_3 dicas para sua empresa gerar mais leads com marketing digital

9 de fevereiro de 2022

Muitos empreendedores têm se questionado sobre como atrair mais leads, especialmente após a LGPD ter entrado em vigor, em 2020. Isso porque essa nova lei tem desafiado as estratégias de Marketing Digital, pois ela traz uma série de regulamentações sobre as formas como as empresas captam dados dos usuários.

Nesse sentido, preparamos este post para que você entenda como a LGPD tem impactado as ações de Marketing Digital e quais as melhores práticas para atrair mais leads diante desse contexto. Continue a leitura do artigo e saiba mais!

O que é lead?

De forma simplificada, lead é qualquer usuário que, em troca de algum tipo de material digital, fornece suas informações pessoais, como nome, telefone e e-mail. Esse material pode ser algum conteúdo de valor dos canais de comunicação de uma empresa, como uma avaliação, pedidos sobre um produto ou serviço ou até mesmo uma ferramenta.

Em outras palavras, um lead é um consumidor em potencial, já que demonstrou interesse o suficiente sobre uma determinada marca a ponto de fornecer seus dados em troca de mais informações sobre seu serviço ou produto — por meio de newsletters, promoções e outros formatos de comunicação.

Qual a importância de investir na atração de leads?

O conceito de Marketing Digital não é mais uma novidade — embora tenha sido na última década que se consolidou entre diferentes nichos do mercado, especialmente devido ao ritmo acelerado na evolução da transformação digital.

Para que você tenha uma ideia, os marketplaces tiveram um crescimento de 51% apenas em 2020. Isso significa que, nitidamente, o comportamento de consumo está mudando e grande parte dos consumidores está migrando do ambiente físico para o virtual.

Diante dessa realidade, saber como atrair mais leads nunca foi tão importante como no atual momento em que vivemos. Não é por coincidência que houve uma “explosão” nas coletas de informações pessoais dos usuários para a criação de personas adequadas às estratégias de Marketing Digital. E é justamente por essa razão que a LGPD foi sancionada.

Como alinhar sua estratégia de geração de leads à LGPD?

Como mencionamos acima, a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD) é uma novidade na legislação, cujo principal objetivo é regulamentar a obtenção de informações de leads. Nessa perspectiva, uma empresa não pode mais obter os dados dos usuários sem que eles sejam devidamente comunicados a respeito da forma como essas informações serão usadas e autorizem a coleta.

Existem dez bases legais previstas na LGPD, mas, para os profissionais de marketing, há uma em específico que tem gerado preocupação, devido às questões legais relativas ao consentimento dos usuários: os tradicionais formulários ou Landing Pages.

Essas ferramentas estão entre as mais utilizadas para a obtenção da permissão de coleta de dados, graças a um recurso inserido como um campo de opt-in. Desde que a LGPD entrou em vigor, para que a inserção desse campo seja válida, entre outros requisitos, é preciso que o usuário tenha a liberdade de preenchê-lo ou não.

Na prática, isso significa que as pessoas podem consumir informação na internet por meio de conteúdos produzidos em estratégias de Inbound Marketing sem a obrigatoriedade de fornecerem seus dados. Ou seja, apenas uma parte dos leads consentirão o envio de e-mails, o que pode provocar uma redução no número de leads válidos para comunicação.

Dado o contexto, você deve estar se perguntando como atrair mais leads diante dessa nova realidade, não é mesmo? Pois bem, no próximo tópico abordaremos algumas boas práticas que podem ser aderidas em suas estratégias de Marketing Digital. Acompanhe!

Como atrair mais leads?

Agora que você já sabe o que são leads, qual a sua importância e como a LGPD tem impactado as ações de marketing nesse sentido, mostraremos dicas indispensáveis sobre como atrair mais leads para sua empresa. Veja a seguir!

1. Conheça e considere a base legal do legítimo interesse

O legítimo interesse é uma base legal mais flexível LGPD, na qual é determinado que a empresa tenha a permissão de utilizar os dados pessoais dos leads sem que seja necessário o consentimento. No entanto, é preciso entender em quais casos essa base pode realmente ser aplicada.

A recomendação é estudar afundo a LGPD e comprovar documentalmente que o negócio cumpre os requisitos previstos para os casos de uso dos dados sem obtenção de consentimento. Estar em conformidade com a legislação evita que a empresa comprometa a sua imagem diante da sociedade e tenha dores de cabeça no futuro.

2. Invista em testes A/B

Para otimizar as taxas de conversão de leads, principalmente quando precisar solicitar consentimento dos usuários, invista nos testes A/B. A LGPD é muito permissiva, contanto que os requisitos sejam respeitados.

Sendo assim, vale apostar na criatividade, testar diferentes estratégias e formatos de Landing Page ou formulários de preenchimento. A ideia é compreender qual a melhor maneira de se comunicar com seu público quando se trata de consentimento.

3. Produza conteúdo de qualidade

Um dos mais tradicionais e eficientes fundamentos do Inbound Marketing é a produção de conteúdo relevante para o público-alvo, especialmente quando se trata de atrair mais leads. Mesmo com as mudanças no cenário virtual, ações de produção de conteúdo sempre serão a melhor maneira de uma marca se destacar diante da concorrência, posicionando-se como uma autoridade no assunto.

Seja apresentando benefícios de um determinado produto ou serviço, seja tirando dúvidas relacionadas ao segmento, o fato é que conquistar o interesse dos usuários ainda é a melhor maneira de cativar obter o seu consentimento para o uso de dados.

4. Ofereça uma proposta de valor exclusiva

Entregar uma proposta de valor que realmente seja atrativa ao público é uma das estratégias mais utilizadas para atrair leads — por exemplo, ebooks, infográficos e webinars repletos de informações ricas. Sem dúvida, essa ação ajudará a converter mais leads em clientes nas diferentes etapas da jornada de compra do consumidor.

Como você pôde conferir neste conteúdo sobre como atrair mais leads, a LGPD trouxe mudanças importantes para o universo de Marketing Digital. Com isso, é importante aprofundar seus conhecimentos na área e apostar na criatividade e na produção de conteúdos de qualidade para o público.

Este conteúdo foi útil para que suas estratégias de Marketing Digital sejam desenvolvidas em conformidade com a LGPD? Então o que acha de compartilhar essas dicas nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a elas?

Assista:

_Webinar [ Inbound marketing: do relacionamento à venda ]

WEBINAR

_Como podemos ajudar você?

Temos uma equipe experiente que irá ajudar a transformar os resultados da sua empresa.

Nossos telefones

Comercial: (85) 9.8127-6087

Financeiro: (85) 9.9422-3595

Suporte: (85) 9.8131-3395

Fixo: (85) 3122.4408