_Estratégias de marketing B2B: descubra, conheça e use agora!

26 de novembro de 2021

Da mesma forma que empresas trabalham para satisfazer as necessidades do cliente final, há marcas que buscam oferecer soluções que se adéquam às demandas de pequenas, médias ou grandes empresas. Inegavelmente, o mercado Business to Business oferece várias oportunidades de lucratividade. Desse modo, é importante apostar em estratégias de marketing B2B.

Em suma, é uma ótima oportunidade de criar parcerias duradouras. Afinal, esse público geralmente tem demandas previsíveis na intenção de contemplar certos objetivos internos. Portanto, é uma maneira inteligente de garantir o aumento da sua receita e apostar no marketing de relacionamento para que eles sejam sempre fiéis ao seu negócio.

Quer entender mais sobre esse tema? Então, continue conosco! Mostraremos nos tópicos abaixo o que são, como aplicá-las e qual a importância de investir em ações que maximizam seu diferencial competitivo. Por isso, preste bastante atenção e tenha uma boa leitura!

O que são estratégias de marketing B2B?

Elas têm o objetivo de melhorar a comunicação entre as partes para otimizar os resultados das vendas na relação de uma empresa com outra, ou seja, estudar o cenário e enxergar oportunidades de vendas essenciais para o crescimento. Além de agregar valor à imagem, a marca conquista outras vantagens com tal estratégia. Por exemplo, boas táticas de vendarketing, melhora da experiência do público-alvo e o aumento no número de leads.

Além disso, como é um mercado que estabelece relações mais verticais, ele eleva a sua rentabilidade e permite uma receita recorrente. Dito isso, é uma ótima maneira de aprimorar seu diferencial competitivo e aumentar a chance de ser líder nas vendas.

Quais são as principais?

Independentemente do público-alvo, é essencial que sua empresa foque a construção de um persona. Tanto no Business to Customer quanto no Business to Business, a produção de conteúdo ajudará sua marca a conquistar a credibilidade e a confiança dos empresários.

Além disso, essa é uma ótima forma de criar posts e demais materiais ricos que dialogam com a realidade daquele determinado grupo. Sendo assim, chegou a hora de conhecer as principais estratégias de marketing B2B. Confira algumas opções nos subtópicos abaixo.

Blog

Por meio de um blog, sua empresa poderá educar o público que faz parte desse segmento. Nesse caso, explorar assuntos cotidianos, oferecer dicas práticas e mostrar as principais tendências que dialogam com a esse setor, principalmente as novidades em tecnologia que ajudam a marca a fortalecer e a melhorar a gestão de tarefas enquanto prestadora de serviços.

Dito isso, é interessante trabalhar com métricas que acompanham seu desempenho. Por exemplo, posts com maiores visualizações ou engajamento nas postagens. Além disso, assuma uma postura receptiva e motive o usuário a demonstrar o interesse dele por aquilo que você produz. Afinal, a opinião deles é favorável ao seu crescimento.

E-mail

Esta é uma das estratégias de marketing B2B mais usadas até hoje. Afinal, essa ferramenta ajuda a propagar um fluxo de nutrição, ou seja, uma sequência de e-mails que preparam a empresa para tomar uma determinada ação. Nesse caso, oferecer que sua marca resolva um determinado problema ou necessidade dela.

Entretanto, é necessário fazer um planejamento estratégico sobre que será enviado, bem como sobre a ordem dos envios e a definição de um período saudável de contato entre uma mensagem e outra. É preciso de cuidado para trazer uma boa experiência e não ser identificado como spam.

Além disso, não deixe de lado a padronização no cabeçalho e na sua assinatura. Esses dois aspectos transmitem confiança e trazem seriedade, principalmente quando estamos falando de Business to Business. Por último, divida o texto de maneira estratégica. Em outras palavras, prenda a atenção da corporação para tornar ainda mais atrativa sua solução.

Webinar

O vídeo é uma ótima forma de consumir conteúdo. Atualmente, muitas pessoas preferem aprender sobre assuntos diversos com ajuda desse formato. Os webinars ajudam não só a explorar assuntos complexos desse segmento, mas dão abertura ao público para interagir com sua marca.

Essa estratégia de marketing B2B auxilia tanto na atração quanto na fidelização de marcas. Entretanto, certifique-se de ter um equipamento de qualidade. Priorize a captação de som e de imagem, escreva somente o essencial nos slides e desenvolva as ideias com o uso de uma linguagem acessível e clara.

Redes sociais

Inegavelmente, seu público está presente nas redes sociais. Afinal, muitas empresas usam o marketing digital e buscam aumentar o alcance e a divulgação da imagem por meio delas. Portanto, é interessante conhecer as particularidades de cada uma e trabalhar, além da produção de conteúdo, a prospecção por meio delas.

Além disso, é importante considerar o investimento em anúncios pagos. Atualmente, o Google Ads e o LinkedIn Ads proporcionam uma boa conversão de compradores, seja de pequenas, médias ou grandes empresas, a depender dos objetivos que você deseja atingir.

Como aplicá-las?

No blog, faça posts que alinham técnicas de SEO e funil de vendas, isto é, textos otimizados que alcancem posições privilegiadas no Google e conteúdos de atração, consideração e venda. Foque um CTA estratégico e o design responsivo para deixar todos os elementos atrativos aos olhos do consumidor.

Já no e-mail, sempre se mostre à disposição para solucionar qualquer dúvida que eles tiverem. O marketing de relacionamento aqui e nas redes sociais pode ser a motivação para fechar e fortalecer uma parceria. Portanto, use gatilhos mentais de maneira inteligente e sutil.

Quanto aos webinars, não se esqueça de trabalhar com elementos visuais e imagens que suavizem o ensinamento. Lembre-se de que é muito importante apostar na experiência do usuário. Ao falar de assuntos do interesse deles, você constrói uma audiência e pode até ser reconhecido como uma grande autoridade no segmento.

Por último, mantenha uma frequência saudável de posts nas redes sociais. Além disso, sempre responda a comentários, mensagens e demais solicitações de empresas. O atendimento humanizado estreita relações e aumenta a confiança em sua marca, por isso considere tal cenário ao propagar estratégias de marketing B2B.

Qual é a importância delas para empresas de tecnologia?

Sem dúvidas, muitas empresas já entenderam a importância da transformação digital. Boa parte delas está em busca de parcerias que ajudem a melhorar seus resultados. Portanto, priorizar estratégias de marketing B2B é algo que favorece ainda mais a sua imagem.

Devido à adequação das empresas à LGPD e à adoção do Big Data para tomadas decisões com base no comportamento do cliente, muitas marcas querem dar passos cada vez mais sólidos e serem grandes líderes no mercado. Por isso, cabe ao seu negócio facilitar esse processo e ter benefícios a longo prazo.

Neste conteúdo, você aprendeu informações importantes sobre estratégias de marketing B2B. Com essas dicas, sua marca construirá relacionamentos de longo prazo com outras empresas que desejam otimizar resultados. Portanto, fortaleça sua imagem para ganhar a confiança do público e conquistar ou fidelizar mais clientes.

Por falar nisso, sugerimos a leitura deste artigo sobre retenção de clientes no B2B. Confira para saber mais!

Assista:

_Webinar [ Inbound marketing: do relacionamento à venda ]

WEBINAR

_Como podemos ajudar você?

Temos uma equipe experiente que irá ajudar a transformar os resultados da sua empresa.

Nossos telefones

Comercial: (85) 9.8127-6087

Financeiro: (85) 9.9422-3595

Suporte: (85) 9.8131-3395

Fixo: (85) 3122.4408