Você sabe a diferença entre persona vs. público-alvo? Entender esses conceitos é fundamental para o sucesso das estratégias de marketing de qualquer negócio. Afinal, cada um deles tem uma aplicação diferente e permite conhecer as necessidades e as expectativas dos clientes e dos clientes em potencial.
Para acabar de vez com as suas dúvidas, continue a leitura deste artigo. Além de entender o que é público-alvo e persona, também vai saber como descobri-los e aplicar na empresa. Vamos lá?
Público-alvo refere-se a um determinado segmento social, econômico e comportamental que está mais propenso a adquirir o produto ou serviço de uma empresa. Com base nesse grupo, é possível direcionar as ações de marketing e vendas com maior precisão, definir canais para novas campanhas, criação de novos produtos etc.
Para definir o público-alvo, é preciso reunir informações como idade, gênero, classe social, localização e hábitos de consumo. Um exemplo para entender melhor a definição de público-alvo seria: mulheres com idade entre 25 e 45 anos, moradoras da capital, com renda entre R$ 2 mil a R$ 5 mil, que preferem comprar online.
Já a persona surgiu por conta da necessidade da criação de estratégias mais segmentadas, além de uma percepção mais detalhada do comportamento e das vontades dos consumidores. Ela pode ser considerada como a representação semifictícia do consumidor padrão de uma empresa, sendo definido como o cliente ideal de um negócio.
Para criar a persona, não basta apenas captar dados como idade, gênero e renda. Também é preciso obter informações comportamentais, metas de vida, crenças e valores, desafios, entre outros.
Assim, um exemplo de persona seria: uma mulher de 35 anos, casada, moradora de um bairro de classe média-alta, com renda de cerca de R$ 4 mil e estilo de vida mais corrido, sem tempo para pesquisar os produtos nas lojas físicas.
Agora que você sabe a diferença entre público-alvo e persona, o próximo passo é entender como descobri-las e aplicar as estratégias mais eficazes no negócio. Para ter uma visão macro sobre os consumidores que adquirem seus produtos ou serviços, o indicado é iniciar com o estudo do público-alvo. Para isso, colete dados como:
Com base nos resultados, identifique o segmento com maior potencial para a marca e crie estratégias específicas para ele. No caso de um novo público ou produto para o seu negócio, recorra a dados e pesquisas de marketing relacionadas ao seu setor.
Já em relação à criação da persona, apesar de se tratar de uma representação semifictícia, é fundamental que ela seja elaborada com base em dados concretos. Para desenvolvê-la, é possível utilizar dados sobre a jornada de compra dos clientes ou realizar pesquisas com eles. Reúna informação como:
Após definir a persona, você pode estruturar a jornada de compras que melhor se encaixa ao perfil encontrado. Dessa forma, será possível criar estratégias mais assertivas e produzir uma comunicação mais adequada para o público ideal do negócio.
Agora você já conhece as diferenças entre persona vs. público-alvo. Enquanto o primeiro conceito baseia-se em informações mais gerais dos clientes e clientes em potencial de um negócio, o segundo levanta dados mais aprofundados, permitindo uma abordagem mais focada e personalizada.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se deseja receber mais informações relevantes como essas diretamente em seu e-mail, não deixe de assinar a nossa newsletter!