_Saiba 3 passos para fazer uma distribuição de conteúdo

22 de julho de 2021
Saiba 3 passos para fazer uma distribuição de conteúdo

A distribuição de conteúdo consiste em promovê-lo para o público usando diversos canais de divulgação e formatos de mídia. Trata-se de uma etapa importante da estratégia de marketing com o objetivo alcançar o público-alvo de um negócio.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste artigo e conheça os 3 passos fundamentais para realizar uma distribuição eficiente e obter os resultados desejados.

Canais de distribuição de conteúdo

Os canais de distribuição são classificados em: orgânicos, pagos e próprios. No caso da mídia orgânica, não é preciso pagar para que o conteúdo seja exibido. É o que ocorre nas redes sociais através do Inbound Marketing, por exemplo, onde a audiência é conquistada de forma natural.

Já na mídia paga, a distribuição do conteúdo é feita mediante pagamento. No marketing digital, isso é feito por meio de anúncios patrocinados no Google e impulsionamentos em redes sociais, como Facebook e Instagram.

Em relação à mídia própria, o conteúdo é produzido e publicado pela empresa em seu canal próprio. É o caso dos sites, artigos, blogs, portais e outros materiais, sendo possível ter um contato mais próximo com o cliente sem precisar de intermediários.

Tipos de conteúdos para distribuição

Agora que você conhece os canais de distribuição, veja agora quais sãos os principais tipos de conteúdo:

  • blog: esse tipo de mídia própria permite uma maior flexibilidade em relação ao layout, configurações e linguagem. O material produzido pode conter desde artigos e infográficos até a disponibilização de e-books e videoaulas;
  • redes sociais: grande parte do público de qualquer segmento está presente no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e outras mídias sociais. Assim, é fundamental criar estratégias de marketing para ganhar visibilidade nesse canal;
  • e-mail marketing: a distribuição de conteúdo pode ser feita por meio de uma newsletter, na qual os possíveis compradores recebem as novidades e têm acesso aos últimos conteúdos produzidos diretamente no e-mail, nutrindo o relacionamento;
  • Google Ads: os anúncios são uma estratégia certeira para alcançar determinado público no momento certo. Assim, investir em campanhas direcionadas, segmentadas e que podem ser mensuradas é uma ótima maneira de divulgar o negócio.

Como fazer a distribuição de conteúdo

Para distribuir o conteúdo de maneira correta e eficaz, é necessário desenvolver uma boa estratégia. Confira, a seguir, como fazer isso para alcançar os melhores resultados.

1. Crie uma página para hospedar os conteúdos

Ao criar um blog ou uma conta no Instagram da empresa, por exemplo, você pode hospedar os conteúdos e atrair novos consumidores de maneira eficiente. É importante ter um visual atraente, conteúdos relevantes e convidativos, além de um Call To Action (CTA) que guie o usuário até a Landing Page para a captação de leads.

2. Mantenha a frequência de postagens

Para que a distribuição de conteúdo seja regular e não desaponte o público com a falta de postagens, é importante criar um calendário editorial. Dessa forma, é possível organizar a estratégia de conteúdo e publicar nas datas certas, aumentando as chances de engajamento.

3. Faça uso do e-mail marketing e redes sociais

Para ampliar o alcance inicial, utilize sua base de leads conquistados para o envio de e-mail marketing. Para manter o interesse por seu negócio, é importante que os conteúdos sejam relevantes.

Já as redes sociais permitem maior interação, direcionamento de conteúdo e a possibilidade de conhecer melhor os clientes em potencial. Sendo assim, invista nas redes sociais que são mais usadas pelo seu público.

Neste artigo, você entendeu como fazer a distribuição de conteúdo de maneira eficiente. Lembrando que é fundamental criar uma boa estratégia, manter a frequência de postagens e criar conteúdos de qualidade para seu público-alvo.

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