O Marketing Digital nos próximos 10 anos

23-01-23
O Marketing Digital nos próximos 10 anos

Como será o marketing digital 2033? Como criaremos empresas e conquistaremos consumidores? Qual será o significado da publicidade daqui a dez anos? 

Em uma entrevista com importantes líderes da indústria para o Think with Google, foram compartilhadas previsões sobre como construir marcas nos próximos 10 anos.

A seguir, confira o que podemos esperar para a próxima década.

Novas experiências do consumidor

Estamos vivendo em um mundo onde o físico e o digital estão cada vez mais integrados, consequentemente, a experiência do consumidor está ficando cada vez mais complexa.

Desta forma, vão se criando cada vez mais pontos de contato entre as marcas e o público, seja no real, por conta das lojas físicas, ações de marketing ou participação em eventos, ou no digital, através da diversidade de redes sociais que são utilizadas.

Esses pontos de contato, inclusive, precisarão ser construídos sobre firmes pilares de privacidade, tecnologia com propósito e sustentabilidade.

Por isso, o sucesso da publicidade no futuro se apoia na construção de relacionamentos genuínos com os clientes, com base na confiança, na ajuda e no valor, independente da plataforma que essa troca aconteça. 

Personalização e privacidade

Com ferramentas baseadas em IA, está cada vez mais possível entregar a mensagem certa para o público certo no momento certo, tudo em  grande escala e respeitando a privacidade e as escolhas do usuário. 

A expectativa é que em dez anos, estaremos bem mais perto de um mundo onde os anúncios são, para todo mundo, fontes de informação perfeitamente relevantes e, ao mesmo tempo, atendem aos altos padrões de privacidade.

As Inteligências Artificiais hoje já entregam muita qualidade, e as ferramentas do marketing continuarão a evoluir nesse sentido.

Construção ética de marca

Os parâmetros, que para as empresas já são altos, só aumentarão nos próximos anos, isso porque a geração com maior diversidade racial, étnica e cultural será uma geração de consumidores adultos em 2033. 

Como já é possível perceber na Geração Z, esse público tem grandes expectativas sobre como e onde gastam seu dinheiro. Consumidores mais críticos do que seus pais e avós, esse grupo exige que empresas e produtos representem os valores de suas comunidades tanto na prática interna quanto na publicidade, externamente. 

A jornada será mais complicada para as marcas que não começarem a transformação agora, avaliando a relação entre suas políticas internas, alinhamentos políticos, as missões de seus produtos, seu marketing externo e seu público-alvo

Em dez anos, apenas um anúncio atrativo não será suficiente para conquistar, sozinho, esses consumidores.

Mudanças transformadoras

A medida que a criação de conteúdo interessante e em formatos mais imersivos forem colocados no topo, o consumo de mídia apresentará ainda mais decisões de participação, dando aos consumidores mais controle sobre o relacionamento com as marcas em novos tipos de experiências.

Essas mudanças ocorrerão através dos avanças das Inteligências Artificias e da otimização dos algoritmos, que criarão experiências cada vez mais personalizadas e direcionadas para cada usuário.

Construindo a confiança da marca

Já se foram os dias em que a comunicação entre as marcas e os consumidores eram limitados ao envio e ao recebimento de mensagens.

Os consumidores de hoje já estão habituados a trocar e cocriar, desta forma, espera-se que o relacionamento marca-cliente do futuro seja construído em todos os pontos de contato: do que uma marca diz ao que ela faz . Do engajamento direto nas mídias sociais às experiências que acontecem no mundo real.

Uso responsável dos dados

Para que o marketing do futuro seja funcional, a confiança e o uso responsável dos dados são características fundamentais.

Com o público passando cada vez mais tempo online, as marcas terão abundância de dados para definir as necessidades dos usuários, projetar melhores experiências e entregar a mensagem certa no momento certo para a pessoa certa.

Análises responsáveis baseadas em dados concretos serão fundamentais p

ara ajudar as marcas a encontrar seu caminho em um cenário complexo. 

Os profissionais de marketing precisarão trabalhar lado a lado com os administradores de informações de suas empresas e com as agências de marketing digital para entender seus consumidores e construir relacionamentos confiáveis.

Um retorno à conexão

Depois de um ciclo completo, é esperado que o marketing volte à sua essência, que é conectar marcas e produtos aos consumidores. Mas, nessa nova era, a confiança estará no centro desses relacionamentos.

Em dez anos, viveremos em um mundo onde campanhas atraentes e impactantes andam de mãos dadas com a privacidade do usuário, no qual os usuários terão total controle sobre as marcas das quais recebem mensagens.

Sem agilidade e disposição para mudar de direção se necessário, até mesmo os planos estratégicos mais bem elaborados podem acabar sendo desperdiçados. 

Desta forma, o setor de marketing de diversas empresas enfrentam um ambiente de grande incertezas. Por isso, a necessidade de contar com profissionais com experiência no mercado e com visão estratégica.

Entre em contato agora mesmo com um dos nossos especialistas e veja o que podemos fazer pelas suas campanhas de marketing digital.

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