_5 dicas práticas de como fazer a qualificação de leads

16 de março de 2022
qualificação de leads

Quem quer vender mais precisa entender sobre alguns conceitos importantes. Um deles são os leads. No marketing, esse termo trata-se de potenciais clientes que mostraram interesse em seu produto ou serviço. Essa empresa ou pessoa ainda não é o seu cliente de fato. Por isso, realizar trabalho de qualificação de leads de forma eficiente se torna primordial para o aumento das vendas. 

De forma bem clara, nem todos os leads gerados em sua base de clientes irão concluir uma venda. Assim, é necessário realizar uma triagem com a finalidade de encontrar o cliente ideal que efetuará uma compra ou contratar seus serviços. 

Neste artigo, vamos explicar o que é a qualificação de leads e qual é a sua importância, além de dar dicas de como fazer isso. Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo. 

O que é a qualificação de leads?

Em princípio, é preciso falar sobre o que é a qualificação de leads e por que ela é tão importante.

A qualificação de leads consiste na ação de segmentar prospects que têm uma probabilidade maior de concluir uma compra ou contratar os serviços da sua empresa. 

Ao identificar os contatos (leads) e realizar essa segmentação, você promoverá um processo para o setor de vendas cada vez mais eficiente. Isso porque os vendedores apenas vão abordar, com prioridade, os contatos que mais têm chance de se tornarem reais clientes.

Qual a importância da qualificação de leads?

Os leads podem ser separados em três grupos: os que têm intenção de compra clara, os que não estão no momento certo da compra e os ruins para vendas.

Essa categorização é importante para um processo de venda efetivo e otimizado, visto que a empresa vai investir nos leads que estão mais propensos a fechar uma compra ou contratar um serviço.

Além disso, é possível ter um conhecimento mais amplo de seu público-alvo, suas preferências e saber como aproveitar melhor as oportunidades.

A partir disso, sua equipe comercial trabalhará mais efetivamente por estar focada em oportunidades mais palpáveis, aumentando o índice de conversão e, por consequência, as vendas da empresa. 

Para descobrir como realizar uma qualificação de leads, leia o artigo até o final. 

Qualificação de leads: 5 dicas práticas de como fazer

Agora que você já sabe o que é a qualificação de leads e a sua importância, vamos dar algumas dicas práticas de como fazer isso de modo eficiente e assertivo. Confira!

1. Crie landing pages

As landing pages são formulários que funcionam como uma maneira de colher dados importantes dos seus leads, de modo a qualificá-los e categorizá-los de acordo com seu produto ou serviço e, por isso, elas são essenciais nesse processo.

A partir de sua utilização, é possível diferenciar os que já podem se tornar clientes e os que ainda precisam ser trabalhados. A vantagem das landing pages é acelerar esse processo.

Munidos de informações como e-mail, é possível alimentar aquele possível cliente com conteúdos que irão acelerar o processo de venda. 

2. Utilize o Lead Scoring

O lead scoring é um processo de inbound marketing que consiste em atribuir pontos aos leads. Este processo é feito a partir de critérios individuais para cada empresa.

Em geral, a pontuação para cada lead é feita de acordo com o encaixe de acordo com a persona e o engajamento com a marca. Desse modo, é possível definir mais precisamente onde o lead se encontra.

Ao atribuir a nota ao seu lead, você irá notificar ao seu comercial aqueles que são adequados ou não para abordar para uma proposta de venda.  

3. Aposte no marketing de conteúdo

As estratégias de marketing de conteúdo, amplamente utilizadas na atualidade, também são úteis na qualificação de leads. Depois de definir a sua persona, é o momento de atraí-la para o seu website.

O marketing de conteúdo é econômico, pois apresenta um bom retorno sobre o investimento e faz uma excelente propaganda de sua empresa de acordo com cada perfil de cliente.

4. Invista nos leads ainda não qualificados

Apesar de parecer uma dica contraproducente, continuar nutrindo os leads que ainda não foram qualificados é essencial. Afinal, o lead ainda é um potencial cliente, mesmo que ainda não esteja pronto para fazer a compra.

Existem diversos motivos para continuar investindo nos leads não qualificados, uma vez que a função da nutrição do lead é mudar seu status, tornando-o qualificado por meio de conteúdos relevantes que toquem em suas dores. Além disso, investir nos leads que já existem é menos oneroso do que criar novos.

5. Conte com uma agência especializada

Por último, mas não menos importante, contar com os serviços especializados de quem entende do assunto pode ajudar você a qualificar os leads eficientemente.

Portanto, uma empresa que já trabalha com marketing digital e estratégias de inbound marketing pode ser a melhor opção para que você se diferencie da concorrência e atraia os leads corretos para seu negócio.

Por que contar com a Atratis Digital?

Conte com a Atratis Digital como a escolha certa para qualificar os leads do seu negócio de forma assertiva.

Somos uma agência que atua na área de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no mercado, oferecendo serviços de Inbound Marketing, desenvolvimento de sites, links patrocinados, entre outros.

A Atratis Digital é especializada no assunto e entende de marketing de conteúdo para atrair o seu público-alvo, além de ajudar a identificar oportunidades de melhoria, estratégias e cuidar da área de marketing e de vendas para você.

A qualificação de leads é um assunto importante para quem deseja se posicionar bem junto aos clientes e investir visando bons resultados.

Você gostou de saber mais sobre a qualificação de leads? Entre em contato com a Atratis Digital para saber mais sobre o que podemos fazer por você nesse sentido.

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