Os canais de atendimento ao cliente podem ser descritos como pontos de contato que permitem que público e empresa interajam e se relacionem. É por meio desses canais que clientes podem esclarecer dúvidas e fazer reclamações, por exemplo.
Para alcançar os diferentes perfis de consumidores, é importante contar com canais de atendimento variados e investir em qualidade. Pensando nisso, vamos apresentar neste artigo 4 dos principais canais. Por isso, continue a leitura e confira!
Os canais de atendimento são fundamentais para conseguir mais rapidez no contato do cliente com a empresa, permitindo que eles tenham aonde recorrer nos momentos de necessidade. Ao criar um relacionamento com o cliente e trazer mais agilidade na resolução dos problemas, aumentam-se as chances de satisfazê-lo e fidelizá-lo.
Por esse motivo, a empresa que implementa esses canais se posiciona em um patamar acima da concorrência, alcançando maiores chances de aumentar a lucratividade. Porém, para isso é importante sempre investir em melhorias para oferecer um atendimento de alto nível aos clientes.
Agora que você entendeu a importância de implementar canais de atendimento ao cliente, é hora de definir os mais adequados para garantir uma conexão eficaz. A seguir, conheça alguns dos principais canais.
Um dos canais de atendimento mais tradicionais, o telefone continua sendo usado para manter contato direto com o público. A maior vantagem consiste na possibilidade de contato imediato com a empresa, além de ser usado em qualquer lugar do país.
Porém, como o atendimento via telefone não permite ver o rosto do cliente, é preciso cuidado para transmitir as informações de maneira clara e amigável. Usar um tom de conversa vago e palavras negativas pode deixar o cliente insatisfeito ou irritado com o atendimento, por exemplo.
As redes sociais estão presentes no dia a dia dos consumidores e tornaram-se um importante canal de comunicação com as empresas. Entre as mais usadas podemos citar o Facebook, YouTube e Instagram, sendo fundamental a escolha daquelas que melhor se encaixam ao perfil da persona do negócio.
Para um atendimento mais próximo, muitas vezes, empresas se comunicam de maneira mais informal e descontraída nas redes sociais. Ao optar por esse meio de contato com os clientes, é fundamental manter um tempo de resposta baixo. Caso contrário, a demora pode resultar na insatisfação dos usuários.
Os chats online geralmente são a opção de clientes mais ligados à tecnologia e meios de comunicação. Eles podem ser acessados por meio de plataformas como WhatsApp, Telegram, Twitter e Facebook.
Atualmente, os chatbots vêm ganhando mais espaço no mercado. Essa inovação faz o uso de softwares que respondem aos usuários de forma automática, agilizando o atendimento. Para o atendimento ser mais próximo e personalizado, a solução é contar com os chamados videochats (que, como o próprio nome diz, também utiliza o vídeo na comunicação).
Apesar de o e-mail ter perdido parte de sua popularidade nos últimos anos, ainda segue como um canal com grande volume de interação dos consumidores com as empresas. Por ser um meio de atendimento mais impessoal, é preciso evitar que a comunicação com o cliente acabe se tornando muito formal e “robótica”. Também, é preciso de cuidado para que o tempo de resposta não seja longo.
Neste artigo, você conheceu os canais de atendimento ao cliente mais populares e eficazes. É importante definir os canais mais adequados para o seu negócio e dar a devida atenção aos clientes que os utilizam para ser capaz de fidelizá-los.
Gostou desta leitura? Aproveite para ler nosso artigo sobre como lidar com as reclamações dos clientes nas redes sociais!