Marketing de conteúdo nas redes sociais é uma técnica fundamental nos dias atuais. Afinal, com a pandemia da Covid-19 os hábitos de interações online e compras por canais virtuais cresceram absurdamente nos mais variados segmentos de mercado. Para negócios de tecnologia, essa estratégia se transformou em uma aliada fundamental.
Isso porque agora as empresas olham para soluções tecnológicas com uma nova perspectiva, e é muito importante aproveitar esse momento. Vale destacar que o conteúdo nas redes sociais não é apenas texto: infográficos, imagens e vídeos podem ser as opções ideais para você destacar a marca, engajar o público e impulsionar resultados. Confira como fazer isso!
O conteúdo para a web conta com várias vantagens e uma preocupação que deve ser observada com bastante atenção: para quem você está falando? Criar campanhas fantásticas, atrair e engajar o público, aumentando a visibilidade e percepção de valor da marca, é o sonho da maior parte das empresas. Mas, para conseguir isso, você tem que se importar com seu público.
Desenhar a persona é um passo fundamental. Além dos dados demográficos da audiência, como sexo, faixa etária e classe social, você também descobre detalhes como preferências, medos e até quais canais a persona costuma acessar para consumir informação. Esse é um ponto importante para orientar a linguagem que será usada, expressões e até mesmo o humor dos seus conteúdos.
Em seguida, é hora de definir em quais redes sociais sua empresa quer marcar presença. Mais uma vez, ter uma estratégia focada no cliente faz mais sentido do que pensar apenas na sua marca. Se o cliente ideal está no LinkedIn, é possível que a criação de campanhas em vídeos no Tik Tok não alcancem o resultado esperado — mesmo que elas tenham certo número de visualizações, você não está alcançando seu público.
Além de escolher os canais certos, outro dos erros mais comuns nas estratégias de marketing de conteúdo é se esquecer da frequência. Entenda como funciona cada rede social e crie um calendário editorial para ter ritmo de publicações e conseguir a visibilidade ideal para aquela mídia. Se no YouTube vídeos semanais ou quinzenais atendam a um canal, no Instagram 2 a 5 postagens por dia seria o mais indicado.
Por fim, para manter as melhores práticas nas redes sociais, é importante contar com indicadores, metas e ferramentas para coletar e acompanhar as informações sobre o desempenho da sua empresa nas redes sociais. Além de conferir menções e o nível de engajamento das suas postagens, lembre-se de estabelecer outras métricas relevantes para seus objetivos de marketing.
Sua estratégia de marketing de conteúdo nas redes sociais é fundamental para reforçar a presença digital da sua empresa. Entretanto, também é muito importante integrar essas ações com o plano de comunicação, criando mais sentido entre as ações e alavancando os resultados. Para isso, é fundamental conhecer a persona, ter os direcionamentos para as ações nessas mídias, mas também uma visão abrangente da empresa.
Se você quer entender melhor como fazer isso, então entre em contato conosco. Teremos um grande prazer em ajudar!