_Como deve ser a experiência do consumidor com a marca?

20 de junho de 2019
Consumidor

A evolução da tecnologia modificou tanto as relações interpessoais em nossa sociedade quanto a forma como o consumidor se relaciona com as marcas. Hoje, os clientes não querem apenas adquirir um produto ou serviço que determinada empresa oferece.

A experiência do consumidor com a sua marca é parte fundamental do processo de venda. É o que vai garantir se a compra será efetuada ou não, e até mesmo se o cliente vai voltar a fazer negócio ou procurar a concorrência em uma próxima oportunidade.

Quer saber como deve ser a experiência do consumidor com a sua marca? Continue a leitura para entender o comportamento do cliente moderno, como oferecer uma experiência diferenciada e qual a importância desse investimento.

Qual o comportamento do consumidor atual?

Com tantas opções para a distração do comprador, é preciso trabalhar para garantir que o potencial cliente olhe para a sua marca. O consumidor atual exige que as empresas ofereçam conteúdo, produtos e serviços personalizados para que ele invista o seu tempo e seus recursos.

O sentido disso tudo? Relacionamento. As pessoas querem pagar não apenas pelo que vão comprar, mas também por um tratamento diferenciado em todo o processo de convencimento e, se tudo der certo, de compra.

Como oferecer uma boa experiência ao consumidor?

O primeiro passo é saber exatamente quem é o seu cliente e quais suas características, dores, desejos e dificuldades. Dessa forma, você consegue oferecer um tratamento personalizado para cada um deles e garante maior eficiência das suas ações de marketing digital.

Vale destacar que a experiência do consumidor engloba muitos aspectos. É importante pensar, por exemplo, no layout e no design do seu site. O cliente tem que se sentir confortável e seguro ao visitar a sua página, encontrar facilmente as informações das quais ele precisa e realizar a compra sem qualquer tipo de problema.

Além disso, não basta tratar bem o consumidor apenas até ele realizar a compra. Também é preciso investir no pós-venda para garantir, por exemplo, que a pessoa vai receber o produto no tempo estipulado e nas condições ofertadas. E, claro, esteja sempre disponível para atender o seu cliente e criar um vínculo com ele.

Qual a importância da experiência do consumidor?

Proporcionar ao consumidor uma experiência positiva com a sua marca pode trazer um retorno muito maior do que na venda de um produto ou serviço. Um relatório da Accenture Strategy aponta que 60% dos consumidores brasileiros recomendam para amigos e parentes as marcas com as quais tiveram um relacionamento positivo.

Além de conseguir novos potenciais clientes, as chances de o consumidor retornar após receber um atendimento diferenciado da sua marca são muito maiores. Dessa maneira, se você busca uma maior fidelização dos clientes, esse é o canal para investir.

Como você pôde observar, a experiência do consumidor com a sua marca é fundamental para fidelizá-lo e até para alcançar mais pessoas no mercado. Tudo é uma questão de planejar suas ações de acordo com o perfil dos consumidores atuais para, assim, melhorar os resultados do negócio.

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