Saiba aqui 3 dicas de como melhorar o posicionamento da marca no mercado

08-06-21
Saiba aqui 3 dicas de como melhorar o posicionamento da marca no mercado

Investir no posicionamento da marca é fundamental para o negócio conquistar a preferência dos consumidores. Para isso, é importante desenvolver ações de marketing eficazes para que a marca se destaque entre a concorrência e passe a ser reconhecida pelo público.

Neste artigo, você vai entender qual a importância de posicionar sua marca e conhecer 3 dicas fundamentais para alcançar esse objetivo. Continue a leitura e confira!

Qual a importância do posicionamento da marca?

O posicionamento de marca pode ser considerado um dos elementos cruciais para o crescimento e sucesso de um negócio. Afinal, faz com que a empresa fique gravada na mente dos consumidores, além de melhorar a percepção dos clientes em relação à concorrência.

O posicionamento estratégico traz benefícios como construção de audiências, aumento da credibilidade, de clientes e vendas contínuas. Essa estratégica está intimamente relacionada ao Branding. Porém, em vez de o foco ser no produto ou serviço, a meta é ampliar a visibilidade da empresa e reforçar a identidade da marca.

Como melhorar o posicionamento da marca?

Agora que você compreendeu o significado de posicionamento de marca, é o momento de colocar o conceito em prática. Veja as dicas sobre esse tema a seguir.

 1. Identifique necessidades e preferências do consumidor

Para posicionar sua marca de maneira eficaz, primeiro é preciso saber o que os consumidores buscam. Sendo assim, é fundamental conhecer o seu público-alvo e fazer uma segmentação bem definida. A segmentação pode ser demográfica (considerando fatores como idade, sexo e profissão), geográfica (relacionada à região onde mora o consumidor), psicográfica (foca o estilo de vida) ou comportamental (comportamento que leva à compra do produto).

Isso pode ser feito por meio de pesquisas, quizzes ou entrevistas, por exemplo. Com os resultados obtidos, será possível ter uma visão nítida das preferências do consumidor, além de identificar com maior clareza quais são suas reais necessidades.

 2. Faça uma análise da concorrência

Também é fundamental ter o conhecimento das ações tomadas pela concorrência. Isso vai permitir identificar as lacunas existentes no seu segmento e criar estratégias focadas naquilo em que sua marca pode se diferenciar e se destacar das demais.

Essa análise pode ser feita por meio digital, por meio dos sites e blog dos seus concorrentes. Assim, você terá uma visão mais precisa da percepção do público diante determinadas ações realizadas.

 3. Foque o lado humano

Atualmente, ter foco em humanizar a marca é um elemento importante para que o posicionamento seja sólido e duradouro. Afinal, isso permite criar uma conexão real entre a marca e o consumidor, estreitando o relacionamento entre ambos. Ao dar prioridade para o lado humano, a marca pode ser vista de maneira mais amigável e atrativa, com uma imagem mais próxima ao público.

Como vimos neste artigo, o posicionamento de marca é fundamental para se aproximar do cliente. Além de compartilhar as características e valores da sua empresa, contribui para tornar-se a primeira opção na mente do consumidor. Sabendo disso, não deixe de investir nessa estratégia para se destacar dos seus concorrentes.

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