_Atendimento pós-venda: saiba como aplicar na sua empresa com essas 5 dicas

9 de agosto de 2021

O atendimento pós-venda é uma importante estratégia para manter o relacionamento entre empresa e cliente após a compra ser concretizada. Com ela é possível conquistar o público e reforçar a imagem positiva da sua empresa.

Sendo assim, se você deseja melhorar sua performance de vendas, continue a leitura deste artigo. A seguir, vamos apresentar 5 dicas indispensáveis para colocar em prática essa estratégia.

Quais o principal objetivo do atendimento pós-venda?

O principal objetivo do atendimento pós-venda é fidelizar os clientes. Isso já é motivo suficiente para investir nessa estratégia, já que ele é fundamental para alcançar melhores resultados no negócio.

Ao realizar um pós-venda eficiente, será exigido um esforço menor para concretizar a venda de produtos ou serviços. Afinal, o consumidor já tem um relacionamento com a sua empresa, tornando-o mais propenso a procurá-la novamente quando houver necessidade. Isso sem contar que manter um cliente custa até 7 vezes menos do que adquirir um novo.

Como fazer um atendimento pós-venda melhor?

Agora que você já conhece a importância do atendimento pós-venda, chegou a hora de conhecer as ações que devem fazer parte desse planejamento. Entenda, a seguir, cada uma delas.

1.     Mantenha a comunicação após a venda

Após a venda, é fundamental manter a comunicação com o cliente. Porém, é importante que o foco não seja nas vendas, mas em manter-se por perto e construir um relacionamento com ele. Para isso, crie um script com perguntas que possam servir para um bom feedback.

Questione o cliente, por exemplo, se o produto ou serviço adquirido atendeu às expectativas, ou se ele está precisando de algo para complementar sua aquisição. Pergunte também que notas ele usaria, entre 0 a 10 ou entre ruim e ótimo, para avaliar sua satisfação e o quanto recomendaria a empresa para amigos e familiares.

2.     Ofereça descontos

Não há quem não goste de um bom desconto, concorda? Essa é uma das maneiras mais eficazes de manter os clientes engajados no pós-vendas. Uma boa estratégia é oferecer descontos em produtos que estejam relacionados à última compra.

Você também pode estimular novas compras ao criar campanhas com descontos exclusivos para clientes. Ao realizar uma compra, por exemplo, é possível ofertar um cupom com descontos por um determinado período.

3.     Cumpra o que prometeu

Nada pior do que criar uma expectativa que não será concretizada, pois isso vai acabar prejudicando o relacionamento com o cliente. Por esse motivo, é muito importante cumprir aquilo que foi prometido. Caso não seja possível prometer algo ao cliente, seja sincero e converse com ele, o que vai evitar que se sinta traído.

4.     Lembre-se das datas especiais

Aproveite as datas comemorativas para oferecer mimos aos consumidores fiéis, como promoções exclusivas. Mesmo que seja apenas para lembrar do aniversário do cliente, focar o lado humanizado da marca fará com que ele se sinta lembrado e especial. Uma dica é também fazer campanhas em datas relacionadas ao produto ou serviço ofertado.

5.     Envie conteúdo relevante

O envio de conteúdos relevantes para o consumidor fiel ajuda a reforçar a autoridade no assunto, além de fazer com que ele se lembre mais facilmente da sua marca. Também é uma boa maneira de fazer com que ele tenha a percepção de que seu negócio está apto para solucionar qualquer tipo de problema relacionado à área em que atua.

Como vimos, o atendimento pós-venda é importante para proporcionar uma imagem positiva do negócio e aumentar a satisfação do cliente. Com isso, há um aumento nas chances de que ele o recomende para a família e amigos, trazendo novos clientes ao seu negócio.

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