_Vendarketing: 3 melhores práticas para o alinhamento entre marketing e vendas

23 de agosto de 2021

Alinhar as equipes de marketing e vendas em uma estrutura colaborativa que contribui para alcançar os objetivos da empresa: o vendarketing é uma excelente estratégia para otimizar o atendimento e acelerar as vendas. Afinal, se a empresa já lucra quando esses setores trabalham competindo entre si, imagine quando eles traçam um plano juntos e atuam em um modelo cooperativo?

Além desse alinhamento de metas, o vendarketing também é fundamental para entender melhor como sua audiência se comporta, deixar os processos mais enxutos e eficientes, melhorar a experiência do consumidor e otimizar os custos de operação em comunicação e vendas. Por isso, separamos 3 dicas para garantir a integração entre marketing e vendas na sua empresa. Boa leitura!

1. Use SLAs para acordar as relações de vendarketing

Quem trabalha na área de TI sabe o quanto é importante documentar os processos da empresa. Acontece que nem sempre isso é levado de maneira mais abrangente para os outros setores. Um dos principais problemas entre marketing e vendas é justamente que os dois setores precisam justificar algo bem semelhante: quantos novos consumidores entraram.

Para evitar que a meta de um setor pareça prejudicar a do outro, devem entrar em operação os acordos das etapas, ou SLAs. Esses são documentos que mostram em quais etapas o marketing está ativo e quando ele encaminha o lead para vendas. Por exemplo, a empresa tem uma estratégia de inbound marketing para atrair e educar o cliente e, quando percebe que o lead está qualificado, aciona a vendas para fazer contato.

2. Faça reuniões periodicamente com os dois times juntos

Se você trabalha com uma agência de marketing digital de qualidade, provavelmente tem reuniões frequentes para entender os resultados obtidos, não é mesmo? Com ou sem a terceirização desse setor, é muito importante manter uma equipe esteja a par das ações e resultados obtidos pela outra.

Essa é uma estratégia que melhora o engajamento entre os times, aumenta o senso de cooperação e ainda gera insights para os departamentos. Ao reunir marketing e vendas com frequência, fica mais fácil entender o caminho que cada um fez e o impacto dessas ações no todo, ou seja, nos resultados.

3. Estabeleça métricas para alinhar as metas de marketing e vendas

Uma vez que os dois setores têm um histórico de conflito para justificarem sua importância na prospecção de novos clientes, é muito importante trazer objetividade para o processo com o alinhamento de metas. Por exemplo, se o marketing tem a função de atrair novos leads, também é importante avaliar a qualidade do cliente potencial para entender se o trabalho é efetivo.

Gostou de conhecer mais sobre o poder do vendarketing e como fazer dois times tão importantes trabalharem de maneira integrada? Para empresas que trabalham na área de tecnologia, essa estrutura é fundamental, pois a experiência do cliente é bastante avaliada no processo de contratação de uma plataforma ou software. Conte com esse alinhamento para otimizar o atendimento como um todo.

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