Para expandir as estratégias de inbound marketing da empresa é fundamental tomar algumas medidas, como criar uma newsletter. Essa ação dá ao profissional a oportunidade de captar novos contatos para iniciar a construção de um relacionamento com potenciais clientes.
Ações que envolvem newsletter proporcionam diversos benefícios, como uma comunicação mais íntima e próxima entre empresa e seus consumidores. Além disso, é possível enviar mensagens personalizadas para personas bem definidas, segmentar o público e fazer um acompanhamento mais preciso do resultado dos envios.
Que tal saber mais sobre o assunto? Neste post vamos mostrar como criar uma newsletter impecável para a sua empresa. Confira!
Antes de fazer um disparo de newsletter é preciso segmentar a base dos seus contatos. Mesmo que a sua empresa só tenha uma persona, é provável que os clientes que receberão esses e-mails tenham interesses distintos relacionados ao negócio e possam estar em estágios diferentes do funil de vendas.
Com isso, você pode criar fluxos de nutrição e fazer envios considerando as características dos contatos. Essa ação fará com que sua empresa consiga mais engajamento com os destinatários por causa da personalização dos e-mails.
O principal objetivo da newsletter é incentivar o cliente a fazer uma ação específica, como visitar um blog, comprar um produto, baixar um conteúdo etc. Utilize uma linguagem clara e objetiva e procure introduzir um CTA (call to action) — chamadas que indicam a próxima ação, como “saiba mais”, “baixe agora” ou “acesse já”.
Além dessas estratégias, para criar uma newsletter que foque em conversão é fundamental criar um título de e-mail atraente e que vá direto ao ponto. No corpo da mensagem, siga os mesmos passos para conseguir a confiança do cliente.
É muito importante saber o momento certo de enviar a newsletter para não correr o risco de importunar o cliente e ser marcado como spam. Durante o planejamento, confira a quantidade de e-mails que serão disparados e mantenha uma rotina. Encaminhe pelo menos uma newsletter a cada 15 dias e evite o envio de mais de três por semana.
Somente com uma boa análise dos resultados é possível perceber o que pode ser melhorado na ação. Uma boa campanha envolvendo newsletter requer um bom conteúdo, mas também alguns experimentos para alcançar a estratégia certa. Crie relatórios com os resultados de conversões, vendas, engajamento e monitore-os.
O envio de newsletter é apenas uma campanha que engloba uma estratégia maior. Por isso, é essencial conhecer o público da empresa e entender muito bem as suas metas, que podem ser aumentar as vendas, incentivar o download de conteúdos, entre outras. Após determinar os objetivos, construa os e-mails e defina como serão os envios.
Os e-mails disparados para uma base de contatos bem definida servem para desenvolver o relacionamento entre empresas e potenciais clientes. Por isso, é muito importante saber como criar uma newsletter. Faça uso da segmentação de seus contatos e fale com quem quer conversar. Tenha em mente que o foco desses disparos é sempre a conversão para outra ação. Logo, conquistar a confiança do cliente é essencial.
Agora que você já sabe mais sobre a criação de uma boa newsletter, entre em contato com a gente e veja as opções de serviços que podemos oferecer para a sua empresa.