Você já sabe o que é rapport ou já ouviu essa expressão alguma vez? Uma das técnicas de vendas que usa fatores psicológicos para influenciar e estimular ações do prospect, essa estratégia já faz parte das abordagens de vendas há algum tempo. É uma das formas usadas pelo vendedor para que o cliente se sinta mais à vontade ou até mesmo em sintonia com a empresa.
Neste artigo, falaremos um pouco sobre esse conceito, destacando seu principal objetivo e vantagens, além de trazer dicas importantes para aplicar o rapport na sua empresa. Descubra como chamar a atenção e criar vínculos com seu público de forma rápida para acelerar as vendas. Boa leitura!
Termo de origem francesa — rapporter —, o rapport faz parte dos estudos da psicologia e tem foco em criar relação. Você já viu aqueles filmes nos quais acontece uma cena de amor à primeira vista? Talvez um psicólogo questione se de fato existe esse tipo de amor, mas provavelmente ele concordaria que aconteceu um rapport entre o casal.
Trata-se de uma série de fatores que ajudam as pessoas a se conectarem, desde o timbre de voz, a postura corporal e a gesticulação até a emissão de opiniões. São muitos os aspectos que nos fazem identificar pessoas que são como nós ou, no popular, que fazem parte do nosso grupo.
Para as vendas e o marketing, esse processo é fundamental, pois permite a criação de uma comunidade em torno da marca. No caso do rapport, são usados alguns fatores de forma consciente para fazer com que o público se conecte com o vendedor.
Assim como outras técnicas de vendas, a ideia do rapport é fazer com que o prospect ou cliente se conecte com o vendedor, sentindo maior confiança e permitindo que a comunicação aconteça com fluidez. Como consequência, o processo de vendas acontece de maneira mais eficiente. As principais vantagens de contar com essa estratégia são:
Existem muitos passos para fazer o rapport, mas o principal erro que deve ser destacado antes de você tentar é que o processo deve parecer natural. Se a pessoa com quem você pretende fazer rapport percebe a abordagem, talvez interprete a situação como artificial e tenha uma percepção negativa.
Uma das ações mais usadas é a do espelhamento, que consiste em tentar imitar a pessoa sem que ela perceba, sobretudo em relação a postura, expressão facial e timbre de voz. No caso de rapport em interações virtuais, concentre-se em expressões, preferências e linhas de pensamento. Outra técnica seria a de chamar a pessoa pelo primeiro nome para criar uma sensação de proximidade.
Para isso, é preciso ter um estudo sobre quem é a persona do seu negócio, pois assim você tem mais chances de acertar nas preferências. Também é importante conhecer sobre os principais gatilhos mentais, como o da reciprocidade e da comunidade.
Gostou de conhecer melhor o que é rapport? Você deve ter percebido que essa técnica pode ser implementada tanto no processo de vendas físicas quanto nas estratégias digitais. O mais importante ao usar essa estratégia é se certificar de que não parecerá algo artificial, pois, se o consumidor perceber que ele está sendo imitado, o resultado provavelmente será negativo para a empresa.
Se você achou este artigo importante para a sua empresa, então assine a nossa newsletter e confira mais dicas exclusivas para alinhar a comunicação e o marketing do seu negócio e alavancar os resultados!