_Estratégias de marketing one to one: vender para todos ou segmentar?

28 de janeiro de 2020
equipe empresarial conversando

A transformação digital modificou a forma como as empresas se relacionam com os consumidores. Afinal, o nível de exigência é cada vez maior e, por isso, é fundamental apresentar campanhas, produtos, serviços e ações que estejam de acordo com as preferências e desejos dos usuários. É exatamente isso que o marketing one to one propõe.

O consumidor está cansado de ser impactado por anúncios e campanhas genéricas e que não sejam do seu interesse. Por isso, personalizar e segmentar as suas estratégias de marketing é um excelente caminho para o sucesso. Que tal se aprofundar nesse assunto? Continue a leitura deste artigo e tire as suas dúvidas! Confira!

O que é marketing one to one?

Atualmente, não basta oferecer o melhor preço do mercado ou os produtos com mais qualidade, o cliente quer muito mais do que isso: todas as etapas da experiência com uma empresa são fundamentais. Sendo assim, algumas estratégias visam oferecer ações cada vez mais personalizadas para que os consumidores continuem satisfeitos.

O marketing one to one consiste na busca pelo maior conhecimento possível sobre as preferências e desejos de cada consumidor. Assim, se considera as peculiaridades, anseios e dores de cada um para, em seguida, oferecer interações personalizadas e exclusivas para os clientes.

Quais são os melhores cenários para utilizar essa estratégia?

Cada empresa tem as suas peculiaridades e características, como tamanho, faturamento e, é claro, público-alvo. A ideia do marketing one to one, porém, pode ser útil em diversos cenários e, para saber se o seu negócio pode usufruir dessa estratégia, separamos as principais possibilidades de utilização:

  • para gestores que precisam otimizar o orçamento disponível;
  • para empresas que querem se firmar como autoridade no segmento de mercado;
  • para quem quer fazer um trabalho a longo prazo de fidelização;
  • para integrar os diferentes setores da empresa em busca do mesmo objetivo;
  • para aumentar o ticket médio dos consumidores com técnicas como upsell.

O que considerar para ter sucesso com essa estratégia?

Que tal saber como aplicar esse conceito dentro da sua empresa? Separamos algumas dicas. Confira!

Utilize softwares e soluções

O marketing one to one só é possível com o auxílio da tecnologia, que vai permitir um controle maior sobre as informações geradas pelos usuários. Uma ferramenta de CRM, por exemplo, vai ajudar você a armazenar e gerenciar os dados dos consumidores, do nome até o comportamento durante uma compra.

Sistemas de automação de Marketing

Automatizar os processos do Marketing também pode facilitar o seu trabalho. O RD Station e o HubSpot são duas opções muito interessantes para quem quer otimizar a rotina dentro da sua equipe. Fazer campanhas de e-mail marketing personalizadas, por exemplo, se torna muito mais fácil, simplificando a interação e, ao somar com uma ferramenta de CRM, podem entregar uma experiência ainda mais exclusiva.

Análise dos principais comportamentos

Com a ajuda da tecnologia, é possível acompanhar os principais comportamentos do usuário e encontrar maneiras de otimizar a experiência com a sua marca. Seja com melhorias no layout do site, seja com um atendimento ainda mais personalizado, é fundamental entender completamente a sua persona.

Monitore o seu desempenho

Além disso, é fundamental sempre estar de olho em possíveis pontos de melhoria das suas estratégias. Como? Uma forma é por meio do monitoramento de indicadores de desempenho, que podem indicar, por exemplo, o tempo de permanência em página e a taxa de rejeição, dois números importantes para avaliar o nível de satisfação do usuário.

Caso você esteja em busca, por exemplo, de um maior índice de fidelização e queira resultados a médio-longo prazo, investir no marketing one to one é um caminho extremamente eficiente. Ações personalizadas tendem a ser muito mais eficientes na hora de impactar positivamente o consumidor. Quem não gosta se imaginar especial para uma marca?

Agora, que tal se aprofundar em outro tópico importante quando o assunto é atrair potenciais consumidores para a sua empresa? Confira nosso artigo sobre como o marketing digital pode impulsionar os resultados de prospecção de clientes!

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