mais, já que o resultados não podem esperar. 😀

Como construir e gerenciar uma máquina de crescimento

Esse foi o tema final apresentado pelo CEO da Resultados Digitais, Eric Santos. Ele apresentou comparativos importantes entre marketing tradicional (outbound marketing) e o inbound. Apresentou cases de sucesso que destacaram a importância do inbound e falou que uma campanha não pode ser criada de uma hora para a outra, destacando mais uma vez a importância de um planejamento para captar negócios e resultados relevantes.

Revisamos acima alguns pontos destacados no evento, mas, nos próximos dias, publicaremos posts específicos com os conteúdos detalhados das principais palestras. Acompanhe nosso blog e confira o que de melhor rolou no RD On The Road Fortaleza.

Antes de finalizar, veja algumas imagens do evento, se quiser conferir outras fotos, veja a cobertura completa na nossa página no Facebook.

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