Atrair o cliente certo para o seu negócio é uma estratégia que faz muita diferença nos resultados e pode ser colocada em prática a partir de ações de Inbound Marketing. Entre tudo o que abrange o marketing digital, o Inbound mostra como as pessoas modificam a sua forma de consumir e criar relações com as marcas. Atualmente, a decisão de compra é impactada pelas redes sociais e é preciso estar onde os clientes buscam.
Assim, com base na identificação dos diferenciais do serviço oferecido é possível vencer desafios recorrentes, como ganhar autoridade no segmento, gerar leads com qualidade e volume, deixar de depender de indicações para vender e alcançar o seu público ideal. Para que você saiba como alcançar estes resultados, vamos falar neste artigo sobre ações de Inbound Marketing, os seus diferenciais e as ações da Atratis.
Siga com a leitura e confira mais sobre o assunto com depoimentos de Felipe Martins, publicitário, CEO da Atratis Digital.
O Inbound Marketing se consolidou no mercado mundial como uma estratégia eficiente dentro do marketing digital com foco em atrair e conquistar clientes. A base de todo esse processo é um método do marketing de entrada que faz com que o público-alvo encontre o serviço oferecido dentro de um planejamento abrangente.
Em um mercado cada vez mais concorrido, com excesso de informações e consumidores exigentes, é necessário fugir do comum e buscar meios de apresentar diferenciais em relação aos serviços prestados. O Inbound Marketing, dentro deste contexto, torna a construção do relacionamento entre marca e público baseado na construção da confiança a longo prazo.
“São utilizadas ferramentas para gerar um relacionamento maior entre as partes, com um maior contato, a criação de autoridade se torna algo orgânico. Com uma imagem de marca mais forte, o processo de decisão de compra se torna mais fácil e natural”, fala o publicitário e CEO da Atratis Digital, Felipe Martins.
Um grande diferencial é a possibilidade de identificar de maneira específica o interesse do público-alvo para criar conteúdos que realmente sejam aproveitados e façam com que a marca fique associada de forma positiva e se torne a primeira opção na decisão de compra.
O planejamento que envolve as ações de Inbound marketing é bastante abrangente e envolve 5 etapas focadas em atrair, converter, relacionar, vender e encantar. Elas também são chamadas de jornada do cliente. Têm os mesmos princípios, mas podem ser personalizadas de acordo com o tipo de marca, o serviço oferecido, o perfil do público e o planejamento.
Vamos abordar em detalhes estas ações de Inbound Marketing a seguir.
A atração é o momento de chamar a atenção do seu potencial cliente para que comece a jornada de interesse diante de uma marca ou serviço oferecido. É neste momento que se torna indispensável criar conteúdos de qualidade que demonstrem autoridade no assunto e toda a experiência no mercado.
O ponto principal deve ser atrair as pessoas certas e construir estratégias que atirem por todos os lados. É aqui que Inbound Marketing utiliza um estudo bem detalhado sobre as personas que são possíveis clientes e com base nestas análises surge o planejamento de ações.
“O Inbound Marketing cria, com o tempo, uma geração de leads recorrente para a empresa. Por meio da criação de conteúdos em blog, por exemplo, a empresa ganha mais páginas indexadas no Google, o que se bem orquestrado, trará um público qualificado para os canais da marca. Além disso, o processo de relacionamento da marca com público, gera uma autoridade de marca, o que implica em mais negócios gerados, até mesmo por meio de indicações” cita Felipe Martins.
O grande segredo é compreender que de nada adianta ter um bom tráfego se os visitantes não forem convertidos em leads. Por isso, é indispensável usar também as ferramentas certas com o objetivo de converter esses visitantes dentro dos objetivos da marca com o marketing digital. É necessário, assim, conseguir ao menos o e-mail do lead para iniciar o processo de conversão.
“Depois de atrair, chega o momento de capturar os dados desse “estranho”. A ideia é entregar um conteúdo super útil que estimule a pessoa a deixar os seus dados, seja para baixar um conteúdo mais completo (ebook, por exemplo) ou mesmo um cadastro para receber newsletter”, cita Felipe Martins.
Durante esta fase, o lead já enxerga a sua dor de forma mais latente e sabe que precisa encontrar soluções eficientes, rápidas e práticas. É aqui que os leads precisam se transformar em consumidores e as estratégias precisam ser ainda mais alinhadas com o que eles buscam de modo geral.
Utilizar automação de marketing, por exemplo, pode ser uma excelente forma de gerar mais proximidade com esse lead. Vale destacar que a relação de confiança criada durante todo o processo foi gerado nas outras etapas. Tudo isso, com base em conteúdos mais personalizados conforme os interesses do lead.
Neste momento, o lead já decidiu que vai comprar, mas ainda não está certo sobre qual marca escolher. Com isso, utilizar cases de sucesso e testes gratuitos podem ser boas formas de apresentar como a sua empresa tem experiência no mercado, as soluções que a destacam em relação aos concorrentes, e principalmente, como trata o cliente em todas as etapas da compra.
Um cliente que faz uma compra, não gosta da experiência, e acaba optando pelo concorrente na próxima vez representa que houve uma falha no processo de encantamento com a marca. Ele deve ser iniciado após a venda e é muito importante nos resultados, mesmo sendo negligenciado em alguns casos no mercado.
Tudo deve ser feito pensando não só no relacionamento a longo prazo, mas também na possibilidade de tornar este cliente um propagador orgânico da sua história positiva com a marca. “Após a venda, entra a fase de fidelizar e encantar. Um cliente que tem uma boa experiência de compra e utilização do seu produto ou serviço, certamente se tornará um promotor da sua marca” reforça Felipe Martins.
O Inbound Marketing quando colocado em prática dentro de uma estratégia eficiente traz autoridade para a empresa, geração recorrente de leads, maior previsibilidade de vendas e redução do ciclo de vendas. Além disso, vale ressaltar que é importante entender a importância de cada etapa neste processo porque existe muita confusão em relação ao funil de Inbound. O que acontece é que na fase de vender existe uma subdivisão em novas fases que compreendem o pipeline do time comercial.
Para potencializar as ações de Inbound Marketing é preciso contar com ajuda especializada e considerada referência, como explica Felipe Martins. “O RD é uma ferramenta que permite automatizar uma série de ações de marketing, gerando uma maior produtividade, mais controle e mensuração sobre as ações.
É muito importante destacar que uma ferramenta eficiente é fundamental no sucesso do processo, mas é preciso ter o direcionamento adequado de profissionais estratégicos por trás. Diante disso, é preciso encontrar uma agência especializada em Inbound que realmente consiga extrair o melhor conforme o objetivo da marca.
“Somos uma agência especialista em Inbound e parceira da RD há mais de 7 anos. Na Atratis, que é uma agência autoridade nos serviços de marketing digital, montamos com um time experiente e que passa por treinamentos recorrentes com o time da RD para entregar o máximo que a ferramenta pode oferecer. Atuamos desde da criação do planejamento de Inbound até a parte mais operacional, do uso da ferramenta e da construção das estratégias e entregáveis do dia a dia”, destaca Felipe Martins.
Inclusive, entre os cases de sucesso do trabalho realizado pela Atratis, vale citar os projetos da Unimed Fortaleza, Atlântico, Multiverso Educação, Orquestra de Ouro Preto, Eco Energia, ibyte, entre outros.
As ações de Inbound Marketing são extremamente eficientes para posicionar uma marca no mercado, mas para que este tipo de trabalho se sustente a longo prazo é preciso combinar várias frentes de forma estratégica. Isso inclui uma ferramenta específica que otimiza diversas etapas e o gerenciamento feito a partir do conhecimento de profissionais especialistas no assunto e que enxergam cada planejamento de maneira única.
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