Vídeos convertem mais? Entenda a importância da comunicação audiovisual na estratégia de marketing

26-12-23
Vídeos convertem mais? Entenda a importância da comunicação audiovisual na estratégia de marketing

A comunicação audiovisual é uma importante ferramenta para atrair, educar e vender para novos clientes. Sejam em modelos de negócio B2C ou B2B, o conteúdo no formato de vídeo é mais atrativo, didático e consegue emocionar com maior facilidade.

Neste artigo, explicamos o que é a comunicação audiovisual, além de mostrar como ela é fundamental para uma estratégia de inbound marketing de sucesso. Confira também as principais dicas para usar seus materiais e alcançar os resultados esperados. Boa leitura!

O que é comunicação audiovisual e quais são seus tipos?

Como o próprio nome sugere, o conteúdo audiovisual é todo material que reúne áudio e imagem em uma mesma mídia: os vídeos. Sendo assim, a comunicação audiovisual consiste na produção de vídeos com o objetivo de atender às demandas de um plano de comunicação, normalmente focado em empresas.

Enquanto uma imobiliária pode criar vídeos para divulgar os imóveis com os quais trabalha, uma empresa de TI pode montar um portfólio ou explicar como usar um determinado software por meio de vídeos.

Os tipos de vídeos usados na comunicação e nas estratégias de vídeo marketing são muitos. Dentre eles, podemos destacar os:

  • vídeos tutoriais, que ensinam algo;
  • webinars, ao vivo ou gravados, que aumentam a autoridade da marca e ainda funcionam como conteúdos ricos;
  • vídeo de depoimento, para mostrar o que outros clientes acham da marca;
  • vídeos comerciais, com o objetivo de vender um serviço ou produto;
  • entrevistas, que agregam valor para a marca trazendo um convidado especialista no assunto;
  • FAQ vídeo, um formato mais dinâmico e atrativo para o popular perguntas e respostas das empresas.

Por que é importante usar a comunicação audiovisual na estratégia de marketing?

Depois de conferir os principais tipos de vídeo você já deve ter pensado como ele é realmente importante na estratégia de marketing. Para o setor de tecnologia, o vídeo se destaca, pois ajuda a dar forma para as soluções, fazendo com que o desenvolvimento de um aplicativo, por exemplo, seja tão concreto para o cliente quanto uma caixa de bombons.

Além disso, a comunicação audiovisual também ajuda em diversos aspectos do marketing como:

  • geração de autoridade;
  • aumento das conversões;
  • branding (gestão da marca);
  • atração do público certo;
  • educação do público;
  • conteúdo altamente compartilhável.

Como usar o audiovisual nas estratégias de marketing digital?

Anúncios na TV sempre tiveram alto impacto com o público e alto valor de investimento para as empresas. No marketing digital o vídeo continua sendo o queridinho do público, porém agora com um investimento muito menor, se tornando essencial para alcançar os resultados esperados.

Atualmente, os vídeos são a mídia mais consumida pelo público nas redes sociais. Seja no TikTok, Instagram ou YouTube, as empresas precisam saber utilizar esta mídia para prosperarem.

Essas plataformas permitem que os criadores de conteúdo criem variados formatos de vídeos. Sendo curtos ou longos, na horizontal ou vertical, o importante é saber usar cada um de acordo com a sua estratégia.

Confira as principais dicas para otimizar o uso de vídeos, inserindo-o no seu planejamento de marketing digital.

Desenvolva bons materiais

As soluções em vídeo podem ser bastante simples, inclusive usando recursos como animações e vídeos já prontos para auxiliar na explicação de algo. O fundamental é que sejam materiais de qualidade, com um som limpo (sem ruídos) e imagens bem resolvidas.

Lembre-se que o material deve ser focado no seu público. Isso significa que conteúdos audiovisuais para o marketing de empresas B2B talvez precisem ser mais sérios, enquanto materiais para clientes jovens tendem a contar com o humor para atrair o público.

Crie uma frequência de publicações

Na hora de pensar na distribuição de conteúdo, também é importante se atentar que alguns formatos pedem uma série de vídeos e não um único material. Este é o caso de a empresa apostar em redes sociais de vídeo como o YouTube.

Conte com uma agência especializada

Para garantir as melhores produções e também o melhor planejamento para distribuição dos seus vídeos, é fundamental buscar ajuda profissional. Uma agência conta com uma equipe especializada nos diferentes setores para a criação de uma comunicação audiovisual eficiente.

Se você gostou deste conteúdo e quer aproveitar os benefícios da comunicação audiovisual no seu negócio, então entre em contato com a gente. Sabemos que seu negócio é único e desenhamos estratégias exclusivas para cada negócio atingir os resultados esperados!

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