_Por que fazer manutenção de site? Conheça 3 benefícios

26 de novembro de 2021

Manutenção de site, plataformas digitais e blogs é o processo de realizar otimizações de layout, navegação, conteúdo, software e demais ajustes relacionados a fatores indispensáveis. Entre suas inúmeras vantagens, estão a continuidade da estratégia de marketing digital da empresa e a segurança da informação.

No entanto, esse tema ainda é pouco discutido por empreendedores e profissionais que atuam com produção de conteúdo para os canais de comunicação digitais, o que abre uma grande margem para que sites sejam criados sem qualquer parâmetro ou testes de desempenho para acompanhar os resultados em médio e longo prazo.

Por isso, preparamos este post para que você conheça os 3 principais benefícios da manutenção de site. Continue a leitura do artigo para entender a importância de investir em melhorias constantes para o seu canal de vendas digital!

1. Garantia de funcionalidade e eficiência

A manutenção de site pode exigir ajustes mais complexos em sua estratégia de conteúdo e em sua plataforma. Por exemplo, reparos manuais nos códigos HTML e CSS podem ser necessários para prevenir erros e otimizar a velocidade das páginas, assim como pesquisas de marketing e testes de performance podem ser realizados para melhorar a qualidade do conteúdo postado no blog.

No entanto, esses procedimentos exigem a atuação de uma empresa especializada. A grande vantagem está no fato de que esse tipo de serviço pode ser desenvolvido remotamente, isto é, sem a necessidade de que os profissionais compareçam fisicamente em sua empresa para ajustar o site.

2. Mais estabilidade para seu canal de vendas online

Quando a empresa não tem o hábito de realizar a manutenção de site, diversos problemas podem acontecer devido ao fato de que a plataforma pode se tornar obsoleta, insegura e, ainda, perder suas funcionalidades.

Um site fora do ar pode ser sinônimo de dor de cabeça para empresas que têm o ambiente online como o principal canal de vendas. E há diversas razões para que uma página pare de funcionar, como:

  • limitações da hospedagem;
  • instabilidade do servidor;
  • exclusão de páginas no CMS.

É altamente recomendado que um profissional especializado seja contratado para realizar a manutenção de site, pois determinados erros de programação podem causar problemas ainda maiores.

3. Segurança da informação

Um dos pontos mais importantes relacionados à manutenção de sites é a segurança da informação. Quando não há recursos ou atualizações para proteger a página contra ataques cibernéticos, o site se torna altamente vulnerável. Ou seja, dados da empresa e de clientes ficam expostos a ações criminosas.

Ao passar pelo serviço de manutenção especializada, algumas medidas serão realizadas a fim de elevar a segurança, como verificação de permissão de arquivos e pastas, uso do protocolo HTTPS, uso de criptografia e senhas fortes, entre outras ações que podem contribuir com a segurança da informação.

Como você pôde conferir, a manutenção de site é um processo indispensável e que deve ser realizado periodicamente por profissionais especializados. Além de proporcionar mais estabilidade e o bom funcionamento do seu canal de vendas e comunicação, ela garante a segurança da informação.

Quer acompanhar todos os conteúdos sobre o vasto universo da tecnologia e do marketing postados nos canais de comunicação da Atratis? Então assine a nossa newsletter!

Assista:

_Webinar [ Inbound marketing: do relacionamento à venda ]

WEBINAR

_Como podemos ajudar você?

Temos uma equipe experiente que irá ajudar a transformar os resultados da sua empresa.

Nossos telefones

Comercial: (85) 9.8127-6087

Financeiro: (85) 9.9422-3595

Suporte: (85) 9.8131-3395

Fixo: (85) 3122.4408