Palavras-chave | Saiba como utilizá-las para otimizar o seu blog

01-11-23
Palavras-chave | Saiba como utilizá-las para otimizar o seu blog

De maneira geral, construir sua presença digital depende de vários tipos de técnicas. Nesse ínterim, é necessário que a equipe saiba com exatidão como escolher palavras-chave que possam colocar em evidência o blog ou site da sua empresa.

Atualmente, vemos o quanto o consumidor é um assíduo usuário dos ambientes digitais. Além dele estar conectado diariamente, ele busca diversas informações antes de realizar a tomada de decisões. Diante disso, ele precisa ter certeza de que fará uma boa parceria comercial.

Sob esse ponto de vista, é importante conduzir boas táticas de Marketing de Conteúdo para transmitir confiança. E, consequentemente, o desenvolvimento das keywords em textos do interesse dele aumentarão as chances de conversão. Portanto, permaneça conosco e veja os melhores modos de usar essa ferramenta.

Como otimizar meu conteúdo com palavras-chave?

É possível usar essas palavras de várias maneiras, desde a integração no código-fonte do seu site até a composição do conteúdo em si, incluindo publicações de notícias, descrições de serviços e até legendas de imagens. Em todos esses aspectos, é crucial seguir alguns princípios fundamentais:

Escolha de palavras-chave

Existem diversas estratégias para selecionar as palavras-chave mais adequadas para o seu conteúdo, mas uma das mais eficazes é a estratégia de “long tail”. Isso ocorre porque ela oferece maior segmentação e qualificação dos cliques provenientes das buscas.

Por exemplo, suponha que sua empresa venda bancos de madeira para jardim. Se você optar por usar a palavra “madeira” como palavra-chave, enfrentará alta concorrência, já que essa palavra é pesquisada 450.000 vezes por mês e é genérica demais, abrangendo várias necessidades.

No entanto, se escolher a palavra-chave “banco de madeira”, a concorrência é menor, com 5400 pesquisas por mês, e os cliques tendem a ser mais qualificados. Melhor ainda, optar por “bancos de madeira para jardim” é altamente qualificado, com menos buscas (880 por mês), mas atendendo precisamente aos interesses da sua persona.

Quantidade de palavras-chave em um texto

É essencial evitar os extremos: usar poucas palavras-chave ou usá-las excessivamente podem prejudicar sua estratégia. Recomenda-se que, nos títulos (H1), você utilize apenas a palavra-chave principal que deseja otimizar. Já nos subtítulos (H2), pode incluir outras palavras-chave relacionadas à temática, sempre considerando a linguagem do seu público-alvo e seus termos de busca.

Variações das palavras-chave

Incorporar variações da palavra-chave, como plural e singular, ou sinônimos, pode ser eficaz e contribuir para um conteúdo de melhor qualidade. Pesquise quais variações são relevantes antes de criar seu conteúdo. Lembre-se de que alguns sinônimos são pouco utilizados e raramente buscados, portanto, podem não ser necessários.

Além disso, tenha em mente que a qualidade do conteúdo é essencial para a otimização de mecanismos de busca. No passado, algumas empresas usavam práticas questionáveis, como “esconder” palavras-chave no site, tornando-as invisíveis, o que era considerado uma tática Black Hat e poderia resultar na exclusão das páginas dos resultados de busca.

Portanto, use palavras-chave de forma sensata: coloque-as estrategicamente, principalmente no primeiro parágrafo e nos títulos e subtítulos, sem comprometer a fluidez e a integridade do seu texto.

Para pesquisar palavras-chave e variações relevantes para o seu negócio, você pode utilizar ferramentas como o Google Trends e a ferramenta de palavras-chave do Google AdWords, que é usada para configurar anúncios patrocinados no mecanismo de busca.”

Como aumentar o número de acessos do seu blog

Utilize ferramentas de palavras-chave

Em busca de traçar boas estratégias e construir uma autoridade, a empresa deve compreender como escolher palavras-chave e usar as ferramentas necessárias para isso. Atualmente, a equipe pode contar com várias opções que até mesmo o maior site de busca oferece. Por exemplo, o Google Keyword Planner e o Google Search Console. 

O primeiro permite que você explore os termos mais usados e quais são aquele conjunto de palavras que dispõem de um grande número de visitas. Já o segundo é uma ótima ferramenta de análise desse objetivo que cria sua presença digital e otimiza seus resultados. 

Inclua o Google Ads na sua estratégia

Aliado à prospecção passiva, é interessante também focar em anúncios que ajudam a trazer resultados a curto prazo. Principalmente por meio de recurso que melhora seu ranqueamento e garante a melhoria da sua presença nos ambientes digitais.

Por meio do Google Ads você poderá realizar a segmentação de público, definir métricas com sabedoria e escolher palavras-chave que permitam que sua equipe explore assuntos que agradam sua persona e transforma sua marca em um grande autoridade naquele assunto.

Agrupe termos semelhantes

Por meio dessas ferramentas, é possível encontrar um grande volume de termos. Dessa maneira, é interessante agrupar uma quantidade em busca de não repetir palavras-chave e sempre procurar dar valor a palavras long tail. 

Em suma, é um ótimo modo de construir um calendário de postagens e sempre valorizar assuntos e temas que estão associados ao negócio da persona.

Pesquise os concorrentes

Além das ferramentas que citamos anteriormente, o SEMrush também é bastante útil aos que desejam saber como escolher palavras-chave. Afinal, ele dispõe de vários recursos que enriquecem suas estratégias online. Inclusive mostram a forma que eles conduzem as ações tanto nos blogs quanto nas redes sociais.

Sem dúvidas, é uma ótima maneira de identificar oportunidades de negócios e construir táticas que se alinham aos valores da sua marca. Assim será possível agir com inovação e criatividade no seu planejamento estratégico. 

Considere a sua persona

Inegavelmente, esse é um dos fatores mais importantes em relação a como escolher palavras-chave. Afinal, qual for seu objetivo, é necessário que ele se adeque às características daquela persona. Caso contrário, você perde muitas oportunidades de conversão e a imagem da concorrência passa a ser mais interessante que a sua.

Neste conteúdo você aprendeu como escolher palavras-chave com foco estratégico. Portanto, se você é da área de tecnologia, este é um ótimo caminho para ser facilmente encontrado por potenciais clientes. Logo, otimize os conteúdos do blog corporativo por meio das dicas que ensinamos.

Quer explorar mais sobre este assunto? Então, continue conosco e saiba como aumentar as vendas usando técnicas de SEO.

Não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais, como InstagramFacebook LinkedIn!

Compartilhe: