_Marketing de relacionamento: empresas de tecnologia precisam já!

6 de dezembro de 2021

A relação entre clientes e empresas ultrapassa o momento da compra. Devido ao advento da internet, muitos empresários entenderam o valor de manter o contato com o consumidor e, assim, de serem mais que um prestador de serviços. Sob esse ponto de vista, propagou-se o que conhecemos como marketing de relacionamento.

Diante de um mercado altamente competitivo, a retenção da clientela se dá principalmente pela forma que uma empresa trata o público-alvo. Dito isso, serão necessários treinamentos e ações que contemplem a necessidade daquelas pessoas. Afinal, é totalmente apropriado e sábio oferecer produtos e serviços que se adéquam aos anseios dos consumidores.

No entanto, qual seria a melhor maneira de conduzir tal convívio? Para saber como nutri-lo de um modo saudável e engajador, continue conosco. Mostraremos abaixo informações pertinentes que ajudam sua marca a conquistar tal objetivo. Portanto, preste atenção aos tópicos a seguir e tenha uma boa leitura!

O que é marketing de relacionamento?

Trata-se de um conjunto de táticas que visa propagar e fortalecer a relação com seu público-alvo. Seja com pessoas que demonstram ou terão interesse pelos seus produtos e serviços, seja com consumidores que já passaram da última fase do funil de vendas. Em suma, é uma ótima estratégica para facilitar os processos de atração e fidelização.

Atualmente, o consumidor está sempre em busca de boas experiências. Diante das mudanças comportamentais sofridas ao longo do tempo, hoje ele carrega um senso crítico, tem o hábito de pesquisa e procura constantemente avaliar tudo que adquire ou teve acesso. Nesse caso, coisas que ele consumiu de uma determinada marca.

O marketing de relacionamento tem o objetivo de fazer com que o consumidor enxergue aquela empresa como uma grande parceira que sugere soluções e traz informações pertinentes ao que ele quer encontrar. Dessa forma, conquista-se um melhor posicionamento no segmento em que atua e também transmite-se confiança e boa reputação.

Por que empresas de tecnologia precisam investir nessa estratégia?

Inegavelmente, a transformação digital nas empresas elevou o patamar de muitas prestadoras de serviços. Afinal, os avanços tecnológicos contribuem até hoje na formação de departamentos com maior sinergia e comprometimento. Com a presença da tecnologia, é possível melhorar a entrega de resultados e tornar o ambiente de trabalho mais produtivo.

Atualmente, softwares, aplicativos e demais ferramentas facilitam a concretização de determinados objetivos, seja na hora da prospecção de clientes ou de trabalhar com dados reais na busca de um nova estratégia de conversão. Em suma, o auxílio tecnológico é muito benéfico e melhora consideravelmente a comunicação dentro e fora do empreendimento.

Por isso, é imprescindível investir no marketing de relacionamento. Sem dúvidas, a marca terá grandes chances de aperfeiçoar a propagação de valores que impressionam a audiência, bem como acesso a informações que demonstram sua real relevância diante do público. Primordialmente, é uma forma inteligente de fortalecer seu diferencial competitivo.

Quais são as suas vantagens para o segmento?

O setor de marketing vive em constante mudança. Sempre aliado às tendências de mercado, ele busca renovação para contemplar os objetivos da empresa e entender os reais anseios do mercado. Com o auxílio da tecnologia, é possível fazer pesquisas de mercado e compreender ao certo o que realmente a destacará da concorrência. 

Diante disso, o empresário deve se ater aos investimentos necessários com o propósito de chamar a atenção do público e melhorar a audiência da marca. Seja de maneira presencial ou digital, o marketing de relacionamento facilitará o caminho até a conquista de um público fiel e satisfeito com suas entregas. Veja abaixo mais vantagens!

Aumento de vendas

Certamente, um dos objetivos presentes no seu planejamento estratégico é conquistar um aumento de receita. Diante disso, o marketing de relacionamento ajudará sua empresa a entender mais a fundo as características e os desejos do cliente, ou seja, quais produtos e serviços realmente o deixarão satisfeitos e farão com que ele volte a comprar na sua loja.

Para isso, é necessário contar com um método de abordagem correto. O profissional precisa saber a melhor maneira de colher informações ao mesmo tempo em que passa confiança ao usuário, seja por meio de e-mail marketing, redes sociais ou presencialmente no momento da prospecção.

Em suma, é essencial ter empatia e respeitar a jornada do consumidor. Ao compreender tal cenário, é possível criar estratégias que facilitam o caminho deles rumo à outra etapa do funil. A personalização no contato ajuda muito na hora da conversão, afinal eles entendem que são especiais e o quanto é vantajosa essa parceria.

Satisfação de clientes

Como falamos, uma das principais características do novo consumidor é compartilhar experiências. Seja nas redes sociais, em sites de avaliação ou presencialmente, o nome da sua empresa é propagado diante da excelência no atendimento, da agilidade nas entregas ou da utilidade de um item que faz parte do seu mix de produtos.

Conquistar a satisfação do cliente deve ser uma meta diária na sua corporação. Para isso, é essencial trabalhar com pesquisas que buscam preservar a relevância da sua marca, bem como lidar com feedbacks que demonstram a insatisfação ou indiferença de certas pessoas. De todo modo, são ótimas oportunidades de crescimento e aprimoramento.

Retenção de clientes

Se você trabalha com Lifetime Value, já deve ter percebido que conquistar um novo cliente gera mais custos que trabalhar com retenção. Em suma, é necessário valorizar as duas estratégias. No entanto, a fidelização faz com o marketing de relacionamento se fortaleça cada vez mais. 

Espontaneamente, o consumidor passa a agir como um verdadeiro fã e entusiasta da sua marca, conquista que é importante ser mantida com base em uma conexão saudável. Afinal, uma vez que você conquistou a confiança de alguém, é necessário se comprometer a otimizar os resultados e sempre preservar o que há de bom entre o público e você.

Como colocá-lo em prática?

Primeiramente, é necessário focar duas atividades que garantem a satisfação do cliente: atendimento humanizado e com excelência e otimização do serviço de logística. Afinal, é essencial preservar pela boa experiência do usuário com a marca.

Em segundo lugar, saiba ouvir e entender os problemas e as realidades dos consumidores. O marketing de relacionamento ajuda a estreitar laços, uma vez que as marcas já fazem parte da rotina dessas pessoas, seja no uso dos produtos daquele estabelecimento em casa ou no trabalho, seja ao conferir os conteúdos que ela propagava nos meios de comunicação.

Dito isso, sempre facilite o contato dos usuários com a sua empresa, evitando intermediários entre vocês. Assim, o contato fica menos informal, e eles saberão que sua equipe sempre fará o possível para ajudar nas principais demandas que tiverem.

Em conclusão, queremos ressaltar a importância de incluir ferramentas digitais na condução de um bom marketing de relacionamento. Atualmente, existem softwares que ajudam na segmentação e na classificação dos clientes conforme o grau de interesse de cada um. Portanto, conte com a tecnologia na intenção de atingir o sucesso nos seus investimentos.

Gostou dessas dicas? Acompanhe mais conteúdos de marketing e tecnologia em nossas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube).

Assista:

_Webinar [ Inbound marketing: do relacionamento à venda ]

WEBINAR

_Como podemos ajudar você?

Temos uma equipe experiente que irá ajudar a transformar os resultados da sua empresa.

Nossos telefones

Comercial: (85) 9.8127-6087

Financeiro: (85) 9.8209-7928

Suporte: (85) 9.8868-9744

Fixo: (85) 3122.4408