Métricas de vaidade: entenda o que são e saiba os seus riscos!

29-08-18
Métricas de vaidade: entenda o que são e saiba os seus riscos!

É muito importante medir os esforços em marketing digital. Para isso, existem vários indicadores que podem ser observados. Porém, há algumas métricas de vaidade que distorcem as análises feitas na área.

Dessa forma, muita gente pensa que está conseguindo bons resultados em marketing, mas, por serem irrelevantes, esses números não trazem retorno ao negócio — seja aumentando as vendas, conquistando novos clientes etc.

Neste post, explicaremos o que são essas medidas, a importância delas, por que é perigoso confiar nessas métricas e mostraremos alguns indicadores que podem ser relevantes para o seu negócio. Acompanhe a seguir!

O que são as métricas de vaidade?

Tratam-se de informações coletadas que não ajudam a tomar decisões. Isso, porém, não significa que são indicadores que você deva ignorar. Eles não darão uma visão do seu negócio e nem ditarão a saúde do empreendimento.

Agora você deve estar se perguntando: por que isso acontece? As métricas de vaidade não traduzem o número de visitantes que se tornaram clientes da sua empresa e que compraram algum produto ou serviço dela. Vale lembrar que sem venda não há receita, consequentemente, não há lucro e nem retorno nas ações de marketing.

Entre as principais métricas estão o número de visualizações da página, quantidade de seguidores e curtidas. Elas não estão diretamente relacionadas às vendas da empresa e ainda não se sabe o número de usuários que acessaram seu conteúdo e se houve, por exemplo, algum internauta que voltou ao seu site — o que seria um bom sinal.

Qual é a utilidade das métricas de vaidade?

Estão relacionadas ao engajamento das pessoas com a sua marca. Essa interação é importante, mas não é o único aspecto a ser analisado. A importância excessiva ao número de curtidas compartilhamentos e visualizações de um conteúdo gera falsos resultados aos negócios.

Quais são os problemas de confiar nessas métricas?

As empresas que acreditam excessivamente nesses indicadores planejam e executam ações sem necessidade. Isso representa desperdício de recursos e tempo, distanciando os negócios dos objetivos reais deles. Dessa forma, não conseguirão alcançar bons resultados.

Quais são os outros indicadores que podem ser analisados?

Nas suas análises é fundamental ir além das métricas de vaidade e usar outros indicadores relevantes no marketing digital. Entre eles estão:

  • números de visitantes únicos;
  • quantidade de leads gerados (contatos de potenciais clientes);
  • número de clientes conquistados;
  • lifetime value: essee indicador mostra o quanto o consumidor vale para você e qual é o tempo médio (se é, por exemplo, sete ou oito meses) que as pessoas pagam pelos os serviços ou produtos da sua empresa;
  • Custo de Aquisição por Cliente ou CAC: faz referência aos gastos necessários para conquistar um consumidor.

A importância excessiva dada às métricas de vaidade gera análises equivocadas sobre o desempenho do negócio. Para piorar, aumentam-se as probabilidades de acontecerem ações desnecessárias, desperdiçando tempo e recursos.

Este artigo sobre as métricas de vaidade foi útil para você? Deseja implementar novas estratégias de marketing digital na sua empresa? Assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão no seu e-mail, dicas que vão ajudar a ter sucesso nos negócios.

Compartilhe: