8 métricas de inbound marketing que você precisa acompanhar

20-06-23
8 métricas de inbound marketing que você precisa acompanhar

O inbound marketing reúne um conjunto de práticas que visam resultados a longo prazo. Desse modo, a empresa prospecta de maneira passiva e constrói sua credibilidade conforme suas otimizações constantes. Diante disso, é fundamental ter o apoio de algumas métricas inbound marketing.

Afinal, a internet maximizou as oportunidades de negócios desde o seu advento. Atualmente, os avanços tecnológicos só mostram o quanto devemos ficar atentos e dialogar com esses meios em busca de construir um diferencial competitivo e satisfazer cada vez mais a clientela. 

Portanto, se você deseja saber quais delas não podem faltar no seu planejamento estratégico, fique conosco e saiba os detalhes necessários nos tópicos abaixo. Boa leitura!

8 métricas de inbound marketing para você ficar de olho

Acompanhar métricas de inbound marketing é essencial por várias razões, como avaliar o desempenho das campanhas e ter decisões estratégicas. Abaixo, você confere algumas métricas para ficar de olho:

1. Visualização de posts do blog

No que lhe concerne, é uma das métricas inbound marketing que ajudam a montar calendário de postagens estratégico. Afinal, é possível ver quais são os artigos que têm uma melhor aceitação do público para construir outros com assuntos que despertem o interesse da persona.

Ou seja, a métrica de visualização de posts do blog é uma medida importante para avaliar o desempenho e o impacto dos seus conteúdos online. 

Além disso, a quantidade de visualizações indica o nível de interesse e engajamento do seu público-alvo com o conteúdo que você está produzindo. Quanto mais visualizações um post recebe, maior a probabilidade de ele estar atraindo leitores.

2. Custo por lead

Ao construir uma campanha de marketing, é essencial que a equipe se atente ao custo por lead (CPL). Assim, é possível realizar um investimento assertivo. Para isso, basta somar todos os custos pela quantidade de leads que aquela campanha gerou

O CPL permite calcular o custo médio associado à aquisição de cada lead. Portanto, você pode medir o quão eficientemente está convertendo seus recursos, como orçamento, esforços de marketing e tempo. Se o CPL for alto, isso indica que você está gastando mais para adquirir cada lead, o que pode ser um sinal de ineficiência em suas estratégias de marketing.

O métrica também fornece insights valiosos para otimizar suas campanhas de inbound marketing. Ao monitorar o CPL, você pode identificar quais canais, anúncios, conteúdos ou ações específicas estão gerando leads de forma mais eficiente. 

Com isso, que você poderá ajustar suas estratégias, direcionar seus recursos para as táticas mais eficazes e fazer melhorias contínuas para reduzir o custo por lead.

3. Taxa de conversão

A taxa de conversão permite analisar suas estratégias de marketing e quanto às ações de publicidade surtiram o efeito desejado. Neste caso, procure analisá-la em diferentes canais. Seja e-mail marketing, landing pages e até nos acessos provenientes das redes sociais.

A métrica também ajuda você a acompanhar o desempenho do seu funil de vendas.  Ou seja, o processo pelo qual um visitante se torna um lead e, eventualmente, um cliente. 

Com a medição da taxa de conversão em cada etapa do funil, é possível identificar gargalos ou áreas de melhoria que podem estar impedindo a progressão dos visitantes ao longo do caminho desejado. Com isso, tem-se a otimização das etapas do funil e aumentar a eficiência da conversão.

Além disso, ao acompanhar a taxa de conversão em diferentes canais, campanhas ou conteúdos, você pode identificar quais estratégias estão trazendo os melhores resultados. 

Isso ajudará a direcionar seus recursos e esforços para as táticas que têm maior impacto na conversão. Por exemplo, se uma determinada campanha apresentar uma taxa de conversão mais alta do que outras, você pode direcionar mais recursos para essa campanha ou aprender com seus elementos de sucesso para replicar em outras iniciativas.

4. ROI das ações

Basicamente, o retorno sobre o investimento é uma das métricas inbound marketing que você não pode esquecer. Ele mede o retorno financeiro obtido em relação aos investimentos realizados em marketing, permitindo analisar a eficiência das campanhas e tomar decisões embasadas. 

Aqui estão algumas razões que destacam a importância do ROI no inbound marketing:

  • Avaliar o desempenho das campanhas;
  • Priorizar os investimentos;
  • Otimizar as estratégias;
  • Justificar investimentos futuros;
  • Medir o sucesso a longo prazo.

A métrica também indica qual caminho aquela determinada estratégia seguiu e o que ela proporcionou. Neste caso, é interessante considerar esse dado para otimizar resultados e realizar adaptações assertivas.

5. Custo por visitante

Neste caso, é uma ótima maneira de saber os resultados entre o orgânico e o tráfego pago. Para chegar ao resultado basta dividir o valor gasto em anúncios pelo número de pessoas de maneira geral que visitou seu site.

6. Taxa de Churn Rate

Neste caso, temos uma das métricas inbound marketing que ajuda principalmente em campanhas de remarketing. Até porque é muito importante analisar o número e entender porque as pessoas deixaram de se interessar pela sua empresa. 

Basta dividir o número de clientes que você perdeu em um determinado período pelo número que existia de início. Para chegar ao resultado é só multiplicar por 100.

7. Busca orgânica

Como citamos a busca orgânica, ela também deve estar presente nas métricas inbound marketing. Afinal, é uma forma de saber como está sua performance nos mecanismos de busca. Provavelmente o número será atrativo ao fazer o bom uso de técnicas SEO e de funil de vendas.

8. Taxa de Subscribers

Caso trabalhe com o e-mail marketing, não esqueça dessa importante métrica para analisar o crescimento da sua lista de contatos. Afinal, é uma ótima maneira de analisar a quantidade de denúncias de spam e construir um fluxo de nutrição mais atrativo.

Neste conteúdo você aprendeu a importância de definir e mensurar com sabedoria as métricas Inbound Marketing. Portanto, use-as no seu dia a dia em busca de otimizar seus resultados constantemente.

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