O atendimento pós-venda é uma importante estratégia para manter o relacionamento entre empresa e cliente após a compra ser concretizada. Com ela é possível conquistar o público e reforçar a imagem positiva da sua empresa.
Sendo assim, se você deseja melhorar sua performance de vendas, continue a leitura deste artigo. A seguir, vamos apresentar 5 dicas indispensáveis para colocar em prática essa estratégia.
O principal objetivo do atendimento pós-venda é fidelizar os clientes. Isso já é motivo suficiente para investir nessa estratégia, já que ele é fundamental para alcançar melhores resultados no negócio.
Ao realizar um pós-venda eficiente, será exigido um esforço menor para concretizar a venda de produtos ou serviços. Afinal, o consumidor já tem um relacionamento com a sua empresa, tornando-o mais propenso a procurá-la novamente quando houver necessidade. Isso sem contar que manter um cliente custa até 7 vezes menos do que adquirir um novo.
Adotar uma boa estratégia de atendimento pós-venda é essencial para o sucesso de um negócio. Suas principais vantagens são:
Agora que você já conhece a importância do atendimento pós-venda, chegou a hora de conhecer as ações que devem fazer parte desse planejamento. Entenda, a seguir, cada uma delas.
Após a venda, é fundamental manter a comunicação com o cliente. Porém, é importante que o foco não seja nas vendas, mas em manter-se por perto e construir um relacionamento com ele. Para isso, crie um script com perguntas que possam servir para um bom feedback.
Questione o cliente, por exemplo, se o produto ou serviço adquirido atendeu às expectativas, ou se ele está precisando de algo para complementar sua aquisição. Pergunte também que notas ele usaria, entre 0 a 10 ou entre ruim e ótimo, para avaliar sua satisfação e o quanto recomendaria a empresa para amigos e familiares.
Não há quem não goste de um bom desconto, concorda? Essa é uma das maneiras mais eficazes de manter os clientes engajados no pós-vendas. Uma boa estratégia é oferecer descontos em produtos que estejam relacionados à última compra.
Você também pode estimular novas compras ao criar campanhas com descontos exclusivos para clientes. Ao realizar uma compra, por exemplo, é possível ofertar um cupom com descontos por um determinado período.
Nada pior do que criar uma expectativa que não será concretizada, pois isso prejudicará o relacionamento com o cliente. Por esse motivo, é muito importante cumprir aquilo que foi prometido. Caso não seja possível prometer algo ao cliente, seja sincero e converse com ele, o que vai evitar que se sinta traído.
Aproveite as datas comemorativas para oferecer mimos aos consumidores fiéis, como promoções exclusivas. Mesmo que seja apenas para lembrar do aniversário do cliente, focar o lado humanizado da marca fará com que ele se sinta lembrado e especial. Uma dica é também fazer campanhas em datas relacionadas ao produto ou serviço ofertado.
O envio de conteúdos relevantes para o consumidor fiel ajuda a reforçar a autoridade no assunto, além de fazer com que ele se lembre mais facilmente da sua marca. Também é uma boa maneira de fazer com que ele tenha a percepção de que seu negócio está apto para solucionar qualquer tipo de problema relacionado à área em que atua.
Como você viu, o feedback dos clientes é uma estratégia fundamental e que deve fazer parte do atendimento pós-venda. Ele pode ser coletado de diversas maneiras, como pesquisas de satisfação, questionários, entrevistas, comentários em mídias sociais, sites de avaliação, entre outras.
Com o feedback em mãos, sua empresa pode tomar medidas para corrigir problemas e implementar mudanças que melhorem a experiência do cliente. Além disso, ele também é uma fonte de ideias e inspiração para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
Follow up de vendas é o acompanhamento do relacionamento com cliente durante todo o processo de vendas para que ele possa obter respostas e tirar suas dúvidas de maneira imediata. Isso ajuda a demonstrar que a empresa está realmente interessada em atender suas necessidades.
Ele pode ser feito por meio de diversos canais de comunicação, como e-mail, telefone, mensagem de texto ou mídias sociais. O objetivo é lembrar o cliente da oferta apresentada, tirar suas dúvidas, oferecer informações adicionais e, eventualmente, fechar a venda.
É importante esclarecer que o follow up não deve ser confundido com pressão de vendas ou abordagens agressivas. O objetivo é criar uma relação de confiança com o cliente e oferecer um atendimento personalizado e eficiente, para que ele se sinta valorizado e tenha mais chances de fechar negócio com a empresa.
Capacitar o time de funcionários é essencial para garantir um bom atendimento pós-vendas porque os clientes esperam ter suas necessidades atendidas de forma rápida, eficiente e com qualidade. A equipe de atendimento ao cliente precisa estar bem treinada para lidar com diversas situações e problemas que possam surgir após a venda.
Ao investir na capacitação da equipe, é possível desenvolver habilidades como a empatia, a comunicação clara e objetiva, a resolução de problemas e a negociação, que são essenciais para lidar com clientes insatisfeitos e resolver seus problemas e solicitações de forma satisfatória.
Além disso, os funcionários precisam ter conhecimento sobre os produtos ou serviços oferecidos pela empresa para que possam orientar os clientes da melhor maneira possível.
Como vimos, o atendimento pós-venda é importante para proporcionar uma imagem positiva do negócio e aumentar a satisfação do cliente. Com isso, há um aumento nas chances de que ele o recomende para a família e amigos, trazendo novos clientes ao seu negócio. Desse modo, você conseguirá impulsionar os resultados da sua empresa.
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