Os 4 erros mais comuns em estratégias de marketing de conteúdo

07-01-20
Os 4 erros mais comuns em estratégias de marketing de conteúdo

Quem é da área de comunicação já entende a importância de fortalecer a presença digital de uma empresa e ganhar mais engajamento na web. Um dos fatores que ajudam a conquistar tais objetivos é a criação de uma estratégia de marketing de conteúdo.

Com ela, é possível desenvolver um diferencial competitivo no mercado que ajuda sua marca a ter credibilidade e a ser vista como especialista no segmento do qual ela faz parte. No entanto, a implantação de suas ações precisa de certos cuidados e boas práticas para atingir o sucesso.

Mostraremos, nos tópicos abaixo, os erros corriqueiros que acontecem e que podem impedir o crescimento do seu negócio. Continue conosco até o final e tenha um ótimo momento de aprendizado.

Os benefícios do marketing de conteúdo para os negócios

Com o inbound marketing, sua empresa tem a oportunidade de criar um relacionamento com os usuários que demonstram interesse pelo seu negócio por meio da distribuição de conteúdos relevantes que agregarão valor à sua marca. O usuário baixa um material como e-book, webinar ou infográfico em troca dos seus dados de contato, é nutrido por meio de e-mails para que desça o funil de marketing e se torne uma oportunidade de negócio, solicitando uma proposta.

Além de ser uma ótima forma de atrair seu público, uma estratégia de marketing de conteúdo resultará no aumento de vendas, devido à confiança que as pessoas expressarão a cada contato com seu empreendimento.

Isso sem contar na possibilidade de realizar o pós-venda de maneira fácil e de levar os clientes ao caminho da fidelização de um modo sutil.

Os erros que prejudicam uma estratégia de marketing de conteúdo

Apesar de trabalhar com métricas que analisam melhor o sucesso de suas ações, algumas empresas costumam cometer certos equívocos que os impedem de atingir o objetivo da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Com o intuito de ajudar na eficiência, listamos 4 erros que são bastante comuns hoje em dia e que sua equipe deve ficar atenta para não cometê-los. Confira a seguir!

1. Má definição da persona

persona é construída com o intuito de ajudar a criar artigos, mensagens e demais materiais ricos voltados ao interesse do público que sua empresa deseja atingir. Logo, é interessante que ela seja bem definida e dialogue com a realidade dos clientes para gerar empatia pela sua marca, além de confiança.Por isso, faça pesquisas qualitativas e quantitativas: dispare um e-mail para entender o perfil da sua base, verifique as redes sociais da sua empresa, “vasculhe” a vida do seu cliente na internet e trace suas personas com mais eficiência e eficácia.

2. Desconsideração do funil de vendas

Com o funil de vendas, é possível criar uma estratégia de marketing de conteúdo focada em um melhor método de abordagem. O intuito é criar ações de marketing para que os leads cheguem à etapa de decisão de compra com mais agilidade. Logo, desconsiderar tal processo só impede sua empresa de aumentar seu número de clientes.

3. Não variar formatos

Você só cria um tipo de material como oferta para o seu público? Talvez ele não seja o ideal para ele, você já pensou nisso? Os conteúdos precisam ser desenvolvidos conforme o grau de interesse da persona. Logo, é necessário que eles estejam disponíveis em diferentes formatos para que os usuários e os leads possam consumir da maneira que desejarem. Assim, é interessante oferecer áudio, vídeo, artigos ou infográficos.

4. Falta de divulgação

Não é possível fazer com que uma estratégia de marketing de conteúdo dê certo sem sua devida divulgação. Por isso, procure usar métricas e disponibilize os materiais nos canais de comunicação em que sua marca mantém contato com as pessoas que ela deseja converter em clientes. Os meios são os mais vastos, facebook, linkedin, instagram, google, youtube e tantos outros. Além disso, você pode impulsionar os seus resultados criando anúncios nesses mesmos canais de atração.

Como você percebeu, alguns erros poderão impedir que sua estratégia de marketing de conteúdo dê certo. Por isso, procure uma empresa especializada que ajude o seu empreendimento a eliminar tais equívocos e a melhorar sua imagem.

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