Video Marketing: descubra a importância para a sua estratégia de conteúdo

21-02-24
Video Marketing: descubra a importância para a sua estratégia de conteúdo

Conteúdos no formato audiovisual são dinâmicos, atrativos e os preferidos para grande parte das pessoas. O vídeo marketing surge com o objetivo de aproveitar este tipo de material para atrair, engajar, educar e vender para o público.

Neste artigo, falamos sobre o uso do vídeo para turbinar marketing e vendas do seu negócio. Entenda melhor o conceito dessa estratégia, veja como é importante para atingir os resultados e descubra como usar na prática, monitorando suas ações. Boa leitura!

O que é vídeo marketing e como ficou tão popular?

Toda vez que um conteúdo audiovisual é produzido com a finalidade de uma marca se relacionar com o público, podemos chamar este produto de vídeo marketing. A lista de formatos de vídeo marketing é bastante extensa. Como principais tipos, podemos destacar:

  • vídeo promocional;
  • vídeo institucional;
  • vídeo de depoimento;
  • avaliação de produtos;
  • vídeo tutorial;
  • webinar;
  • vlog;
  • estudo de caso.

Este modelo se popularizou tanto por ajudar em várias etapas da experiência de compra quanto por ser consumido por praticamente qualquer tipo de público e também ser altamente compartilhável.

Com a popularização da internet devido à transformação digital, ficou ainda mais fácil usar o vídeo marketing com a audiência certa.

Hoje em dia, com as redes sociais, os vídeos curtos se tornaram os queridinhos de qualquer estrategista de conteúdo.

Qual é a importância do vídeo marketing na estratégia de conteúdo?

Uma estratégia de conteúdo eficiente precisa gerar resultados concretos. Isso significa trabalhar a imagem da marca, gerar novos leads qualificados para a compra e, claro, vender.

Uma grande vantagem do conteúdo em vídeo é que ele ajuda a dar forma para produtos que às vezes são difíceis de apresentar para o público como os serviços oferecidos na área de tecnologia.

Um vídeo pode explicar como se usa determinado software, as vantagens, mas principalmente, transmite emoções, agregando valor mais fácil para a solução apresentada.

Além disso, o vídeo marketing é importante, pois é um formato no qual é mais fácil explicar processos, conseguindo maior assimilação do público. Ele também é mais facilmente compartilhado entre as pessoas e gera interação e engajamento com a marca.

Outro fator importante do vídeo marketing é que ele gera autoridade para a pessoa ou marca que assina sua produção. Este tipo de conteúdo aumenta o tráfego orgânico, além de ser um excelente argumento nas etapas de conversão.

Como usar o vídeo marketing e mensurar os resultados obtidos?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é o objetivo que você pretende alcançar com o vídeo marketing. Por mais que uma apresentação do seu produto tenha ficado muito boa, provavelmente ela não se encaixa nas ações para atrair e engajar a audiência nas redes sociais.

Depois de definir quais formatos de vídeo serão produzidos, é hora de roteirizar o material. Em seguida é hora de gravar e editar, conferindo se som e imagem ficaram com qualidade. Não precisa ser uma produção de Hollywood, mas a qualidade é fundamental.

Para incluir o vídeo marketing na sua estratégia de conteúdo, é preciso entender quais serão os canais de entrega — podem ser redes sociais como YouTube e Instagram ou mesmo o próprio site da empresa.

Também é importante estabelecer quais métricas serão monitoradas para entender o impacto dos seus vídeos. Alguns indicadores que você pode usar são:

  • visualizações — para saber quantas pessoas viram o vídeo;
  • taxa de retenção — tempo que o usuário assiste ao vídeo;
  • taxa de engajamento — curtidas, comentários e compartilhamentos do material;
  • abandono — para descobrir o momento exato em que as pessoas deixam de assistir ao vídeo;
  • CTR — taxa de cliques quando há links no vídeo ou na sua descrição.

Como você deve ter percebido, uma estratégia de vídeo marketing eficiente pode impulsionar os resultados de marketing do seu negócio. Lembre-se de manter a qualidade, mesmo que sejam soluções simples e até mesmo com um ar mais caseiro.

Se você gostou deste artigo e quer garantir conteúdos para melhorar os resultados de marketing da sua empresa, então siga a gente no Instagram, Facebook e LinkedIn e confira dicas relevantes para seu negócio!

Compartilhe: