5 dicas para adotar uma estratégia com foco no cliente

25-01-24
5 dicas para adotar uma estratégia com foco no cliente

No cenário empresarial atual, a satisfação do cliente não é apenas uma métrica; é a base para o sucesso duradouro de qualquer negócio.

Adotar uma estratégia com foco no cliente não se trata apenas de oferecer um produto ou serviço de qualidade, mas de construir relacionamentos sólidos e experiências memoráveis.

Neste artigo, separamos 5 dicas essenciais para empresas que desejam colocar o cliente no centro de sua estratégia ao mesmo tempo em que melhora o posicionamento da marca.

Descubra quais ações contribuem para que sua empresa tire o foco do mix de produtos e serviços e mostre para o público o quanto se importa com ele.

1. Tenha uma cultura de relacionamento com o cliente

Empresas de tecnologia costumam trabalhar com modelos ágeis de produção, o que leva a um entendimento da importância de cada membro do time e como ele soma no projeto que está colaborando.

A cultura do relacionamento do cliente é um pouco parecida com isso. A diferença é que em vez de desenvolver um projeto, o centro deste projeto são os valores e procedimentos para garantir a excelência do atendimento.

Se você foca na quantidade de vendas a qualquer custo, é pouco provável que terá um vendedor com a paciência de entender o que o consumidor realmente procura.

Uma cultura de relacionamento com o cliente faz com que todos os colaboradores estejam alinhados para garantir a melhor experiência possível do público com a marca. Isso vai desde a recepção até o time de suporte.

2. Explore o compartilhamento de experiências

Uma ação importante de marketing e vendas tem sido a experiência do público. Seja em relação ao processo de vendas, com o uso do produto ou serviço, ou mesmo por meio de uma experiência conceitual com a marca.

Acontece que todas essas experiências podem ter seus resultados potencializados se o público compartilhar com outras pessoas.

Estimule a produção espontânea de depoimentos e conte para sua audiência o quanto sua empresa realmente está preparada para recebê-la.

3. Faça pesquisas de satisfação

Uma das principais formas de lidar com a insatisfação do cliente é antecipando esse tipo de situação. Existem várias pesquisas para entender qual é o nível de satisfação do consumidor.

O NPS, ou Net Promoter Score, é uma pontuação que ajuda a medir qual é o nível de satisfação. Normalmente essa pesquisa é aplicada após o cliente finalizar a compra. Normalmente o NPS é aplicado no formato de uma pergunta de escala, por exemplo:

“Em uma escala de 1 a 10, qual é seu nível de satisfação com a Marca X”.

Neste caso, as notas de 1 a 6 são considerados clientes insatisfeitos, 7 e 8 são clientes neutros e 9 e 10 clientes satisfeitos com a empresa.

4. Produza conteúdos relevantes

Quais são os maiores problemas do seu público? O que seus clientes mais desejam? Como entregar algo relevante, divertido ou emocionante para sua audiência?

As ações de inbound marketing, que são ancoradas na produção de conteúdo, são uma peça-chave quando o assunto é o foco no cliente.

Afinal eles atraem o público certo, agregam valor e educam o usuário para a compra.

5. Aposte na personalização

A era com foco no cliente prevê outra ação fundamental: a personalização das suas soluções de acordo com as necessidades do cliente.

Imagine uma empresa que desenvolve aplicativos. Ela pode atender desde microempreendedores até grandes empresas.

Isso significa que as necessidades serão diferentes e a capacidade do negócio se adaptar para oferecer a melhor solução para o público é fundamental para garantir a melhor experiência.

Viu como é possível desenvolver soluções para se tornar uma empresa com foco no cliente. Esse é um passo fundamental para se atualizar e atender a um público cada vez mais exigente e também consciente do processo de compras.

Vale destacar que um ponto importante neste processo é manter o relacionamento com o consumidor mesmo no pós-venda.

Se você gostou deste artigo, então convidamos você para conferir nosso texto sobre o marketing pós-venda e seu papel na fidelização do cliente!

Uma estratégia com foco no cliente não é apenas uma tendência passageira, mas uma abordagem fundamental para o sucesso empresarial sustentável.

Ao conhecer profundamente o cliente, personalizar a experiência, investir no atendimento, criar uma cultura centrada no cliente e medir continuamente o desempenho, as empresas podem construir relacionamentos duradouros e destacar-se em um mercado cada vez mais competitivo.

Colocar o cliente no centro não é apenas uma escolha inteligente; é uma necessidade para prosperar no mundo dos negócios de hoje.

Compartilhe: