_O que é usabilidade do site? Apresentamos 3 boas práticas

6 de dezembro de 2021

Normalmente, o primeiro contato do seu público com a sua marca na internet é por meio da sua página na web. Afinal, é um hábito muito corriqueiro na atualidade fazer pesquisas sobre produtos, serviços, entre outros assuntos. Nesse caso, é interessante aprimorar o conhecimento em relação à usabilidade do site.

Atualmente, com a competitividade de mercado, muitas marcas focam estratégias que favoreçam as conversões. Dito isso, é importante que a experiência do usuário seja a melhor possível, principalmente quando se trata do local onde o relacionamento acontece e as compras são realizadas.

No entanto, como deixá-lo mais atraente aos olhos do consumidor? Essas e outras informações você aprenderá nos tópicos abaixo. Continue conosco e tenha uma ótima leitura!

O conceito de usabilidade do site

Em suma, trata-se de um conjunto de processos com o propósito de facilitar o acesso de algo. Neste caso, do site. No entanto, poderia ser de uma ferramenta, um aplicativo ou software. Atualmente, esse aspecto deve ser considerado para tornar um produto ou serviço mais atraente.

Caso contrário, o usuário pode não ter uma boa experiência e optar pela concorrência. Por isso, é interessante propagar um papel de facilitador na vida do consumidor, uma vez que é ponto positivo que favorece a conversão.

A importância de focar a usabilidade do site

O comportamento do consumidor passou por muitas mudanças ao longo do tempo. Sem dúvidas, os avanços tecnológicos ajudaram bastante a tornar o indivíduo mais conectado e sempre adepto às novas tecnologias, as quais eles também desejam ver nos produtos e nos serviços em que querem ​investir.

Dito isso, é imprescindível que as marcas foquem tendências que melhorem a experiência do público. No caso da usabilidade do site, fazer com que o usuário tenha uma navegação descomplicada, além de trabalhar com elementos visuais e conteúdos que prendam a atenção e os cativem a fim de melhorar a sua presença on-line.

As boas práticas para adotar no seu site

A usabilidade do site impacta muito as suas vendas on-line. Afinal, quando o usuário nota que a qualidade está presente desde a alta definição das fotos até o tempo de carregamento das páginas, ele passa a ver sua marca com bons olhos. Portanto, se deseja apostar nessa mudança, siga as boas práticas abaixo.

1. Ser mobile friendly

Atualmente, o acesso à internet é bastante variado. Pessoas acessam informações diversas via smartphone, tablets e computadores. Com foco na usabilidade do site, opte por páginas que carreguem de maneira eficiente em qualquer dispositivo, além de focar um design responsivo.

2. Fazer um layout simples

Primordialmente, sempre valorize o tempo de carregamento e a qualidade dos conteúdos divulgados. Por isso, é importante optar por layouts simples que permitam uma navegação simples e agradável na sua página da web.

3. Ter um conteúdo atrativo

Caso trabalhe com marketing de conteúdo, use técnicas para suavizar a leitura e deixá-la mais atraente. Por exemplo, o uso imagens que tenham a ver com o texto, negrito nas partes pertinentes, frases curtas e uma linguagem que prenda a atenção da persona.

Neste conteúdo, você aprendeu o que é e qual a importância da usabilidade do site. Desse modo, torne seu ambiente on-line mais interessante aos olhos do consumidor para que sua empresa aumente as chances de conversão e atinja os objetivos com maior facilidade.

Gostou deste artigo? Siga nossas redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos relacionados à tecnologia. Estamos presentes no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube.

Assista:

_Webinar [ Inbound marketing: do relacionamento à venda ]

WEBINAR

_Como podemos ajudar você?

Temos uma equipe experiente que irá ajudar a transformar os resultados da sua empresa.

Nossos telefones

Comercial: (85) 9.8127-6087

Financeiro: (85) 9.8209-7928

Suporte: (85) 9.8868-9744

Fixo: (85) 3122.4408