_O marketing pós-venda e o seu papel na fidelização do cliente

6 de dezembro de 2021

Além de estratégias de atração, a sua empresa deve valorizar táticas de retenção de clientes, sobretudo quando sabemos o quanto as vendas recorrentes ajudam a melhorar seu fluxo de caixa. Dito isso, nada mais interessante que investir no marketing pós-venda.

Não podemos esquecer das sábias palavras de Kotler. No livro Administração em Marketing, ele explica a importância de entregar um valor agregado ao cliente para cativá-lo, fator que fortalece o relacionamento e engaja o público a sempre fazer compras no seu negócio.

No entanto, qual a melhor maneira de garantir a fidelização nos dias de hoje? Continue conosco e aprenda mais sobre esse tema nos tópicos abaixo. Boa leitura!

O conceito de marketing pós-venda

Trata-se da última etapa do processo de vendas. Alguns acham que o objetivo se encerra ao transformar um lead em cliente. No entanto, esse é só o começo para um novo ciclo chamado pós-venda. Nele uma equipe especializada fica encarregada de traçar estratégias que visam a reter esses clientes.

Desse modo, é interessante treinar o time com o propósito de trabalhar com base na necessidade do consumidor. Por isso, é importante considerar toda a jornada do consumidor e o comportamento dele. Nesse sentido, soluções adequadas serão sempre apresentadas para eles continuarem comprando no seu estabelecimento.

A importância de pensar nessa estratégia

O marketing pós-venda ajuda na sobrevivência do seu negócio. Afinal, sabemos o quanto o mercado de trabalho é competitivo, sendo essencial criar estratégias para se destacar perante a concorrência.

Além disso, planos alinhados a esse objetivo apresentam um custo menor em comparação aos de atração. Sob o mesmo ponto de vista, não deixemos de considerar o relacionamento com o cliente, pois o intuito será sempre transmitir confiança e fazer com que essa parceria dure por muitos anos.

Os principais benefícios do marketing pós-venda

Além da comunicação duradoura, sua empresa recebe outros benefícios ao apostar no marketing pós-venda. Por meio de determinadas práticas, você poderá não só aumentar suas vendas, como reduzir certos custos e otimizar processos internos. Veja os pontos positivos nos subtópicos abaixo.

Atendimento personalizado

Todo cliente busca uma empresa que o entenda perfeitamente. Desse modo, é essencial apostar em um atendimento de excelência. Saber ouvir o consumidor e agir com empatia são dois grandes passos que favorecem a fidelização. Portanto, foque o marketing pós-venda para oferecer uma ótima experiência ao público a cada contato.

Redução da taxa churn

Cansado de visualizar o aumento de itens abandonados no carrinho? Não sabe o que fazer para minimizar os cancelamentos no seu e-commerce? O marketing pós-venda ajuda sua empresa a entender melhor o cliente e a alinhar expectativas que melhoram o compartilhamento de seus produtos e serviços.

Cultura do feedback

Como foi dito, o marketing pós-venda estreita a relação com seu público. Logo, você sabe o nível de satisfação deles. Assim, é possível trabalhar conforme as métricas da pesquisa NPS (Net Promoter Score) e saber como lidar com clientes promotores, neutros e detratores, informações relevantes que ajudam a favorecer sua reputação on-line.

Neste artigo, você aprendeu o que é e qual a importância do marketing pós-venda. Portanto, não deixe de lado esse investimento e faça com que a relevância de seus produtos e serviços fortaleça diariamente com ações corretas para os clientes certos.

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